Dia dos Namorados

Amor de namorados

"Grave o meu nome no seu coração e no anel que está no seu dedo." Cantares 8:6

A Bíblia também traz mensagens sobre amor entre homem e mulher, mostrando conselhos sobre essa forma de relacionamento - seja de esposos seja de noivos ou namorados.
Próximo ao Dia dos Namorados, vou transcrever alguns versículos sobre o amor.

"O seu perfume é suave; o seu nome é para mim como perfume derramado. Nenhuma mulher poderia deixar de amá-lo." Cantares 1:3

"Como um lírio entre os espinhos, assim é a minha amada entre as outras mulheres." Cantares 2:2

"Estou ouvindo a voz do meu amor. Ele vem depressa, descendo as montanhas, correndo pelos montes. (...) O meu querido está ali, do lado de fora da nossa casa. Ele está olhando para dentro, pelas janelas; está me espiando pelas grades. O meu amor está falando comigo." Cantares 2:9 e 10

"Venha, então, minha querida; venha comigo, meu amor." Cantares 2:10

"Minha noiva, meu amor, você é como um jardim cercado e fechado; é uma fonte particular." Cantares 4:12

"Entre dez mil homens, o meu amado é o mais bonito e o mais forte." Cantares 4:10

""Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu. Ele leva as suas ovelhas para pastarem entre os lírios." Cantares 6:3

"Como você linda, minha querida! Como você me dá prazer! Como é agradável a sua presença!" Cantares 7:7

"Grave o meu nome no seu coração e no anele que está no seu dedo. O amor é tão poderoso como a morte; e a paixão é tão forte como a sepultura." Cantares 8:6

No sentido próprio, esses versículo se referem ao amor entre o rei Salomão e sua noiva denominada  Sulamita. É certo que muitos deles podem ser entendidos metaforicamente como o amor entre Jesus e a igreja pura. É interessante ler o livro inteiro de Cantares de Salomão, no Antigo Testamento, após o livro de Eclesiastes.

Amor de enamorados

"Eis que és formosa, ó meu amor, eis que és formosa ..." Cânticos 1:20

Nesta semana, vamos comemorar o Dia dos Namorados. A Bíblia também fala sobre o amor entre o homem e a mulher. São lindos e inspirados os versículos de Cantares de Salomão.
O enamorado não cessa de elogiar sua amada, recorrendo a comparações com a natureza que o cerca, numa cultura agrícola:
"Eis que és formosa, meu amor, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas; entre as tuas tranças o teu cabelo é como o rebanho de cabras que pastam no monte de Gileade." Cânticos 4:1

"Tu és toda formosa, meu amor, e em ti não há mancha." Cânticos 4:7
Aqui, o versículo, além da formosura do corpo da amada, lembra a pureza de seus caminhos.

"Formosa és como Tirza, aprazível como Jerusalém, terrível como um exército com bandeiras." Cânticos 6:4
A amada lembra uma cidade linda e desejável para ser visitada, lugar que seria residência dos reis,no norte do país, e também uma cidade acolhedora e um lugar prazeroso, como a capital do país natal, que simboliza a própria terra natal. O versículo termina com um tempero mais forte, ou uma ponta de ironia, ao comparar a amada com "um exército com bandeiras". Toda a determinação, persistência e arrojo da mulher estão aí contidos.

"A figueira já deu os seus figos verdes, e as vides em flor exalam o seu aroma; levanta-te, meu amor, formosa minha e vem." Cânticos 2:13
Este verso lembra que a natureza segue o tempo determinado para que as árvores deem seus frutos. No tempo certo, o enamorado chama a amada para juntar-se a ele. O verso enfatiza o momento certo para o amor sensual, o casamento e a formação do lar.

A Bíblia fala, sim, do amor entre o homem e a mulher, da sensualidade, da beleza, da pureza, do tempo certo.

Digno o matrimônio

"Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula (...) Hebreus 13:4
O primeiro milagre de Jesus deu-se nas famosas bodas de Caná. Cristo esteve presente a um casamento logo no início de seu ministério. Na realidade a Bíblia enfatiza tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento que não é bom que o homem esteja só e que as pessoas devem viver em famílias.
Neste versículo é elogiada a pureza dentro do matrimônio, a fidelidade entre o casal, que traz confiança e respeito.
A segunda parte do versículo diz que " Deus julgará os impuros e adúlteros." (mesmo versículo)
Toda a Palavra de Deus elogia a pureza, a fidelidade, o amor entre um casal e menciona que é bom que as pessoas vivam unidas a outras para que um apoie o outro.
Acredito que os conselhos da Bíblia são para nossa felicidade. Assim, desejo que nossos lares sejam exemplos de amor e fidelidade, para que sejam honrados por Deus e felizes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário