sábado, 30 de agosto de 2014

Como irmão caríssimo

"Não como escravo; antes, muito acima de escravo, como irmão caríssimo, especialmente de mim e, com maior razão, de ti, quer na carne, quer no Senhor." Filemon 16

O apóstolo Paulo escreveu uma carta a seu amigo Filemom, pedindo-lhe que recebesse de volta, e como a um irmão, a Onésimo, antigo escravo que havia fugido da casa de Filemom.
À época era praticada a escravatura - alguns se achavam no direito de escravizar seus semelhantes. Paulo não prega abertamente contra a escravatura, mas pede que Onésimo seja recebido como irmão querido. Subentende-se que Paulo pede que não seja aplicado castigo ao escravo fugitivo mas que lhe seja concedido perdão e que passe a ser considerado como irmão em Cristo.
Ao observarmos a forma como os homens muitas vezes depreciam seu semelhante, é bom lembrar que Cristo ensinou que devemos tratar todas as pessoas como iguais, sendo todas criaturas de Deus.
Todas são chamadas por Cristo para a salvação. No evangelho, todos são irmãos.

sábado, 23 de agosto de 2014

Não se preocupem

"Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém pode entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus." Filipenses 4:6,7

É difícil não se preocupar. Temos dificuldades de toda a ordem em nossa vida. Mas o versículo de Filipenses nos mostra como resolver nossas ansiedades. 
Em lugar de nos preocuparmos, vamos pedir a Deus que tome conta de nossa vida e que nos dê aquilo de que precisamos e vamos ser agradecidos a Deus. 
Sempre temos algo por que agradecer e mesmo antecipadamente podemos agradecer a Deus pelo Seu cuidado por nós. 
Ninguém pode entender a paz que podemos ter no coração mesmo em meio às aflições se confiarmos nossas aflições a Deus. Temos um único e fiel intercessor: Cristo Jesus. Ele conhece todas as nossas aflições e pode interceder por nós e ao mesmo tempo conceder-nos a Sua Paz.


quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Portas adentro

"Oh! Quando virás ter comigo? Portas a dentro, em minha casa, terei coração sincero." Salmos 101:2

Em Apocalipse, o apóstolo João expressa as palavras de Jesus: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo." Apocalipse 3:20
A porta é nossa consciência, muitas vezes denominada "coração" na Bíblia. Só nós podemos abrir um espaço em nossa consciência para os princípios de Jesus, da justiça, misericórdia, amor.
Se abrirmos a porta, se decidirmos colocar o exemplo de Jesus em nossa vida, o próprio Jesus entrará e habitará em nós. Receberemos o Rei eterno,  o Rei ceará conosco. Poderemos falar a Ele de nossas angústias e Ele nos ouvirá e responderá prontamente.
Que honra e que privilégio será maior para um cidadão do Reino de Deus?

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O Pai Celestial

"Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?" Mateus 6:26
Neste fim de semana, na minha igreja, os pais foram homenageados em razão de seu dia comemorativo. Vários pais foram chamados à frente para resumir em uma palavra o que é ser pai. Citaram palavras como "responsabilidade", "companheirismo", "carinho". O último pai a falar lembrou de nosso Pai Celestial, que mostra seu cuidado e amor infinito por todos nós.
É bom que nos tornemos como as aves do céu, como os seres da natureza que não se preocupam, que não acumulam ansiedades, que desfrutam tranquilamente do descanso e do alimento que recebem.
Os seres humanos podem também descansar neste amor, que envolve a todos no mesmo abraço.
Os pais humanos deixam de preocupar-se com o dia de amanhã, no fim de um dia em que cumpriram penosamente com sua parte, quando sabem que nos braços do Senhor todos estão confortados, em paz, sem ansiedade.
Nosso Pai Celestial é o Mestre que multiplicou o pouco e dividiu para multidões. É Aquele que sabe nosso passado, nosso presente e nosso futuro.
É o Criador. 
Ele pode criar paz, alegria e segurança na vida de todas as famílias. 

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

O prêmio da aprovação



"Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometer aos que O amam." Tiago 1:12

Encontrei ontem a bisavó de um pequeno menino de três anos e ela estava sorridente ao telefone, falando com a filha. 
Eu estivera acompanhando pela internet as notícias sobre o menininho. Naquela manhã fora submetido a um transplante de fígado, sendo doador o próprio pai dele. Durante praticamente os três anos de sua vida, a família esteve esperando por esse momento, para que a vida de Joãozinho - podemos chamá-lo assim - e a da família se normalize. A igreja também tem orado por ele incessantemente.
A cirurgia transcorreu muito bem, conforme compartilhou comigo aquela bisavó, e depois a avó, com quem falei rapidamente ao telefone, e agora a criança se recupera numa UTI em outro estado, na companhia da mãe. O pai doador também se encontra bem. Enfim, a vitória a para essa provação se aproxima.
Estou escrevendo hoje para muitas pessoas que também passam por provações, na saúde, nas finanças, nas relações familiares ou afetivas, no emprego ou na vida profissional.
O versículo acima diz que, se você perseverar na provação, você será feliz. Fique perto de Deus, ore, receba em sua vida as Suas promessas. Você será feliz após a aprovação. E o prêmio pela perseverança nas aflições não é apenas um troféu, mas a coroa da vida.