quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Resposta antes do pedido

"E será que, antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei." Isaías 65:24

Chamou-me muito a atenção a meditação que li hoje de manhã, em que o pastor J. M. Barbosa Silva conta a história de uma médica missionária que precisava atender um bebê prematuro órfão sem incubadora e que viu desolada que a última bolsa de água quente estava rompida, impedindo que o bebê fosse aquecido.
Numa reunião de oração com algumas crianças órfãs, uma menina de dez anos pediu a Deus a bolsa de água e ainda uma boneca para a irmãzinha do bebê de dois anos, que chorava sem parar sentindo falta da mãe.
Como estavam na África, a missionária até pensou se devia ou não dizer Amém no final da oração, mas no dia seguinte pela manhã chegou um carro e deixou uma encomenda na casa dela. A caixa continha muitas roupinhas coloridas e também a bolsa de água quente e uma boneca. A encomenda havia sido mandada há cinco meses pela antiga professora da escola bíblica da médica, que recolhera doações.
Ao ler essa história, que foi contada em dois capítulos (para ontem e hoje), lembrei de como fui atendida recebendo um email favorável imediatamente ao chegar em casa após uma reunião de oração em que pedira uma aprovação a um cadastro por uma empresa de seguros e de como minha filha que estava sem me visitar há bastante tempo com as crianças tem vindo passar o sábado na minha casa com os filhos pequenos após orarmos nesse sentido em algumas reuniões de oração do mesmo grupo.
Se você pensar um pouco, achará suas próprias experiências sobre oração.
Sim, Deus nos atende, e não há para ele barreiras quanto à natureza dos pedidos, quanto ao tempo ou à distância.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Uns confiam em carros


"Uns confiam em carros e outros em cavalos mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus." (Sal. 20:7)

Na Antiguidade, era importante o uso na guerra de carros puxados por cavalos e a Bíblia faz menção de batalhas em que os reis guerreavam em carros assim.
Entretanto muitas vezes o povo de Deus não era aquele mais aparelhado para a guerra, seja pelo equipamento, seja pela número de soldados, mas vencia mesmo assim, porque Deus dava a vitória de alguma forma.
Hoje ainda carros e cavalos são importantes para uso em esportes ou para trabalho e transporte e muitos empregam valores altos na obtenção desses e de outros bens. 
O versículo mencionado nos diz, entretanto, que não devemos confiar no que temos, porque não são nossos bens que nos dão a vitória. Nossa confiança deve  firmar-se no Senhor,  pois temos êxito quando Ele nos abençoa.
Além disso,  vitórias que bens materiais podem proporcionar não são as maiores. Estas estão no aperfeiçoamento de nosso caráter à semelhança do caráter de Cristo, de forma a obter vida mais abundante que nosso Deus oferece.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Amigos para todo tempo





"Em todo tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão." (Provérbios 17:17)

Publicou-se outro dia um comentário irônico sobre uma rede social, mencionando que  os amigos nessa rede não se cumprimentam na rua, isto é, são apenas amigos virtuais.
Não é isso o que a Bíblia diz sobre ser amigo. O amigo é para todas as horas, para as de alegria e para as de angústia. E amigo é aquele que ouve o outro, que se congratula com ele pelos sucessos e que o aconselha quando precisa ou compreende seus momentos de tristeza. O amigo é para a internet, para a escola, a igreja, a rua...
Um abraço para todos os amigos que leem este texto!

domingo, 18 de setembro de 2011

Sem portas


"Cheguemos, pois com confiança, ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em momento oportuno." Hebreus 4:16

Quando a rainha Ester precisou ser atendida pelo rei Assuero (incrivelmente era o marido dela), teve de contar com a  benevolência do soberano e orar e jejuar para não ser morta, porque não era costume ir à presença do rei sem que ele chamasse.
Entretanto a Bíblia nos diz que podemos chegar com confiança ao trono de Deus e acharemos misericódia e graça, para sermos ajudados. Isso significa que podemos pedir favores a qualquer tempo, entrar na sala do trono do Rei dos reis e falar com Ele, sem marcar audiência.
Em Caldas Novas, estância termal em Goiás, existe uma drogaria sem portas. A qualquer hora é possível ser atendido na loja, e adquirir o remédio necessário.
Assim também podemos orar a Deus a qualquer tempo confiando no seu atendimento e Ele contemplará nossa fé.

