domingo, 16 de dezembro de 2012

O Menino e o profeta

"Porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante dos povos (...) "Lucas 2:30 e 31

Imaginem  que, nos dias de hoje, um pai e uma mãe levam seu bebê para ser dedicado numa igreja e, no final da cerimônia, na porta encontram um velhinho de longas barbas pedindo para segurar um instante a criancinha. Depois, ainda imaginando, pensem  no velhinho dizendo que o bebê será um iluminado que libertará o  mundo do reino do mal. E ainda imaginem que o profeta termina sua predição dizendo que o bebezinho será um iluminado mas que a mãe sofrerá por isso uma grande dor. Os pais ficariam surpresos, admirados, temerosos.
Tudo isso aconteceu com José e Maria ao levarem o bebê Jesus para a cerimônia de apresentação no templo judaico, como primogênito do casal, de acordo com uma antiga ordenança, levando ainda um par de pombinhos para oferecerem em sacrifício.
Simeão conhecia as profecias a respeito de Jesus e Deus lhe tinha dito, através do Espírito Santo, que não morreria sem antes ver o Cristo Senhor.
Para quase todos no templo, Jesus era apenas o filho primogênito de José e Maria. Mas Simeão viu naquela criança o Filho de Deus. e louvou a Deus por isso:
"Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel."
Depois falou ainda à mãe de Jesus, profetizando sobre o sacrifício de Cristo, que seria como uma espada traspassando a alma de Maria, mas que seria para a salvação de muitos.
José e Maria não entenderam aquelas palavras, mas nelas ficaram meditando por muito tempo.
Nos acontecimentos em nossa vida podemos nada ver, como os judeus presentes no templo não viram a Jesus, ou podemos ver apenas acaso, sorte ou falta dela. Mas, se olharmos sob a ótica da Revelação da Palavra, veremos a  proteção e guia da poderosa mão divina em nossa vida. 
O Deus triúno é criador e mantenedor do Universo e também de cada um de nós, seres humanos.
Cristo ainda está conosco hoje, para iluminar nossos passos.










2 comentários: