Pular para o conteúdo principal

O cetro do Rei


"Judá vai segurar o cetro de rei, e os seus descendentes sempre governarão. As nações lhe trarão presentes, os povos lhe obedecerão. Ele amarra o seu jumentinho numa parreira, na melhor parreira que há. Ele lava as suas roupas no vinho, lava a sua capa no vinho cor de sangue." Gênesis 49:10 e 11
Nesta última semana de novembro, estamos refletindo, de acordo com nosso programa de leitura da Bíblia, nos capítulos finais de Gênesis.
Chegamos ao início da história do povo de Israel. Jacó, o pai das doze tribos, próximo à morte, está cercado por seus filhos e abençoa cada um deles.  Profere também uma bênção sobre os netos Efraim e Manassés, filhos de José, que havia sido vendido como escravo para o Egito e se tornara governador da terra, casado com uma egípcia. Os anos finais de Jacó, aliás, foram alegrados pelo reencontro com José que ele julgava estar morto.
Ressalto aqui a bênção profética sobre a tribo de Judá, nos versículos acima. Ali está a história do povo hebreu, que seria governada por reis originários da tribo de Judá, como Davi e Salomão. A essa tribo pertence também Jesus, o Salvador. 
Os versículos apontam também para o nascimento de Jesus, que será adorado como Rei por nobres orientais, embora os hebreus a sua volta assim não O reconheçam.
A foto acima mostra um coral natalino, louvando ao Rei Jesus pelo Natal, na rua Coberta, em Gramado, Rio Grande do Sul. Ali, turistas de todo o Brasil e do mundo se reúnem para celebrar o Natal.  Semelhantemente, as pessoas cantam louvores em todo o mundo nesta época, como oferendas ao Menino.
Mas os versículos mostram também a esperança da salvação, com a alusão profética sobre os dias finais de Jesus, que entrou em Jerusalém sobre um jumento e ali foi morto, confirmando a Palavra, que aponta para a morte sacrifical do Salvador. Por isso, as palavras de Jacó:"lava a sua capa no vinho cor de sangue".
O versículo ainda mostra Jesus como eterno Rei sobre os povos - "os povos lhe obedecerão". Que estejamos reunidos com a grande multidão de salvos que terá Jesus como Rei após a segunda vinda e na terra renovada, de acordo com as promessas bíblicas.




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uns confiam em carros

"Uns confiam em carros e outros em cavalos mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus." (Sal. 20:7) Na Antiguidade, era importante o uso na guerra de carros puxados por cavalos e a Bíblia faz menção de batalhas em que os reis guerreavam em carros assim. Entretanto muitas vezes o povo de Deus não era aquele mais aparelhado para a guerra, seja pelo equipamento, seja pela número de soldados, mas vencia mesmo assim, porque Deus dava a vitória de alguma forma. Hoje ainda carros e cavalos são importantes para uso em esportes ou para trabalho e transporte e muitos empregam valores altos na obtenção desses e de outros bens.  O versículo mencionado nos diz, entretanto, que não devemos confiar no que temos, porque não são nossos bens que nos dão a vitória. Nossa confiança deve  firmar-se no Senhor,  pois temos êxito quando Ele nos abençoa. Além disso,  vitórias que bens materiais podem proporcionar não são as maiores. Estas e...

Porque Ele vive

"Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis." João 14:19 "Porque Ele vive, posso crer no amanhã; porque Ele vive temor não há." Desejo a todos uma Feliz Páscoa. Que Jesus esteja sempre presente em nossas vidas! Nossas crianças precisam ter desde cedo contato com a Palavra. Veja e adquira esta  Bíblia interativa para crianças: http://bit.ly/ensinandoabibliaparacriancas

O Senhor me abençoe e alargue minhas fronteiras

"Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido." I Crônicas 4:10 Durante a visita que minha irmã me fez neste fim de semana, vi em suas mãos um pequeno livro chamado "A oração de Jabez - Alcançando as bênçãos de Deus", do autor Bruce Wilkinson (Editora Mundo Cristão, São Paulo, 2003). Fui levada a pedir que me emprestasse o livro antes de prosseguir viagem para o congresso a que se dirigia e o li na noite de sábado para domingo. Jabez tem na Bíblia uma pequena biografia de apenas um versículo, contando que quando nasceu causou dor a sua mãe e ela lhe deu esse nome que significa exatamente Sofrimento. Essa história está no versículo 9, do capítulo 4 de I Crônicas, onde se trata dos descendentes de Judá. O versículo inicia dizendo, porém, que  Jabez foi mais ilustre do que seus irm...