sábado, 26 de setembro de 2015

Alegra-te


"Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas." Eclesiastes 11:9

A juventude pode ser comparada à primavera da vida e esta mensagem dedica-se aos jovens, que apreciam  brincadeiras,  reuniões com os amigos, esportes, festejos alegres.
O sábio Salomão, neste versículo, reconhece que cabe, nesta etapa da vida, alegrar-se com atividades próprias da idade, lembrando, porém, de que há uma responsabilidade pelas  ações. 
Vi hoje de manhã um grupo de jovens que se dedica a um projeto chamado Sonhando Alto, através do qual os jovens se dedicam a uma atividade de venda de publicações religiosas com a finalidade de obterem o pagamento para seus estudos num internato, onde poderão diplomar-se em diversos cursos. Esses jovens têm um objetivo elevado em sua vida. Almejam obter uma boa formação para mais tarde  exercerem uma atividade útil à sociedade.
Uma pequena história verídica narrou a experiência de uma menina que trabalhava como doméstica na casa de uma família cristã e foi encaminhada para o Projeto Sonhando Alto em Minas Gerais. Um dia, uma senhora abastada ouviu o som da campainha e era uma moça franzina, tímida, de voz pouco audível, oferecendo livros para pagar a faculdade. Essa senhora marcou um horário para levar a moça a várias visitas a suas amigas e todas elas compraram coleções, possibilitando à jovem, originária de uma família muito pobre,  iniciar o curso na universidade. Ela tornou-se uma enfermeira e hoje exerce sua profissão num hospital.
Tendo boas escolhas na juventude, um dia os jovens serão adultos felizes e equilibrados. Além disso, quando chegar para eles o dia do julgamento divino, apresentar-se-ão bem perante o Senhor.
Aproveitemos nosso tempo, sejamos jovens ou não, de uma maneira sábia, e colheremos felicidade aqui e uma eternidade com Cristo.




sábado, 19 de setembro de 2015

Os tempos e as estações



É Ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis. Ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes. ( Daniel 2:21)

Este versículo está no contexto da história do profeta Daniel. O rei Nabucodonozor teve um sonho e o esqueceu. Reuniu os sábios do reino para que descobrissem qual era esse sonho e sua interpretação. Daniel, que havia sido levado cativo de Judá para a Babilônia,  orou a Deus e Ele lhe deu a revelação que pedira.
O rei havia sonhado com uma estátua de homem e cada parte da estátua se referia a um reino da história do mundo, sendo a cabeça de ouro o reino da Babilônia.
Foi no momento em que foi revelar o sonho e a interpretação ao rei que Daniel pronunciou as palavras acima, mostrando que Deus dirige o tempo através da história e que os verdadeiros sábios são aqueles que são os abençoados pelo Senhor, talvez após muita oração,  para verem a verdade através da Palavra.
Lembrei desse versículo pois ela, na sua primeira parte, lembra das estações e do tempo, que são também governados por Deus, como criador deste planeta.
Nesta próxima semana, a propósito, inicia-se a linda estação das flores no hemisfério sul. Ao contemplar a beleza da natureza, lembremos do Grande Autor. 



sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Bênçãos da semana - Tu abençoas


" Amaldiçoem eles, mas tu, abençoa; sejam confundidos os que contra mim se levantam; alegre-se, porém, o teu servo." Salmos 109 : 28

Quem é professor sabe que, algumas vezes, a sala de aula não é um lugar agradável, particularmente quando se tem de lecionar para uns quarenta adolescentes. 
Nesta semana, tive um desses dias difíceis durante as aulas, quando cheguei alegre na escola com as redações de todas as turmas corrigidas. A primeira turma e a segunda turma da manhã, pacientemente,  receberam as redações, passaram a limpo e procuraram esclarecer as dúvidas, como pedi.
A terceira turma, entretanto, por algum motivo que não cheguei a entender, ficou revoltada com as notas, que, a propósito, não eram tão baixas, na maioria. Reclamaram da correção dos trabalhos e algumas alunas chegaram a ser extremamente descorteses comigo, usando de palavras desagradáveis. Infelizmente, para restabelecer a ordem, tive de encaminhá-las à direção e pedi que fossem suspensas da minha próxima aula, que foi hoje.
Fiquei bastante preocupada, orei sobre o assunto, preparei a aula do dia e dirigi-me a essa turma no meu horário. Ao chegar à sala, as alunas que receberam a medida disciplinar vieram educadamente em minha direção, pediram desculpas, momento em que eu fiz ver a elas que existem autoridades que devem ser respeitadas no lar, na escola e na sociedade. Foram então para a biblioteca, como a direção pedira, até o final de minha aula. 
Agradeço a Deus porque me abençoou com calma e tranquilidade no dia de hoje.
Além disso, ontem já havia recebido um presente de Deus nas palavras de uma pequena aluna de piano, na escola da igreja onde leciono. A mãe dessa menina me relatou que ela tinha certo receio e indecisão quanto a iniciar a aprender música mas que agora estava feliz e afirmou em casa que, se soubesse como são as aulas de música, teria iniciado antes a aprendizagem.
Hoje, ainda, consegui entrar em entendimentos para substituir dois dias previstos para reuniões no sábado, dia em que não exerço atividades de trabalho, por correção de provas de uma colega num dia de semana.
Assim, essa foi uma semana em que tive dificuldades, mas na qual também fui abençoada por Deus no meu trabalho.
Estou agora pronta para uma pausa e, dentro de alguns minutos, vou-me dirigir ao ensaio para o louvor do dia de amanhã.
Este artigo faz parte de uma blogagem coletiva, idealizada para as sextas-feiras pela Cida, do blog Compartilhando bênção.
Tenham todos também um ótimo fim de semana!







 

sábado, 5 de setembro de 2015

Bênçãos sobre nossa casa



Sê, pois, agora servido de abençoar a casa de teu servo, para permanecer para sempre diante de ti, pois tu, ó Senhor Deus, o disseste; e com a tua bênção será para sempre bendita a casa de teu servo. II Samuel 7:29

Ouvi hoje uma palestra sobre a bênção que recai sobre a casa do justo, entendendo-se justo como aquele que procura estar perto da vontade do Senhor.
Eva olhou o fruto proibido, achou desejável, cobiçou-o, comeu-o e o levou para casa, pois o ofereceu a Adão. A Bíblia conta também que houve um guerreiro de Israel que viu um despojo proibido, de ouro e prata, no acampamento do inimigo e, contrariamente à ordem de Deus, levou-o para a tenda e ali o enterrou, trazendo maldição para o povo todo. Uma ilustração lembrada nessa preleção foi sobre a tragédia causada pelo césio, elemento radioativo, quando um catador achou bonito o pozinho brilhante que encontrou dentro de uma peça no lixo e o levou para casa, onde aquele pó entrou em contato com a pele da filha, que veio a morrer mais tarde em consequência disso.
Podemos alimentar superstições, como a de evitar passar sob escadas ou perto de gatos pretos. Podemos alimentar outras superstições como procurar um óleo ungido ou manter a Bíblia aberta no Salmo 91 sobre uma estante. Mas a bênção ou a maldição, não são essas superstições que fazem com que elas nos atinjam.
Somos nós mesmos que levamos ou o  mal ou a bênção para perto de nós e de nossa família. 
Escolhamos a bênção. Deus abençoará a casa dos justos. Que assim seja com nosso lar!