terça-feira, 18 de novembro de 2014

Do Senhor é a terra e o mar




Louvem-no os céus e a terra, os mares e tudo quanto neles se move. Salmos 69:34

Meu neto teve ocasião de passar dias maravilhosos com alguns colegas de turma junto a este local belíssimo que mostro na foto - a ilha de Itaparica, na Bahia, costa nordeste do Brasil.
Os monitores organizavam muitas atividades de lazer e eles tiveram dias ocupados e divertidos.
Vejo motivos para louvor na oportunidade de estar com os amigos no fim deste ciclo de estudos - o ensino médio, no fato de ter realizado a viagem com segurança e no fato de ter tido a oportunidade de ver um ponto privilegiado da natureza, testemunho de que temos um Criador amorável, que criou com especial cuidado um lugar para seus filhos habitarem aqui.

domingo, 16 de novembro de 2014

Antes de estar encantada



"Seguramente a serpente morderá antes de estar encantada, e o falador não é melhor." Eclesiastes 10:11

Na minha versão da Bíblia este versículo foi traduzido assim: "Se a cobra morder antes de estar encantada, não há vantagem no encantador." Os dois versículos seguintes se referem às palavras - do tolo e do sábio. O verso acima se refere também às palavras - ao mau uso delas.
Um palestrante encanta a plateia com suas palavras, uma apresentadora cativa um grande público, um professor é maravilhoso ao contar histórias e apresentar o conteúdo de sua disciplina. Entretanto, de nada adiantarão essas palavras se antes de entrarem em cena ignoraram os fãs que pediam autógrafos ou um aperto de mão ou um jovem aluno que queria conversar por alguns segundos.
Sabem onde a serpente costuma morder principalmente? Em nossa casa, antes de sairmos apressados ou quando queremos resolver as atividades rapidamente e estamos estressados. Nossos familiares tenham cuidado com essa serpente doméstica.
Em casa ou no trabalho, o domínio próprio, um componente do fruto do Espírito de que nos fala o apóstolo Paulo, é indispensável para conter a língua dentro de seu cesto com segurança.
Quero que minhas palavras sejam agradáveis e encantadoras em meu trabalho - sou professora - mas também desejo que sejam doces e amáveis pela manhã ao acordar, durante as tarefas domésticas e antes de entrar em sala de aula.
Também desejo a bênção de receber palavras de paz, amizade, alegria e incentivo onde quer que esteja. Que assim seja também com vocês!


domingo, 2 de novembro de 2014

Lei do amor


"...mas amarás o teu próximo como a ti mesmo." Levítico 19:18

Essa é a lei do amor - amar as outras pessoas como amamos a nós mesmos. 
Você pode ter ficado em dúvida sobre a localização desse versículo na Bíblia.
No Antigo Testamento? Mas não foi Jesus quem falou sobre a lei do amor e sobre um novo mandamento?
Jesus estava se referindo ao ensinamento dado por Deus já na época da jornada dos israelitas no deserto.
No mesmo capítulo, é recomendado que, na época da colheita, deveriam deixar uma parte do campo sem colher e não deveriam recolher do solo as espigas ou os bagos que caíssem ao solo, para o pobre e o estrangeiro. "...o canto do teu campo não segarás totalmente, nem as espigas caídas colherás da tua messe." Levítico 19:9 
Compaixão pelo outro, repartir o pão, amor - são princípios que existem desde a Antiguidade, criados por Deus.