terça-feira, 4 de março de 2025

Mulher - Força e dignidade

                                   

Reveste-se de força e dignidade; sorri diante do futuro. Fala com sabedoria e ensina com amor."(Provérbios 31:25-26)

Estamos em março, mês da mulher. Em alguns horários vagos estarei, junto com outra professora, levando aos alunos mensagens sobre realizações de mulheres, valorização e respeito devidos à mulher.

Num mundo em que a violência e o desrespeito contra a mulher se mantém e até cresce, vamos valorizá-la em suas múltiplas áreas de atuação. 

Vamos lembrar principalmente que a mulher é mãe que cuida e educa seu filho desde pequeno bebezinho e que o acalenta em seu interior enquanto se forma. 

Pedi aos alunos que escrevessem um parágrafo sobre uma mulher que admiram na família. Observei que alguns não apreciaram essa atividade. Por isso ela é necessária. Quando os jovens aprenderem a olhar com olhos de respeito e admiração as mulheres que estão próximas a eles, a forma de agir em relação a todas as mulheres, assim como em relação aos seres humanos em geral, terá uma mudança para melhor.

Quanto a nós mulheres cristãs, observemos o versículo acima e busquemos para nossa vida e nossas palavras a sabedoria do Senhor na convivência com nossos filhos, esposos e irmãos!








sábado, 1 de março de 2025

O poder da oração

 


"Ó tu que ouves a oração, a ti virão todos os homens." Salmos 65:2

No último mês de fevereiro, participamos da campanha de dez dias de oração em nossa igreja. Havia um tema para o programa, ligado à vida plena, isto é a vida abençoada pelo Senhor que nos permite desfrutá-la com alegria. As palestras falaram sobre os remédios naturais que Deus nos provê para uma vida plena e que colaboram para a prevenção de doenças, que são a água, a luz solar, o ar puro, o repouso, domínio próprio e moderação em tudo e abstenção de elementos que prejudicam a saúde, o exercício físico e o trabalho, a confiança em Deus.

O pastor de nossa igreja organizou lives todos os dias dessa série às 5h30 e, além de falar sobre saúde, falou também sobre os dez mandamentos, que são preceitos que também contribuem para a vida plena. 

Em um dos dias havia recomendação de um jejum de dez horas. A Bíblia fala sobre o jejum e acreditamos que, por facilitar que o cérebro fique mais preparado para a reflexão,  o jejum nos torna mais aptos a orar e ter confiança em Deus. No caso deste dia para jejum, poderia ser jejum utilizando apenas líquidos ou frutas e seriam contadas dez horas, não incluindo as do sono. Eu e meu esposo, aderimos ao jejum utilizando líquidos e frutas apenas entre 18h e 12 h do dia seguinte. 

Havia uma lista para orações e foram incluídos alguns membros da igreja com enfermidades. Todos ficamos felizes quando, no último culto, no sábado pela manhã, esteve presente um desses enfermos, já em recuperação, embora ainda debilitado.

O Senhor escuta nossas orações. Podemos acessar confiantemente seu trono, que  é misericordioso. Podemos também ouvir suas palavras através da Bíblia, reunindo conselhos sábios para nossa vida e histórias para nosso exemplo. A comunicação aberta com Deus por certo nos trará condições para uma vida feliz.

domingo, 16 de fevereiro de 2025

Trabalharás

 
                         


"Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. (Êxodo 20:9)

Transcorre na igreja programação especial dedicada à oração. É uma jornada de dez dias e nosso pastor tem dirigido diariamente uma live às 5h30 da manhã em que a cada dia menciona e comenta itens ligados a conselhos para uma vida saudável e cada um dos dez mandamentos.

Hoje comentou o quarto mandamento, que fala sobre dedicar um dia para o descanso das atividades seculares, centrando-se em Deus. Mas, curiosamente, o pastor não falou sobre o descanso sabático e sim sobre a parte do mandamento que fala dos primeiros seis dias: seis dias trabalharás.

Comentou sobre a bênção do trabalho e sobre os problemas que pode gerar, de duas formas - dedicar-se demasiadamente ao trabalho ou não desejar trabalhar. Contou a história de um ancião que encontrou, animadíssimo com sua nova rotina, viajando a outra região do país para criar uma empresa em uma área diferente daquela em que já tinha negócios. Elogiou essa motivação pelo trabalho seja em que idade for.

Trabalho há mais de 50 anos em atividades fora de casa e agora devo aposentar-me no meio deste ano. Já estou procurando formar uma rotina de trabalho em casa pós-aposentadoria, dentro deste princípio do trabalho como abençoador dos dias. Creio que muito da satisfação que sentimos em retornar a casa para descansar no final de cada dia se deve às atividades que desempenhamos, que são nossa função e contribuição para nosso semelhante.

Que possamos através do trabalho tornar melhor a vida daqueles que alcançamos e ao mesmo tempo  preencher com um sentido de pertencimento à sociedade os nossos dias.



quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Com a tua bondade


"Coroas o ano com a tua bondade (...) " Salmos 65:11 

Primeiro mês do ano mais uma vez. Chegaram ao final as festas de Natal e de fim de ano e pensamos em como será este ano para nós.

O que é novo e incerto nos traz insegurança. Assim é com um novo lugar para morar, uma cidade nova para atravessar, com endereços desconhecidos, uma empresa nova para trabalhar. Mas ao mesmo tempo que o novo traz ansiedade e insegurança pode também trazer esperança, se olharmos o contexto por um outro prisma.

Podemos esperar o melhor em cada situação nova quando confiamos no Senhor. Ele nos dá segurança em nossos caminhos, como o Pastor, guiando as suas ovelhas. O melhor é olhar o futuro com os olhos tranquilos e esperançosos de quem tem fé. As paisagens, o trânsito, a estrada, o céu, a pousada, tudo vai parecer melhor se estivermos com olharmos com a confiança no Alto.

O novo ano trará caminhos de paz e esperança na bondade de Deus!