"Levantai ó portas as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória." Salmos 24:7 e 9
Aprendi no sermão que ouvi ontem, do pr. Maxwell, que o Salmo 24, onde se encontra este versículo, foi composto pelo rei Davi, após uma vitória, quando marchava de volta para Jerusalém, levando a arca sagrada. O Salmo reconhece que a vitória pertence ao Senhor - "O Senhor, forte e poderoso, o Senhor, poderoso nas batalhas." (v. 8), a quem pertence "a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam." (v. 1) Quando somos vitoriosos em nossa vida, é bom reconhecer, como o salmista, que as vitórias pertencem ao Senhor, de quem vêm todos os bens, iniciando pela vida. O Salmo é também uma profecia, apontando para a coroação de Cristo, vitorioso sobre a morte e o pecado, após sua ressurreição, quando subiu ao céu e foi então recebido por um coro de anjos. Como fez Davi, reconheçamos Cristo como Senhor das vitórias e Rei em nossas vidas.
Quando os que já o conheciam viram-no profetizando com os profetas, perguntaram uns aos outros: 'O que aconteceu ao filho de Quis? Saul também está entre os profetas? "I Samuel 10:11
Li este versículo na reflexão destinada a ser lida hoje no livro "Jesus - a preciosa graça", de William G. Johnsson. O texto se refere a dois episódios em que Saul, o primeiro rei de Israel, impelido pelo Espírito Santo esteve entre o grupo de profetas. Quando o profeta Samuel ungiu Davi, disse-lhe que, como um sinal de Deus, o futuro rei encontraria no caminho de volta para casa um grupo de profetas e a esse grupo se uniria. E assim aconteceu. Diz a Bíblia que "Deus mudou o coração de Saul", o que dá a entender que ele antes disso não estaria em tal grupo. Mais tarde, quando Saul já reinava e quando Deus já decidira tomar-lhe o reino por sua desobediência e passá-lo à casa de Davi, o episódio se repete. Saul manda soldados a perseguir Davi, que queria assassinar e por duas vezes esses soldados são impedidos de atacar Davi e são postos pelo Espírito a profetizar . Por fim, vai Saul ao encontro de Davi e também o Espírito de Deus se apodera dele. Saul estava novamente entre os profetas mas não por vontade própria. Diz a Bíblia que estas palavras - "Está também Saul entre os profetas?" - se tornaram um ditado em Israel, símbolo de um acontecimento pouco provável. O rei ungido por Deus não era tido pelo povo como um líder espiritual. Que a nossas ações como cristãos não se aplique esse ditado. Isto é, que sejamos cristãos de tempo integral.
"Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dEle vem a minha esperança." Salmo 62:5
Encontrei num livro de reflexões para o ano de 1979, que tomei emprestado da biblioteca da igreja este texto, que é ainda atual: "Esperança é o artigo mais caro na vida e no coração das pessoas em nossos dias. Ela se encontra em falta tanto nos povos subdesenvolvidos como nos ditos de primeiro mundo; tanto na humilde choupana do pobre, como no sofisticado palácio do rico. Ela falta no coração do iletrado, como no iluminado cérebro do mais culto. Quanta falta faz a esperança! (...) Deus em Sua Palavra apresenta-nos um horizonte cheio de esperança para todos os que nEle confiam e O buscam. Nosso horizonte humano é de muito pouco alcance. só enxergamos o que está perto. Deus tem um horizonte muito mais amplo. (...) Podemos esperar confiantemente em Deus, pois paraEle não há situações impossíveis."
Apreciei, dentro deste texto, o parágrafo em que a autora observa que Deus tem um horizonte muito mais amplo que o nosso e por isso, para Ele, não há situações impossíveis de resolver. Vamos esperar em nosso Deus.
Fonte: MORÓZ, Ofélia Wichert. Inspiração Juvenil - Saudades do Lar. CPB, Tatuí, São Paulo, 1979.
"E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. (...) louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo." Atos 2:42 e 47 "Comunhão e louvor" é o título da música que foi tema do festival de música sacra no último fim de semana aqui em nossa igreja. O tema lembra a igreja cristã no seu início, logo após a ascensão de Cristo. Os cristãos estudam atentamente a doutrina cristã, atendiam aos necessitados, oravam perseverantemente e louvavam a Deus. São ações importantes ainda hoje o estudo da Palavra de Deus, a oração - que muito pode em seus efeitos - e o louvor a Deus. Muito temos a agradecer ao Senhor por sua graça e bondade em nossa vida. Coloquemos o canto em agradecimento nos lábios diariamente. No vídeo, a música cantada durante o evento de música sacra.
"Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam." Isaías 40:31 O blog da classe de adolescentes da minha igreja é denominado Geração I 4031, referindo-se a esse versículo de Isaías, com promessas para os que esperam no Senhor. Quando estamos na fase de aquecimento das minhas aulas de ginástica, a professora nos manda andar e correr em volta de uma pista de atletismo e mal consigo dar uma meia volta numa corrida bem curta. Logo canso. Nossos caminhos aqui nos fatigam física e emocionalmente, mas Deus nos promete renovar as forças. Assim é que toda a manhã podemos estar com Ele em oração e pedir novas forças. E seremos atendidos com mais força para a corrida. Assim, com oração e fé em Deus, estaremos prontos cada dia para continuar nosso caminho confiantemente.