domingo, 27 de março de 2016

Primavera e renovação

Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Jó 14:7

A primavera, que se iniciou em 20 de março no hemisfério norte, é a estação da renovação.
Uma vez, quando morava na área rural, precisei cortar um eucalipto que estava muito alto, bem junto a minha casa. Entretanto surpreendi-me, porque, passado algum tempo, o eucalipto cresceu e logo  estava novamente bem alto. Não tornei a cortá-lo, porque não chegou a atingir uma altura que ameaçasse a segurança enquanto lá eu estava.

Tudo se renova na primavera, e nessa época (final de março ou início de  abril no hemisfério norte) era comemorada a primeira das festas anuais dos hebreus,  a Páscoa, que também é uma data que lembra renovação. Os hebreus lembravam a saída de um período de escravidão no Egito para a liberdade da terra prometida.
A crença na renovação de nossa vida, assim como a certeza da renovação da natureza, no ciclo anual, traz-nos muita alegria,  e podemos confiar no Senhor da esperança: Ele renovará nossa vida, se nEle depusermos nossa fé, assim como renovará a terra, num futuro, após Sua segunda vinda, e conosco habitará para todo sempre.


quinta-feira, 24 de março de 2016

O Pão da Vida

"Eu sou o Pão da vida." João 6:48

Na quinta-feira da semana em que Cristo foi morto, reuniu-se pela última vez para uma refeição com seus discípulos.
Fizeram uma refeição para celebrar a Páscoa num aposento previamente reservado. Antes da ceia, era necessário lavar os pés empoeirados dos discípulos e, não havendo um servo, o próprio Jesus fez isso. A cerimônia do lava-pés, celebrada ainda hoje, lembra assim a humildade, representada de forma máxima pela vida de Cristo, que se fez nosso servo.
Durante a ceia, comeram pão sem fermento e suco de uva, como era costume na Páscoa dos judeus, e Cristo declarou aos discípulos que o pão representava Seu próprio corpo e o vinho Seu próprio sangue, profetizando assim de Seu sacrifício. E ainda proferiu  uma profecia:"Não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que hei de beber , novo, convosco no reino de meu Pai."
Cristo pediu que essa ceia fosse lembrada, e assim fazem as igrejas cristãs até o dia de hoje. Participar da Santa Ceia significa aceitar o sacrifício de Cristo e Seus ensinos e indica que queremos um dia estar com Ele no reino celestial.


sábado, 19 de março de 2016

Palavras







O homem se alegra em responder bem, e quão boa é a palavra dita a seu tempo! Provérbios 15:23

Nosso Deus nos criou com a capacidade da comunicação e nos comunicamos através das palavras.
Como fico alegre quando faço alguma pergunta e os alunos respondem adequadamente! E também fico feliz quando observo algumas redações bem elaboradas.
Algo que me incomoda é ouvir a conversação inadequada - pelo conteúdo ou pelo momento em sala de aula.
Uma das qualidades exaltadas como fruto do Espirito é a moderação e dizer palavras a seu tempo é uma das facetas dessa qualidade.

O justo é comparado a uma árvore frondosa, junto às águas, árvore frutífera e produtiva.
Sejamos essa árvores com ampla ramagem e com fruto saboroso e atraente. 
 

sábado, 12 de março de 2016

Escolher a vida



"Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência." Deuteronômio 30:19

Ouvindo falar de escolhas, podemos lembrar de muitas coisas, como a escolha do namorado - futuro marido - , do lugar para morar, da universidade, de um figurino, de um cardápio.
Lembro também da escolha de respostas às questões de uma prova. Alguns alunos estudam para fazer a escolha, outros procuram olhar as respostas dos demais, outros ainda escolhem a esmo. Já vi uma aluna falando baixinho e apontando com a caneta as opções. Estava sorteando a resposta que assinalaria.
Aqui, o idoso líder Moisés dirige palavras importantes ao povo de Israel antes de entrarem na prometida terra de Canaã: escolhe a vida para que vivas. Sabemos que Israel passou a seguir a deuses pagãos, como falsos deuses ligados à riqueza, à sexualidade e prazeres, à colheita farta.
Ainda hoje temos de escolher pela vida. Jesus, através de Sua Palavra, nos oferece o Reino dos Céus. Este Reino pode estar presente hoje em nossa vida, através de sentimentos como paz, felicidade, esperança. Também está no futuro, através da promessa de Vida eterna com Cristo - o Reino glorioso.
Para conquistar a vida feliz e em paz aqui e a Vida eterna, há que escolher bem.
Lembre-se: nossas escolhas aqui e agora determinam o que receberemos. Como todos queremos colher bênção - e não juízos severos de Deus ou consequências más - para nossa vida  , é preciso escolher bem.

