quinta-feira, 29 de março de 2018

Bendito o Rei

"... Bendito o Rei quevem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas maiores alturas!" Lucas 19:20

Lendo o capítulo previsto para o dia de hoje, achei a história da entrada de Jesus na cidade de Jerusalém na semana em que foi morto. Naquele dia, sua divindade foi proclamada pela multidão dos discípulos que com grande alegria oo seguia. 
Estendiam no caminho as próprias vestes para que Jesus passasse e agitavam ramos. 
Alguns líderes religiosos pediram que Jesus os impedisse de louvar assim, mas Jesus respondeu que as próprias pedras clamariam se eles calassem.
Como os discípulos, podemos proclamar Jesus como nosso  Senhor em nossa vida. Podemos permitir que habite em nossos pensamentos e ações e podemos proclamar através de nossas palavras e testemunho que Jesus é nosso Rei.
Que assim seja, para que entremos um dia com Jesus na Nova Jerusalém!

sábado, 24 de março de 2018

Relembrando a ressurreição

"Já estou crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que vivo agora na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim." Gálatas 2:20   

Na semana anterior à Páscoa é costume relembrar dos últimos acontecimentos do ministério de Jesus na terra, iniciando da entrada em Jerusalém, montado em um jumentinho, aclamado por multidões que haviam presenciado seus milagres.
Hoje, marcando esse momento, o sermão lembrou, através da vida do apóstolo Paulo. a obra transformadora de Jesus, que oferece nova vida àquele que O seguir.
Paulo não foi um dos primeiros discípulos de Cristo. Pelo contrário, perseguia os seguidores do Mestre. Numa de suas viagens em busca de cristãos para serem torturados e mortos, teve uma visão e ouviu a voz do próprio Jesus, dizendo: - Saulo, Saulo, por que me persegues? A partir daí, passou a seguir o Senhor em quem não acreditava.
Passou por uma transformação e Paulo - que inicialmente era chamado Saulo, mas cujo nome foi mudado após a conversão -  escreveu várias cartas às igrejas cristãs, que nos servem de ensinamento até os dias de hoje.
Nesse versículo Paulo ressalta que a vida cristã implica negar as próprias vontades e seguir a vontade de Jesus. A vida cristã é de sacrifício do eu, de altruísmo, de bondade, de negativa do amor ao próprio eu.
É o que diz a letra desta música, cantada pelo quarteto masculino Arautos do Rei.


sábado, 17 de março de 2018

Jovem



"Pois para o Senhor Deus ele será um grande homem. (...)" Lucas 1:16
Neste sábado é comemorado o Dia do jovem na minha igreja e a programação foi voltada para os mais jovens, que se encontram na primavera da vida.
Geralmente os sermões nessa data falam sobre José, Daniel e outros  personagens bíblicos do antigo testamento, mas o orador falou sobre João Batista, que preparou o caminho para o ministério terrestre de Jesus.
O texto principal foi este - Lucas 1:16.
Pediu-se que disséssemos para nossos filhos e netos sentados conosco: "Para Deus, você é um grande homem!" 
O texto de Lucas continua dizendo: "Ele não deverá beber vinho nem cerveja. Ele será cheio do Espírito Santo desde o nascimento." - acentuando o cuidado e a bênção na educação deste jovem.
O Senhor do Universo, o Rei dos reis , nos considera - não só aos jovens - grandes homens e mulheres e o Senhor sonha que nos apropriemos desses lindos planos que tem para nós.
Como o versículo diz, os sonhos incluem vida cheia de moderação e domínio próprio, comportamento exemplar, os princípios e o poder de Deus acompanhando o dia a dia.
Que este sonho se torne nosso e de nossos filhos! Que sejam grandes cristãos para o Reino!

segunda-feira, 5 de março de 2018

Amor, alegria, paz

Era um dos cultos de uma série de cultos de oração pela família na minha igreja.
Em um dos momentos dedicados à oração, o dirigente, nosso pastor, pediu-nos que continuássemos sentados e abríssemos nossa Bíblia em Gálatas 5, lendo sobre o fruto do Espírito e pedindo silenciosamente por esse fruto em nossa família.
O fruto do Espírito Santo é, conforme diz o apóstolo Paulo, amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. E Paulo acrescenta: contra estas coisas não há lei.
Evidentemente para que tenhamos um fruto num pomar é necessário primeiro plantar a árvore. Assim, para que tenhamos essas qualidades, precisamos primeiro ter ao próprio Espírito Santo - Deus, reinando em nosso lar.
Diz o primeiro Salmo que o justo é como a árvore plantada junto a torrentes de água, que representam na Bíblia o Espírito Santo.
Quanto mais estivermos próximos ao Senhor, o Santo Espírito estará conosco e encherá nossa casa de todas essas qualidades especiais.
Queremos ser felizes em nosso lar? Busquemos ter o lar sob o domínio de nosso Deus. O seu santo Espírito estará conosco trazendo tudo de bom e belo para a família.