sexta-feira, 27 de junho de 2014

Deus é contigo


"Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, Teu Deus, é contigo por onde quer que andares." Josué 1:9

Essas palavras foram ditas para um homem já de bastante idade, Josué. Era um dos dois únicos viajantes vivos dos que saíram do Egito para chegar a Canaã, e a viagem levara quarenta anos. 
Quando jovem, Josué foi um dos dois espias que animaram o povo a entrar em Canaã, mas os outros oito espias deram um relatório muito assustador e por isso os israelitas viajaram pelo deserto por quarenta anos, até que estivesse preparado para conquistar a terra. 
O grande líder Moisés, que tirara o povo de Israel do Egito, havia morrido há pouco tempo, e Josué foi escolhido por Deus justamente para a mesma empreitada em que ele acreditara há quarenta anos atrás. Embora não tivesse a mesma juventude e animação do passado, Josué estava pronto para a missão e foi encorajado: "Sê forte e corajoso ... porque o Senhor, Teu Deus, é contigo por onde quer que andares."
Leia estas palavras para você e traga-as para sua vida. Não tema, porque Deus é contigo! Se você estiver com Deus, Ele o animará e guiará em todas as suas lutas.

sábado, 21 de junho de 2014

Às águas tranquilas



"Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas." Salmos 23:2

O Senhor Deus é nosso bom Pastor, que nos conduz nos caminhos da vida. 
Nem sempre deixamos de ter problemas, mas, mesmo enquanto existem problemas e provações, Deus não permite que fiquemos sem amparo e sem paz.
O Senhor provê aquilo de que necessitamos e faz com que tenhamos paz mesmo em meio às aflições da vida.
Podemos confiar no seguro cajado do Pastor. Enquanto seguirmos Sua direção, estaremos em paz.
Fiquemos sob a direção de nosso Deus.



sábado, 14 de junho de 2014

A casa do justo

" (... ) mas a habitação dos justos abençoará." Provérbios 3:33

A primeira parte do versículo diz que a maldição do Senhor habita na casa do ímpio. Por certo, onde há contenda, inveja, maldade, há uma maldição. As pessoas não são felizes onde não se seguem os caminhos de Deus, os caminhos de paz.
A casa dos justos é abençoada,  porque ali a Palavra do Senhor é reverenciada e a família do justo anda nos caminhos retos indicados por Deus.
Nosso Pai celestial quer a nossa felicidade, por isso nos dá conselhos sábios na Bíblia. Andemos nesses caminhos. Que o Senhor abençoe nossos lares! 

domingo, 8 de junho de 2014

Amor de enamorados



"Eis que és formosa, ó meu amor, eis que és formosa ..." Cânticos 1:20

Nesta semana, vamos comemorar o Dia dos Namorados. A Bíblia também fala sobre o amor entre o homem e a mulher. São lindos e inspirados os versículos de Cantares de Salomão.
O enamorado não cessa de elogiar sua amada, recorrendo a comparações com a natureza que o cerca, numa cultura agrícola:
"Eis que és formosa, meu amor, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas; entre as tuas tranças o teu cabelo é como o rebanho de cabras que pastam no monte de Gileade." Cânticos 4:1

"Tu és toda formosa, meu amor, e em ti não há mancha." Cânticos 4:7
Aqui, o versículo, além da formosura do corpo da amada, lembra a pureza de seus caminhos.

"Formosa és como Tirza, aprazível como Jerusalém, terrível como um exército com bandeiras." Cânticos 6:4
A amada lembra uma cidade linda e desejável para ser visitada, lugar que seria residência dos reis,no norte do país, e também uma cidade acolhedora e um lugar prazeroso, como a capital do país natal, que simboliza a própria terra natal. O versículo termina com um tempero mais forte, ou uma ponta de ironia, ao comparar a amada com "um exército com bandeiras". Toda a determinação, persistência e arrojo da mulher estão aí contidos.

"A figueira já deu os seus figos verdes, e as vides em flor exalam o seu aroma; levanta-te, meu amor, formosa minha e vem." Cânticos 2:13
Este verso lembra que a natureza segue o tempo determinado para que as árvores deem seus frutos. No tempo certo, o enamorado chama a amada para juntar-se a ele. O verso enfatiza o momento certo para o amor sensual, o casamento e a formação do lar.

A Bíblia fala, sim, do amor entre o homem e a mulher, da sensualidade, da beleza, da pureza, do tempo certo.




quarta-feira, 4 de junho de 2014

Fica conosco

"Mas eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque é tarde, e o dia já declina. E entrou para ficar com eles." Lucas 24:28

Quando eu participava de um grupo de oração, após a oração final nas reuniões do grupo, cantávamos uma música cuja letra mencionava:" (...) como os discípulos diziam no caminho de Emaús, fica conosco nosso amado e bom Jesus."
Essa música se reporta à história narrada no capítulo 24 do evangelho de Lucas: dois discípulos, após o fim de semana em que Jesus fora morto e ressuscitara, iam comentando sobre os acontecimentos no caminho para uma aldeia chamada Emaús, próxima de Jerusalém, quando deles se aproximou um estranho, com o qual também comentaram o acontecido.
Esse estranho, ouvindo-os falar da notícia da ressurreição, da qual não tinham ainda perfeita convicção, discorreu sobre o que estava profetizado na Bíblia a respeito de Jesus.
Chegando a casa aonde se dirigiam, insistiram com o estranho para que entrasse e ficasse com eles, pois era noite. No momento em que esse convidado partiu o pão, abençoou-o e o deu a eles, viram que era Jesus, e ele desapareceu imediatamente de sua presença.
Foi o fato de pedirem: "Fica conosco" que fez com que vissem realmente a Jesus já ressuscitado. 
Não cansemos de pedir a presença de Cristo conosco, e então Ele fará milagres  em nosso viver diário!

domingo, 1 de junho de 2014

Às águas tranquilas



"Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas." Salmos 23:2

O Senhor Deus é nosso bom Pastor, que nos conduz nos caminhos da vida. 
Nem sempre deixamos de ter problemas, mas, mesmo enquanto existem problemas e provações, Deus não permite que fiquemos sem amparo e sem paz.
O Senhor provê aquilo de que necessitamos e faz com que tenhamos paz mesmo em meio às aflições da vida.
Podemos confiar no seguro cajado do Pastor. Enquanto seguirmos Sua direção, estaremos em paz.
Fiquemos sob a direção de nosso Deus.