"Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim, o coração do homem ao homem." Provérbios 27:19
""Como o crisol prova a prata, e o forno, o ouro, assim, o homem é provado pelos louvores que recebe."Provérbios 27:21
"Procura conhecer o estado das tuas ovelhas e cuida dos teus rebanhos, porque as riquezas não duram para sempre, nem a coroa, de geração em geração." Provérbios 27:24
Eu iria escrever sobre outro versículo de Provérbios, mas o capítulo 27 me chamou à reflexão.
Três verdades importantes:
Aquilo que alimentamos em nossos pensamentos corresponde à nossa própria verdade. Por isso, procuremos pensar no que é bom e agradável e útil ao próximo.
Os elogios são bons e nos afagam, mas não nos devem deixar por demais orgulhosos de nós mesmos. Lembremos que recebemos de Deus as bênçãos e todo louvor deve ser ao Senhor.
Devemos ter nossas ações regidas pela realidade de nosso "rebanho", cuidar do que Deus nos dá, para que não sejamos mais tarde surpreendidos. Mas há um último pensamento que li que fecha de uma forma feliz esta reflexão:
"Quando, removido o feno, aparecerem os renovos e se recolherem as ervas dos montes, então, os cordeiros te darão as vestes, os bodes, o preço do campo, e as cabras, leite em abundância para teu alimento (...) Provérbios 27:25
Se formos prudentes e aguardarmos a época adequada, não faltará sustento e bênçãos para nós. Por vezes as respostas demoram. Por vezes, nossa própria ansiedade faz com que a bênção que nos é reservada demore.
No devido tempo, receberemos os dons de Deus.