terça-feira, 8 de março de 2016

Mulheres da Bíblia

"Pela fé, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa." Hebreus 11:11

As personagens da Bíblia estão no texto sagrado para nosso exemplo. São humanas como nós, apresentam qualidades e defeitos.
Lembro hoje das personagens femininas. 
Eva maravilhou Adão quando Deus a apresentou como companheira,  porém depois o levou a desobedecer. Continuou a seu lado, presenciando tragédias e alegrias na família humana depois que saíram do jardim.
A mulher de Noé (cujo nome não sabemos) ajudou-o a construir a arca e apoiou sua tarefa dentro da arca e quando voltaram para o mundo inundado.
Sara, embora não acreditasse muito nisso, foi mãe já perto de cem anos.  
Agar, prestes a morrer no deserto com seu filho Ismael, tornou-se depois mãe de uma nação. Rebeca muito amou Isaque e protegeu seu filho Jacó, porém com engano.
Raquel inspirou Jacó a trabalhar quatorze anos por ela. Tornou-se a mãe do exemplar José do Egito.
Joquebede educou o libertador do povo de Israel até que completasse doze anos, Miriã o observou nas águas do Nilo e providenciou uma princesa para protegê-lo e assim evitar que fosse morto.
Raabe, que foi meretriz,  acreditou na vitória do povo de Deus e escondeu os espias quando foram a Canaã. Tornou-se parte da linhagem de Davi e de Jesus.
Noemi e Rute foram exiladas corajosas e receberam a alegria de volta a suas vidas.
Abigail, por ser perspicaz e polida, tornou-se esposa do rei de Israel, depois que se tornou viúva.
Bate-Seba, embora seduzida, tornou-se a poderosa rainha mãe de Salomão.
Maria dispôs-se a ser mãe do Salvador, não obstante corresse risco de ser acusada pela sociedade.
Tabita ou Dorcas dedicou sua vida a cuidar dos pobres, e teve oportunidade de prolongar essa vida de dedicação.

Prezadas leitoras, como as mulheres da Bíblia,  com a presença de Deus, somos fortes. Temos o poder de fortalecer e encantar aqueles que nos cercam.

Feliz Dia da Mulher! 



 

quinta-feira, 3 de março de 2016

Criando uma redoma


"O que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo." I João 1:3

Há algumas semanas, ouvi um sermão sobre oração e comunhão com Deus. A oradora usou uma ilustração retirada do mundo natural. Lembrou das violetas.
Narrou que, quando ela era jovem, a mãe dela tinha uma floricultura e cultivavam violetas. A violeta tem um conjunto de folhas em volta das flores.
Essas folhas devem crescer de forma circular, formando uma espécie de redoma. As flores só nascem se a redoma estiver completa. 
Observei as violetas de minha casa e conferi: existe realmente essa necessidade. As flores nascem protegidas pela redoma de folhas.
Da mesma forma, os primeiros discípulos estiveram com Jesus durante três anos e meio, mantendo comunhão com Ele, de forma que obtivessem o conteúdo necessário para "florescer" em suas vidas o evangelho e partilhar com todos as boas-novas.
Da mesma forma, é necessário que estejamos em oração e estudo da Palavra para criar a redoma em nossos corações, guardando o amor de Deus em nós.
Crescerão as flores do amor, esperança, bondade ..., para que os possamos repartir com o mundo a nossa volta.