Pular para o conteúdo principal

O Menino e o profeta

"Porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante dos povos (...) "Lucas 2:30 e 31

Imaginem  que, nos dias de hoje, um pai e uma mãe levam seu bebê para ser dedicado numa igreja e, no final da cerimônia, na porta encontram um velhinho de longas barbas pedindo para segurar um instante a criancinha. Depois, ainda imaginando, pensem  no velhinho dizendo que o bebê será um iluminado que libertará o  mundo do reino do mal. E ainda imaginem que o profeta termina sua predição dizendo que o bebezinho será um iluminado mas que a mãe sofrerá por isso uma grande dor. Os pais ficariam surpresos, admirados, temerosos.
Tudo isso aconteceu com José e Maria ao levarem o bebê Jesus para a cerimônia de apresentação no templo judaico, como primogênito do casal, de acordo com uma antiga ordenança, levando ainda um par de pombinhos para oferecerem em sacrifício.
Simeão conhecia as profecias a respeito de Jesus e Deus lhe tinha dito, através do Espírito Santo, que não morreria sem antes ver o Cristo Senhor.
Para quase todos no templo, Jesus era apenas o filho primogênito de José e Maria. Mas Simeão viu naquela criança o Filho de Deus. e louvou a Deus por isso:
"Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel."
Depois falou ainda à mãe de Jesus, profetizando sobre o sacrifício de Cristo, que seria como uma espada traspassando a alma de Maria, mas que seria para a salvação de muitos.
José e Maria não entenderam aquelas palavras, mas nelas ficaram meditando por muito tempo.
Nos acontecimentos em nossa vida podemos nada ver, como os judeus presentes no templo não viram a Jesus, ou podemos ver apenas acaso, sorte ou falta dela. Mas, se olharmos sob a ótica da Revelação da Palavra, veremos a  proteção e guia da poderosa mão divina em nossa vida. 
O Deus triúno é criador e mantenedor do Universo e também de cada um de nós, seres humanos.
Cristo ainda está conosco hoje, para iluminar nossos passos.










Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uns confiam em carros

"Uns confiam em carros e outros em cavalos mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus." (Sal. 20:7) Na Antiguidade, era importante o uso na guerra de carros puxados por cavalos e a Bíblia faz menção de batalhas em que os reis guerreavam em carros assim. Entretanto muitas vezes o povo de Deus não era aquele mais aparelhado para a guerra, seja pelo equipamento, seja pela número de soldados, mas vencia mesmo assim, porque Deus dava a vitória de alguma forma. Hoje ainda carros e cavalos são importantes para uso em esportes ou para trabalho e transporte e muitos empregam valores altos na obtenção desses e de outros bens.  O versículo mencionado nos diz, entretanto, que não devemos confiar no que temos, porque não são nossos bens que nos dão a vitória. Nossa confiança deve  firmar-se no Senhor,  pois temos êxito quando Ele nos abençoa. Além disso,  vitórias que bens materiais podem proporcionar não são as maiores. Estas e...

Porque Ele vive

"Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis." João 14:19 "Porque Ele vive, posso crer no amanhã; porque Ele vive temor não há." Desejo a todos uma Feliz Páscoa. Que Jesus esteja sempre presente em nossas vidas! Nossas crianças precisam ter desde cedo contato com a Palavra. Veja e adquira esta  Bíblia interativa para crianças: http://bit.ly/ensinandoabibliaparacriancas

O Senhor me abençoe e alargue minhas fronteiras

"Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido." I Crônicas 4:10 Durante a visita que minha irmã me fez neste fim de semana, vi em suas mãos um pequeno livro chamado "A oração de Jabez - Alcançando as bênçãos de Deus", do autor Bruce Wilkinson (Editora Mundo Cristão, São Paulo, 2003). Fui levada a pedir que me emprestasse o livro antes de prosseguir viagem para o congresso a que se dirigia e o li na noite de sábado para domingo. Jabez tem na Bíblia uma pequena biografia de apenas um versículo, contando que quando nasceu causou dor a sua mãe e ela lhe deu esse nome que significa exatamente Sofrimento. Essa história está no versículo 9, do capítulo 4 de I Crônicas, onde se trata dos descendentes de Judá. O versículo inicia dizendo, porém, que  Jabez foi mais ilustre do que seus irm...