segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Como favo de mel



"Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca." Salmos 119:103 


O capítulo 119 de Salmos refere-se à Bíblia várias vezes. O versículo 24 menciona os testemunhos de Deus como prazer e conselheiros do salmista.
No versículo 50, cita que a palavra de Deus como fonte de vida. O versículo 54 nos diz que os decretos de Deus são motivo de cânticos. O versículo 72 assegura que vale mais a lei de Deus do que milhares de ouro ou de prata.
O versículo 89 qualifica a Palavra como eterna, firmada para sempre no céu.
No versículo 105, a metáfora é "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra".
Dois versículos antes, no versículo acima, o salmista diz que a palavra é doce e mais doce do que o mel. 
Os que já experimentaram o mel sabem como é agradável prová-lo e como é doce. Assim o autor do Salmo 119 sente prazer ao alimentar-se da Palavra de Deus.
A Palavra é doce porque apresenta firmes e agradáveis promessas, conselhos sábios, caminho adequado à vida do justo, esperança de vida eterna.
É bom ouvir sobre a Bíblia, melhor ainda é pesquisá-la e lê-la pessoalmente.
Diz sobre as pessoas de Bereia o livro de Atos, que foram mais nobres que os de Tessalônica, pois receberam a palavra com avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.
Assim, a Bíblia elogia aqueles que a investigam. Somente estudando pessoalmente a Palavra podemos nos apoderar de todo o tesouro que ela contém. Aí podemos provar da pureza do mel original.
 
 

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Redes diferentes






"Pois debalde se estende a rede à vista de qualquer ave." Provérbios 1:17



A Bíblia traz ensinamentos em diversas áreas e o deste provérbio se refere à área dos relacionamentos humanos. Assim como não se caçam todas as aves com a mesma rede ou não se pescam todos os peixes com o mesmo tipo de isca ou de equipamento, todas as pessoas não são alcançadas da mesma forma. Nós pais podemos observar isso com nossos filhos ou  netos. Cada um deles tem uma forma de responder a nossos gestos e palavras. Alguns são mais sensíveis, alguns são mais introspectivos, alguns são mais carinhosos ... 
Assim, é necessário ser bastante cuidadoso em tratar cada pessoa de forma a que nossos relacionamentos sejam agradáveis e harmoniosos.
Outro ensinamento que traz este provérbio é sobre a educação moral que devemos passar aos jovens, pois os versículos anteriores alertam sobre a forma com que os perversos chamam as pessoas para seguirem os seus maus caminhos. O autor aconselha, no verso 8:"  "Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe."
Após a advertência sobre as tentações, então se segue o versículo acima: "Pois debalde se estende a rede à vista de qualquer ave."
Ao ouvir os chamados para os maus caminhos, se o jovem lembrar-se  da formação que recebeu para se manter no caminho do bem, será mais forte para resistir à rede do mal.
Recebi este versículo como reflexão no dia de hoje, passado por um membro do grupo de minha família. Apreciei aprendê-lo, por mostrar que Deus se importa em nos mostrar como nos relacionarmos melhor com as outras pessoas para sermos felizes, em como educarmos nossos filhos, em como lembrar das instruções dos pais. São ensinamentos preciosos.