sábado, 17 de setembro de 2011

Deus está perto de todos

"(... ) para buscarem a Deus se porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de nenhum de nós." Atos 17:27
Essas palavras foram ditas pelo apóstolo Paulo na Grécia antiga aos atenienses. Eles adoravam vários deuses e havia um altar com a inscrição "Ao deus desconhecido." Paulo falou aos habitantes da cidade de Atenas, mostrando que esse Deus que eles não conheciam é o Criador dos céus e da terra e de todos os homens e está perto, a nosso alcance. É só procurá-lo e falar com Ele, pois nos deu a oportunidade de tudo lhe pedir e confessar através da oração.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Antes da fábula

"Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio." Provérbios 6:6
Antes da fábula de La Fontaine, sobre a cigarra e a formiga, o escritor bíblico já observava este inseto e o mostrava como exemplo.
A ocupação com o trabalho foi prevista por Deus. Não é bom para nós viver sem  uma rotina  com que nos ocuparmos, seja de trabalho físico, seja de exercício intelectual. A meu ver, é bom aliar os dois, porque mente e corpo precisam trabalhar.
Mesmo após a aposentadoria, como é meu caso agora, é preciso  manter compromisso com algumas atividades, porque é necessária uma rotina, para guiar nossa vida.
Logo após a criação, já havia trabalho para o homem no Éden, e no céu a Bíblia nos diz que os filhos de Deus edificarão casas e plantarão vinhas. Essa é uma das coisas que deixará o céu atraente, e não monótono, como acreditam alguns.
O trabalho é estimulante, e, além de prover nosso sustento atual e para o futuro, deve ser agradável para nós e nos auxiliar a resistir às dificuldades, além de nos dar o sentimento do dever cumprido no final de cada jornada.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Um rosto alegre

"O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate." Provérbios 15:13

É bom que pensemos em coisas agradáveis, em promessas que nos animam, nas recordações de momentos felizes, na confiança no cuidado de Deus. Isso ilumina  nosso coração e reflete alegria em  nosso semblante.
Uma meditação sobre a Palavra de Deus revelada pela manhã nos prepara para um belo dia e uma leitura de versos bíblicos à noite nos tranquiliza para uma boa noite de repouso.
Preencher algum tempo diariamente com mensagens especiais anima nosso coração e se reflete numa expressão de ânimo e tranquilidade.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Resposta adequada

"O homem se alegra em responder bem e quão boa é a palavra dita a seu tempo." Provérbios  15:23

Quando levo as provas para entregar aos alunos depois de corrigidas, escuto manifestações de alegria quando as notas são boas. Todos nos alegramos quando respondemos bem.
Algumas vezes até planejamos respostas ou contamos aos outros como respondemos a tal e tal observação de alguém, como foi uma conversa ...
Há sites que vivem de respostas, e, navegando neles, nos divertimos respondendo ou recebendo respostas.
A Bíblia nos fala que é boa a palavra dita a seu tempo. Responder bem és responder a seu tempo. Dá para perceber que há tempo em que é melhor não responder. Existe tempo de não responder. Nas provas alguns alunos respondem qualquer coisa julgando que não vai ser lida pelo professor ao corrigir. Muitas vezes o professor prefere que não encontrar nenhuma resposta a encontrar respostas totalmente inadequadas...
Há também respostas que podem ser adequadas aos olhos dos homens mas não adequadas aos olhos de Deus, porque não dizem o que Jesus diria em nosso lugar.
E às vezes a melhor resposta, a mais adequada, é o silêncio, para não ferir, não ofender, e não faltar com o amor.  O silêncio muitas vezes é mais difícil que uma resposta, mas é a resposta mais cristã em certas ocasiões.
Em música, existem os sons e existe a pausa. A pausa diz muito numa música. Se executarmos algum som na pausa, seremos repreendidos pelo maestro.
Vamos perceber onde devem existir pausas em lugar de palavras.


