quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Resposta adequada

"O homem se alegra em responder bem e quão boa é a palavra dita a seu tempo." Provérbios  15:23

Quando levo as provas para entregar aos alunos depois de corrigidas, escuto manifestações de alegria quando as notas são boas. Todos nos alegramos quando respondemos bem.
Algumas vezes até planejamos respostas ou contamos aos outros como respondemos a tal e tal observação de alguém, como foi uma conversa ...
Há sites que vivem de respostas, e, navegando neles, nos divertimos respondendo ou recebendo respostas.
A Bíblia nos fala que é boa a palavra dita a seu tempo. Responder bem és responder a seu tempo. Dá para perceber que há tempo em que é melhor não responder. Existe tempo de não responder. Nas provas alguns alunos respondem qualquer coisa julgando que não vai ser lida pelo professor ao corrigir. Muitas vezes o professor prefere que não encontrar nenhuma resposta a encontrar respostas totalmente inadequadas...
Há também respostas que podem ser adequadas aos olhos dos homens mas não adequadas aos olhos de Deus, porque não dizem o que Jesus diria em nosso lugar.
E às vezes a melhor resposta, a mais adequada, é o silêncio, para não ferir, não ofender, e não faltar com o amor.  O silêncio muitas vezes é mais difícil que uma resposta, mas é a resposta mais cristã em certas ocasiões.
Em música, existem os sons e existe a pausa. A pausa diz muito numa música. Se executarmos algum som na pausa, seremos repreendidos pelo maestro.
Vamos perceber onde devem existir pausas em lugar de palavras.


Um comentário:

  1. Mamãe do Danielzinho14 de setembro de 2011 18:18

    Oi Celina, maravilhosa essa meditação! O silêncio é bem precioso mesmo em muitas situações.
    um beijo,
    Lauri

    ResponderExcluir