domingo, 16 de fevereiro de 2025

Trabalharás

 
                         


"Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. (Êxodo 20:9)

Transcorre na igreja programação especial dedicada à oração. É uma jornada de dez dias e nosso pastor tem dirigido diariamente uma live às 5h30 da manhã em que a cada dia menciona e comenta itens ligados a conselhos para uma vida saudável e cada um dos dez mandamentos.

Hoje comentou o quarto mandamento, que fala sobre dedicar um dia para o descanso das atividades seculares, centrando-se em Deus. Mas, curiosamente, o pastor não falou sobre o descanso sabático e sim sobre a parte do mandamento que fala dos primeiros seis dias: seis dias trabalharás.

Comentou sobre a bênção do trabalho e sobre os problemas que pode gerar, de duas formas - dedicar-se demasiadamente ao trabalho ou não desejar trabalhar. Contou a história de um ancião que encontrou, animadíssimo com sua nova rotina, viajando a outra região do país para criar uma empresa em uma área diferente daquela em que já tinha negócios. Elogiou essa motivação pelo trabalho seja em que idade for.

Trabalho há mais de 50 anos em atividades fora de casa e agora devo aposentar-me no meio deste ano. Já estou procurando formar uma rotina de trabalho em casa pós-aposentadoria, dentro deste princípio do trabalho como abençoador dos dias. Creio que muito da satisfação que sentimos em retornar a casa para descansar no final de cada dia se deve às atividades que desempenhamos, que são nossa função e contribuição para nosso semelhante.

Que possamos através do trabalho tornar melhor a vida daqueles que alcançamos e ao mesmo tempo  preencher com um sentido de pertencimento à sociedade os nossos dias.



quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Com a tua bondade


"Coroas o ano com a tua bondade (...) " Salmos 65:11 

Primeiro mês do ano mais uma vez. Chegaram ao final as festas de Natal e de fim de ano e pensamos em como será este ano para nós.

O que é novo e incerto nos traz insegurança. Assim é com um novo lugar para morar, uma cidade nova para atravessar, com endereços desconhecidos, uma empresa nova para trabalhar. Mas ao mesmo tempo que o novo traz ansiedade e insegurança pode também trazer esperança, se olharmos o contexto por um outro prisma.

Podemos esperar o melhor em cada situação nova quando confiamos no Senhor. Ele nos dá segurança em nossos caminhos, como o Pastor, guiando as suas ovelhas. O melhor é olhar o futuro com os olhos tranquilos e esperançosos de quem tem fé. As paisagens, o trânsito, a estrada, o céu, a pousada, tudo vai parecer melhor se estivermos com olharmos com a confiança no Alto.

O novo ano trará caminhos de paz e esperança na bondade de Deus!