terça-feira, 13 de setembro de 2011

Sem vestibular

"Quem vier a Mim Eu jamais rejeitarei." João 6:37

Quando eu tinha 10 anos de idade, prestei um exame de admissão ao ginásio, atual 6º ano. Fiz uma prova oral de Matemática, em que tive de resolver um problema de regra de três para duas professoras que me observavam. Felizmente isso não ocorre mais, mas ainda temos o vestibular, os concursos, os estágios, as avaliações de competência no serviço, as provas nos esportes.
Tudo isso relembrei ao ler o texto de hoje em "Momentos de Graça", do pastor José Maria B. Silva.
Cristo não nos rejeita, somos aceitos sem qualquer exame.
Ele nos convida. Basta desejar seguir o Caminho, e seremos admitidos no Reino da Graça e, um dia, Ele mesmo nos levará ao Reino da Glória.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Palavras duras e palavras muito doces

"Quem fere por amor mostra lealdade, mas o inimigo multiplica beijos." Provérbios 27:6

Conhecemos a expressão "jogar beijinhos para a plateia", que aponta para uma pessoa procurando ser agradável mas sem sinceridade.
O versículo aplica-se a quem diz as palavras, porque os pais, avós, professores, diretores, chefes ... devem ser sinceros no elogio e na correção.
É melhor corrigir no momento do erro do que ver o resultado desse erro se prolongar por muitos anos.
Aplica-se também o verso a quem recebe essas palavras. Ouvimos muitas vezes os adolescentes e até adultos dizerem: "Não comece", "Não encha a paciência" . Nós já devemos ter dito ou pensado nessas palavras embora sem pronunciá-las, ao ouvir alguma reprimenda em casa ou no serviço.
E que falar das reprimendas de Deus? Sabemos que algumas consequências nos advêm de nossos erros, e temos de reconhecê-las para endireitar nossos caminhos.
Tudo isso, e mais o que você vê pessoalmente, nesta pequena leitura bíblica, que encontrei na meditação para hoje.

domingo, 11 de setembro de 2011

Paz acima de nosso entendimento




"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus." Filipenses 4:7

O que Deus nos oferece está além de nossa compreensão, e pode parecer loucura aos nossos olhos. Assim a paz.
Diz um hino religioso: "Há perdão, poder e paz e graça e luz e amor gentil, no manancial que Cristo traz. A Deus rendei louvor e graças mil." Na fonte que o Deus da graça nos oferece, há perdão para nós e também para os que nos ofenderam, há poder, que Ele nos dá quando Lhe pedimos,  para vivermos no Seu Caminho, e então paz.
Num mundo onde há atentados, violência nas ruas, nas casas, até mesmo nas escolas, essa paz está além do que vemos e entendemos, mas, pelo poder do Deus da graça e da luz, podemos vivê-la.

sábado, 10 de setembro de 2011

Comprar sem dinheiro

 "Ah! Todos vós os que tendes sede, vinde às águas; e vós os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei ; sim, vinde e comprai sem dinheiro e sem preço, vinho e leite." Isaías 55:1

Este versículo e os seguintes compõem a letra de um hino que estamos ensaiando para tocar no culto de ação de graças pelo aniversário de um coral de uma cidade próxima. 
É interessante ler este versículo numa época em que as ideologias dominantes são as do consumismo, do sucesso financeiro, da realização pessoal, todas ligadas ao dinheiro que se obtém.
Deus nos oferece ainda neste século algo que pode ser obtido sem dinheiro e que nos dá satisfação e nos sacia: esperança, salvação, paz, cura.
Que fazer para atender ao convite? Apenas vir a essas águas. Ler e se apropriar da Palavra de Deus, falar com Ele pela oração, adorá-lo na Sua casa,
colocar Seus caminhos em nossa vida.