"Bendize, minha alma, ao Senhor e não te esqueças de nenhum de seus benefícios." Salmos 103:2No estudo da Bíblia entre janeiro e março estamos estudando, na minha igreja, o livro de Salmos. Eles foram agrupados por tema para estudo.
Os Salmos 44, 22, 13, 60, 42 falam de oração. "Por que está abatida, ó minha alma? (...) Espera em Deus, pois ainda o louvarei." Salmos 42:11
Ainda os Salmos 23, 28, 80 78, 53, 79, 100 falam do Senhor como Pastor de Israel - e do povo de Deus. "Sabei que o Senhor e Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio." Salmos 100:3.
Outros Salmos falam do Messias entronizado como Rei - os Salmos 2, 110, 89, 110. "Disse o Senhor ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés.(...) Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque". Salmos 110: 1, 4.
Há Salmos que falam da história de Israel, como o Salmo 78, contando a história da libertação do Egito, a travessia do deserto e do Mar Vermelho, sob a perseguição do inimigo povo egípcio, a proteção e iluminação da nuvem e também as murmurações do povo contra Moisés, juízos de Deus nessa jornada, finalmente o rei Davi. "Também escolheu a Davi, seu servo, e o tomou dos redis das ovelhas; tirou-os do cuidado das ovelhas e suas crias, para ser o pastor de Jacó, seu povo e de Israel, sua herança." (Salmos 78:70)
Sobre os Salmos históricos, o registro da história não é apenas um registro, mas um guia que mostra os exemplos do passado, que nos servem no presente. Podemos refletir e criar um Salmo histórico sobre nossa própria vida. Eu, que tenho mais de 70 anos, posso ver vários capítulos em minha vida, cada um com suas lições. Além de mostrar exemplos para o presente, esses Salmos mostram como marchar para o futuro, com esperança no cuidado de Deus.
Nesta semana, já próximo ao final de março, estamos estudando sobre nosso anseio de estar no tabernáculo de Deus e para sempre na presença do Senhor.
"O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu! Bem aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente." Salmos 84:3 e 4.
Embora estes últimos versículos se refiram ao templo, não se referem apenas ao tabernáculo ou altar físico. Eles falam sobre estar na presença do Senhor. Viver aqui na presença de Deus é conhecer e fazer sua vontade, louvá-lo e agradecer a Ele pelo que faz por nós.