domingo, 25 de maio de 2014

A Bíblia num baú



" (...) e leu diante deles todas as palavras do Livro da Aliança que fora encontrado na Casa do Senhor." (II Reis 23:2)
Você já teve dificuldade para achar a Bíblia na sua casa?
Aqui em casa, tenho muitos exemplares da Bíblia e sempre um deles se encontra à vista. Se estiver perto do computador, posso ainda usar a Bíblia online e achar os versículos de que preciso.
Mas, na época do rei Josias, cuja história foi lembrada ontem na minha igreja, a Bíblia não era achada. Contando a história, a professora do Departamento Infantil, mostrou um baú, numa ilustração, mostrando que a Bíblia não deve ser deixada num baú.
Durante muito tempo, não se lia a Bíblia em Israel e e o resultado não era nada bom, pois havia muita impiedade na terra e Josias fez o possível para purificar o templo e o país.

O lugar da Bíblia deve ser sempre próxima a nós e a nossos olhos, para que leiamos os conselhos sábios e observemos os exemplos que ela nos mostra.
Não deixemos nossa Bíblia guardada num baú ou escondida, como na época de Josias, vamos lê-la, aprendê-la e alimentar nossas mentes com seus ensinos.

sábado, 17 de maio de 2014

Vestidos de lã

"No tocante à sua casa, não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate." Provérbios 31:21

Já morei em Porto Alegre, no sul do país, e atualmente só tenho visitado aquela cidade no verão, quando a temperatura chega bem acima de 30 graus. 
Mas, quando morava lá, passei por invernos bastante rigorosos, quando experimentamos temperaturas próximas a 0 graus. 
Quando era criança, meu pai, que era alfaiate, confeccionava para as filhas belos sobretudos, ou casacões, que são casacos que devem ser usados sobre toda a vestimenta, para aquecer durante o frio intenso.
Sei o valor de um agasalho e, talvez por isso, recomende tanto a meu neto e a meu marido sobre os agasalhos que vão levar quando saírem.
O versículo de Provérbios 31 mencionado está na seção em que o sábio autor elogia a mulher virtuosa. Uma das virtudes das mulheres virtuosas é então a previdência, não só quanto às vestes, mas em todos os aspectos, como educação, orientações quanto à segurança, previsão de horários para as atividades e tantos outros aspectos.
Os filhos chegam a uma determinada idade em que não mais apreciam ouvir estes conselhos, mas depois amadurecem mais e voltam a dar valor a eles, repetindo-os para suas próprias crianças.
Faz parte do papel dos pais - não só da mãe -  ser previdentes e orientar seus filhos e, principalmente, passar-lhes os preciosos conselhos da Palavra de Deus., conselhos que podem abrigar das tempestades da vida.


sexta-feira, 9 de maio de 2014

Dia das Mães

Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Efésios 6:2

A Bíblia registra em Êxodo, no Antigo Testamento, os dez mandamentos da lei moral que Deus nos deu.
Este mandamento - Honra a teu pai e a tua mãe -  é lembrado aqui no Novo Testamento, na carta do Apóstolo Paulo à igreja da cidade de Éfeso, carta que chega até nós.
O apóstolo se refere a promessas por honrar os pais. Domingo é Dia das Mães e enfatizo as promessas por honrar as mães. Conforme a Bíblia, terá vida longa aquele que honrar sua mãe. Mas lembrem  das mães não por almejar as promessas - ou por desejar evitar as maldições para os que porventura não obedecerem. Louvem as mães porque elas nos amaram e nos amam muito e porque nós as amamos também.
Mandem hoje muitas mensagens para as mães, visitem  as mães que moram na mesma cidade ou próximo de vocês, mandem flores, homenageiem, escrevam poesias, falem com elas. 
Todo o mundo se une nesta data num desejo - saudar as mães. 
Vamos aplaudi-las e agradecer a Deus que nos deu alguém para nos proteger, criar, educar, ensinar e amar. 
Vamos agradecer também a Deus que nos deu a oportunidade de termos nossos próprios filhos e netos e continuar  a propagar o amor que aprendemos um dia com nossas mães.