sábado, 6 de junho de 2020

Os olhos ao alto


Sempre lemos um capítulo da Bíblia por dia e nesta semana lemos alguns Salmos. Foi uma sequência de Salmos chamados Cânticos dos Degraus ou Canção de peregrinos, como diz outra versão. Os Salmos são hinos religiosos e estes eram cantados tradicionalmente pelos peregrinos que subiam em direção a Jerusalém.
Era uma subida, de Jericó, local mais baixo do que o mar, até Jerusalém, numa altitude bem maior que o mar. Em Jerusalém ficava o templo dos hebreus, onde prestavam adoração por ocasião das datas religiosas anuais, também chamadas festas religiosas.
Lemos os Salmos 121 a 125, todos com essa mesma classificação.
O Salmo 121 tenho memorizado, porque orávamos com essas palavras antes de viajar, desde a infância, uma tradição passada por minha mãe.
Ele inicia com as palavras: "Olho para os montes e pergunto: De onde virá o meu socorro? O meu socorro vem do Senhor Deus, que fez o céu e a terra."
No Salmo 122, lemos: "Fiquei alegre quando me disseram - vamos à casa do Senhor."
No Salmo 123, novamente está a ideia de olhar para cima: "Ó Senhor Deus, levanto os olhos a ti, que tens o trono no céu."
O Salmo 124 afirma: "Que teria acontecido, se o Senhor Deus não estivesse do nosso lado? (...) Demos graças ao Senhor, que não deixou que os nossos inimigos nos destruíssem."
O Salmo 125 menciona as montanhas, como o 121: "Como as montanhas estão em volta de Jerusalém, assim o Senhor está ao redor do seu povo, agora e sempre."
São Salmos que lembram a alegria do povo de Deus ao se dirigir para a adoração ao templo e a segurança em lembrar do Senhor como Aquele que nos guarda e protege.
Bom recordá-los na semana em que em muitas cidades do Brasil os templos reabrem e neles se ouvem novamente os cânticos de louvor. O período de perigo em que estamos ainda não passou, mas muitos fiéis estão tendo a alegria de congregar. Ainda não estamos indo à igreja, pois pertencemos ao grupo de risco, mas, como nestes Salmos se canta, podemos louvar a Deus por poder adorá-lo, mesmo de nossa casa e por ter segurança no Senhor Criador dos céus e da terra, que habita no céu mas que também se encontra conosco.

9 comentários:

  1. Um fascínio de leitura. Saio completamente extasiado com esta maravilhosa publicação sobre os salmos.
    .
    Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São lindos poemas bíblicos.
      Um abraço, bom fim de semana!

      Excluir
  2. Bom domingo, Celina!
    Muito lindo e expressivo o que trouxe aqui... O Senhor é o nosso socorro, segurança e refúgio. Apesar da flexibilidade, tenhamos cuidados, a pandemia ainda está muito violenta.
    Nossa igreja retorna hj, com restrições e mil recomendações. Também estamos de fora, acompanhando online.
    Bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que precisamos esperar mais uns três meses, Anete.
      Já estou até acostumando a assistir por aqui na internet e interagir mos grupos.
      Bom domingo e semana!

      Excluir
  3. Boa noite de muita paz, querida amiga Celina!
    Adoro os Salmos. Eu ouço um por dia e enche meu 💙 de ternura.
    Também sinto alegria quando vou à Casa do Senhor.
    Muito boa sua meditação da Palavra!
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  4. Boa noite querida Celina,
    Que lindo, a leitura dos Salmos acalma minh'alma e fico maravilhada. Que riqueza esse post... só luz por aqui!

    Feliz fim semana.
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Olá! Boa tarde querida Celina!
    Vim agradecer sua visita no dia, no dia em que comemorava meu aniversário.
    Fui muito significativa suas palavras amigas, com certeza me deixaram mais feliz. O dia de ontem foi impar para mim, graças a Deus! Muito bom ter amigos, em especial nos tempos difíceis que estamos vivendo. Obrigada do fundo do meu coração.
    Como já dizia CHARLIE CHAPLIN,
    “Não existe coisa melhor no mundo do que viver, curtir e gozar a vida, que passa rápido e daqui não levaremos nada, a não ser toda a experiência e as amizades.”
    Abraços da amiga Lourdes.
    Feliz festas juninas!

    ResponderExcluir
  6. Oi Celina!Obrigada por sua amável visita em meu blog.A leitura da Bíblia é sempre edificante,o livro de Salmos é um dos que mais gosto.Beijos!

    ResponderExcluir