"Toda a dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes." Tiago 1:17
Temos um momento em nossa igreja em que estudamos a Bíblia em classes, utilizando um guia de estudos trimestral. De outubro a dezembro, estamos estudando a carta do apóstolo Tiago, que se acredita ser o irmão de Jesus, filho de José.
Alguém comentou, num momento do estudo ontem, que a serpente -em que se disfarçou o próprio inimigo de Deus - apresentou o fruto proibido como muito atraente e até mesmo saudável, visto que ela, serpente, o havia consumido e estava muito bem, até mesmo mais sábia que os outros animais.
Lemos depois este versículo, que mostra que todo o presente perfeito, tudo que é bom, vem de Deus.
Resta-nos confiar na Palavra de Deus. Aquilo que ela apresenta como bom e vindo de Deus é o que nos trará crescimento, felicidade e paz.
O que ela não recomendar - não importando quem, se opondo a ela, recomende - podemos saber que não é de fato bom para nós, seja alimento, bebida ou hábito de vida.
Não nos enganemos com a serpente e com o fruto proibido, embora o achemos atraente. O que não vem do alto não é coisa boa para nós.
Mas podemos aceitar como presentes de Deus e adotar, sem erro, tudo que a Palavra nos recomenda, pois nosso Pai deseja somente nosso bem.
"Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;" Romanos 12:18
Gosto de lembrar das visitas a minha cidade de uma antiga colega de serviço. Toda a vez que ela vem aqui programa reuniões com os antigos colegas, traz notícias de outros e assim temos um tempo muito agradável juntos.
O mesmo acontece com uma irmã de meu esposo, que também mora em outra cidade. Quando chega, vai logo programando encontros de todos os familiares e terminamos nos reunindo com pessoas com as quais não esperávamos nos reunir.
Também amo abrir uma página na rede social do google e ver as mensagens religiosas e de otimismo de alguns amigos, bem como os emails de algumas amigas que espalham bênçãos.
O apóstolo Paulo mostra no capítulo 12 de Romanos, nos versículos 9 a 21, que esse deve ser o estilo de vida cristão em relação ao convívio com as pessoas. Neste e em outros versículos desse capítulo, apresenta conselhos que mostram o que Cristo fez e faria se vivesse ainda entre nós. Acompanhe os versículos de
Jesus detestava o mal, ficava sempre do lado do bem, respeitava a cada um e amava a todos com amor fraternal, era paciente com os problemas e provações que aconteciam, era hospitaleiro, dizia palavras de bênção e não de maldição, alegrava-se com os que estavam alegres e chorava com os que estavam tristes, buscava a sabedoria do Pai Celestial, não se vingava, espalhava o bem mesmo aos inimigos.
Esse estilo de Jesus é que devemos buscar, como seus seguidores. Embora haja discórdia a nossa volta, ela não deve nos vencer. Antes o bem deve prevalecer sobre o mal. A esperança deve vencer em nossa vida. Em todo relacionamento devemos cultivar a alegria, a amizade, a harmonia, a paz. Assim, seremos mais felizes.