quinta-feira, 28 de junho de 2012

O Rei da Glória

"Levantai ó portas as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória." Salmos 24:7 e 9


Aprendi no sermão que ouvi ontem, do pr. Maxwell, que o Salmo 24, onde se encontra este versículo, foi composto pelo rei Davi, após uma vitória, quando marchava de volta para Jerusalém, levando a arca sagrada. 
O Salmo reconhece que a  vitória pertence ao Senhor - "O Senhor, forte e poderoso, o Senhor, poderoso nas batalhas." (v. 8), a quem pertence "a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam." (v. 1)
Quando somos vitoriosos em nossa vida, é bom reconhecer, como o salmista, que as vitórias pertencem ao Senhor, de quem vêm todos os bens, iniciando pela vida.
O Salmo é também uma profecia, apontando para a coroação de Cristo, vitorioso sobre a morte e o pecado, após sua ressurreição, quando subiu ao céu e foi então recebido por um coro de anjos.
Como fez Davi, reconheçamos Cristo como Senhor das vitórias e Rei em nossas vidas.


Saudai o nome de Jesus - hino religioso (HASD 71)


sábado, 23 de junho de 2012

Entre os profetas

Quando os que já o conheciam viram-no profetizando com os profetas, perguntaram uns aos outros: 'O que aconteceu ao filho de Quis? Saul também está entre os profetas? " I Samuel 10:11


Li este versículo na reflexão destinada a ser lida hoje no livro "Jesus - a preciosa graça", de William G. Johnsson.
O texto se refere a dois episódios em que Saul, o primeiro rei de Israel, impelido pelo Espírito Santo esteve entre o grupo de profetas.
Quando o profeta Samuel ungiu Davi, disse-lhe que, como um sinal de Deus, o futuro rei encontraria no caminho de volta para casa um grupo de profetas e a esse grupo se uniria. E assim aconteceu. Diz a Bíblia que "Deus mudou o coração de Saul", o que dá a entender que ele antes disso não estaria em tal grupo.
Mais tarde, quando Saul já reinava e quando Deus já decidira tomar-lhe o reino por sua desobediência e passá-lo à casa de Davi, o episódio se repete. Saul manda soldados a perseguir Davi, que queria assassinar e por duas vezes esses soldados são impedidos de atacar Davi e são postos pelo Espírito a profetizar . Por fim, vai Saul ao encontro de Davi e também o Espírito de Deus se apodera dele. Saul estava novamente entre os profetas mas não por vontade própria.
Diz a Bíblia que estas palavras - "Está também Saul entre os profetas?" - se tornaram um ditado em Israel, símbolo de um acontecimento pouco provável.
O rei ungido por Deus não era tido pelo povo como um líder espiritual.
Que a nossas ações como cristãos não se aplique esse ditado. Isto é, que sejamos cristãos de tempo integral.



sábado, 16 de junho de 2012

Esperança

"Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dEle vem a minha esperança." Salmo 62:5

Encontrei num livro de reflexões para o ano de 1979,  que tomei emprestado da biblioteca da igreja este texto, que é ainda atual:
"Esperança é o artigo mais caro na vida e no coração das pessoas em nossos dias. Ela se encontra em falta tanto nos povos subdesenvolvidos como nos ditos de primeiro mundo; tanto na humilde choupana do pobre, como no  sofisticado palácio do rico. Ela falta no coração do iletrado, como no iluminado cérebro do mais culto. Quanta falta faz a esperança! (...)
Deus em Sua Palavra apresenta-nos um horizonte cheio de esperança para todos os que nEle confiam e O buscam.
Nosso horizonte humano é de muito pouco alcance. só enxergamos o que está perto. Deus tem um horizonte muito mais amplo. (...) Podemos esperar confiantemente em Deus, pois paraEle não há situações impossíveis."

Apreciei, dentro deste texto, o parágrafo em que a autora observa que Deus tem um horizonte muito mais amplo que o nosso e por isso, para Ele, não há situações impossíveis de resolver. Vamos esperar em nosso Deus.

Fonte: MORÓZ, Ofélia Wichert. Inspiração Juvenil - Saudades do Lar. CPB, Tatuí, São Paulo, 1979.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Comunhão e louvor

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. (...) louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo." Atos 2:42 e 47
"Comunhão e louvor" é o título da música que foi tema do festival de música sacra no último fim de semana aqui em nossa igreja.
O tema lembra a igreja cristã no seu início, logo após a ascensão de Cristo. Os cristãos estudam atentamente a doutrina cristã, atendiam aos necessitados, oravam perseverantemente e louvavam a Deus. 
São ações importantes ainda hoje o estudo da Palavra de Deus, a oração - que muito pode em seus efeitos - e o louvor a Deus. Muito temos a agradecer ao Senhor por sua graça e bondade em nossa vida. Coloquemos o canto em agradecimento nos lábios diariamente. 
No vídeo, a música cantada durante o evento de música sacra.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Correm e não se cansam

"Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam." Isaías 40:31
O blog da classe de adolescentes da minha igreja é denominado Geração I 4031, referindo-se a esse versículo de Isaías, com promessas para os que esperam no Senhor.
Quando estamos na fase de aquecimento das minhas aulas de ginástica, a professora nos manda andar e correr em volta de uma pista de atletismo e mal consigo dar uma meia volta numa corrida bem curta. Logo canso.
Nossos caminhos aqui nos fatigam física e emocionalmente, mas Deus nos promete renovar as forças. 
Assim é que toda a manhã podemos estar com Ele em oração e pedir novas forças. E seremos atendidos com mais força para a corrida. Assim, com oração e fé em Deus, estaremos prontos cada dia para continuar nosso caminho confiantemente.