domingo, 24 de novembro de 2013

A glória de Deus

"A glória do Senhor se manifestará, e toda a carne a verá(...)" (Isaías 40:3)
Aproxima-se a época do Natal e esta é uma profecia de Isaías sobre a vinda de Cristo a esta terra em Belém da Judeia.
Conforme Hebreus 1, Cristo é o resplendor da glória. 
Aguardamos o Natal para comemorar o nascimento de Cristo, entretanto Cristo já veio como bebê, viveu fazendo o bem, foi crucificado pelos pecados e subiu aos céus.
O versículo anterior a este de Isaías refere-se a preparar o caminho para a vinda de Jesus, o que foi feito literalmente por João Batista, o precursor:
"Todo vale será aterrado e nivelados, todos os montes e outeiros; o que é tortuoso será retificado, e os lugares escabrosos, aplanados." Isaías 40:2. Jesus veio a esta terra depois que João Batista pregou e efetuou essa obra de preparar os corações.
O pregador de ontem na minha igreja aplicou o versículo a nossa vida: Cristo vai estar conosco, em nossa vida, quando  prepararmos nossa vida para Ele, isto é, quando decidirmos aterrar os vales, nivelar os montes, endireitar os caminhos. Significa que a decisão de ordenar nossa vida é nossa. 
Se tomarmos a decisão, o Espírito de Deus estará conosco e um exército de anjos para lutar a nosso lado!


sábado, 16 de novembro de 2013

A bondade e a justiça

"Cantarei a bondade e a justiça; a ti, Senhor, cantarei." Salmos 101:1

Ouvi uma história, contada por um pastor, sobre a bondade e a justiça.
Ele recordava que, quando criança, havia uma hora determinada para voltar para casa e a mãe sempre o advertia: "se você chegar depois da hora, haverá um castigo". Na época, o menino tinha uns 9 anos e um dia chegou depois da hora determinada. A mãe disse, então, que teria de cumprir o castigo.
Levando colchão, cobertas e travesseiro, a mãe subiu então para o sótão junto com o filho e o acomodou para dormir lá. 
O menino tentou dormir mas, depois de uma hora, com medo do escuro e do lugar estranho e solitário, começou a chorar. A mãe ouviu mas não se comoveu. Entretanto o pai subiu ao sótão com suas próprias cobertas e disse ao menino que ficaria em seu lugar no castigo, enquanto ele voltava para sua caminha no andar de baixo.
Nesta história, justiça é representada pela mãe e bondade pelo pai, mas nós sabemos que nosso Pai celestial é ao mesmo tempo bondade e justiça. Temos o direito de recorrer a Ele, mesmo quando erramos. O preço já foi pago na cruz. Que grande privilégio temos em receber hoje a misericórdia de nosso Deus! 


sábado, 9 de novembro de 2013

Com o contrito e abatido

"Porque assim diz o Alto, o sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos." Isaías 57:15

O contrito é aquele que se volta para Deus sem cessar, sentindo-se pecador, não tendo certeza do perdão, aflito. 
Deus manda esta mensagem: o Senhor está presente com esse cristão aflito, para dar-lhe nova vida e ânimo.
Deus oferece perdão e salvação e paz ao que se achega a Ele e pede em nome de Jesus. 
A confissão dos pecados a Deus em oração, o sincero pedido de perdão, junto com o arrependimento trazem nova paz à consciência do convertido.
Deus estende a todos Sua grande misericórdia. Há paz e alegria na presença de nosso Deus,  justo e compassivo.


sábado, 2 de novembro de 2013

A nós e a nossos filhos

"As coisas encobertas pertencem ao Senhor, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos para sempre (...)" Deuteronômio 29:29


O orador desta manhã em minha igreja comentou na introdução do sermão que, na sua infância, não havia televisão na casa dele e que ele então se dedicava muitas horas por dia à leitura.
Entre suas leituras, estavam as histórias que a Palavra de Deus nos traz para exemplo e orientação.
Idêntica experiência tive quando era criança e li muitos livros e, principalmente, aprendi muitas histórias do Antigo e do Novo Testamento que recordo até hoje. Ainda hoje encontro histórias novas da Bíblia e aprendo muito com elas.
Talvez nossas crianças não tenham hoje esta oportunidade, porque têm muito tempo ocupado pelo uso de aparelhos eletrônicos, mas devemos tomar alguns minutos ou horas na semana para passar-lhes estas mensagens preciosas. Cada história da escritura tem muitas lições para nós, vamos procurá-las e transmiti-las a nossos jovens.