quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Tempo para todo propósito

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3:1

O autor inspirado inicia o capítulo 3 de Eclesiastes com essa afirmação geral sobre a existência de um tempo para cada propósito.
Exemplifica a seguir, mostrando fatos que mudam no decorrer do tempo: tempo para nascer e tempo para morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derribar e tempo de edificar, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras ..., tempo de guerra e tempo de paz.
Quando se aproxima o último mês do ano, lembro que há um tempo para repousar após a jornada de cada ano, assim como repousamos também após a jornada de cada dia e após a jornada de cada semana.
Há assim um tempo de trabalhar e um tempo de repousar e recrear-se, um tempo de fazer e um tempo de refletir, um tempo de agitar-se e um tempo de calma, um tempo de movimento e um tempo de pausa.
Amo sonhar e preparar esse tempo de pausa a cada final de ciclo anual. Logo a jornada deste ano chegará a seu fim e cada um irá descansar dela, fazer o balanço do que se passou, do que foi ganho e do que foi perdido, daquilo em que houve crescimento e daquilo que estagnou, daquilo que devemos repetir e daquilo que deve cessar.
Enfim, aproxima-se o tempo do encerramento, tempo de reflexão, tempo de novos propósitos; há também um tempo determinado para encerrar-se a etapa de mais um ano.




2 comentários:

  1. Obrigada pela sua presença no Recanto, gostei muito desta reflexão, existe tempo para todas as coisas.
    beijos e ótimo final de semana
    Equipe Recanto

    ResponderExcluir
  2. Celina,

    O tempo certo vem do Senhor.
    Amei o texto, pois amo essa passagem bíblica.

    Obrigada por compartilhar.
    Tenha uma semana de conquistas.

    beijos

    ResponderExcluir