segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

E o mais Ele fará

"Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará." Salmos 37:5

Mais uma etapa do caminho de nossa vida se abre para nós. É o início de um novo ano que se aproxima. 
Neste ano, para vivermos com sabedoria, o conselho é este do salmista Davi, que foi rei e, desde a infância, como pastor de ovelhas, enfrentou muitas dificuldades e perigos. No início da vida, lobos e leões ameaçavam o pequeno pastorzinho e seu rebanho. Mais tarde, inimigos queriam impedi-lo de assumir o reinado para o qual fora ungido.
O segredo da vitória é entregar o caminho ao Senhor. Se conversamos com Deus, através da oração, nos entregando a Ele,  se ouvirmos a divina voz através da leitura da Bíblia, nosso Pai Celestial está pronto a receber em suas mãos o controle de nossa vida.
Se a direção for divina, nosso caminho será sempre mais leve para nós. Sigamos o conselho do salmista Davi.

E o mais Ele fará 




E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus! Romanos 12:2

Mais um final de ano. Hoje à noite as pessoas vão-se reunir, orando ou torcendo por um ano melhor, uma vida melhor, um mundo melhor.
São feitas muitas previsões para o ano de 2015, mas, para os cristãos, o futuro pertence a Deus.
Qual será a vontade de Deus para o ano novo? Sabemos que Ele deseja para nós - porque nos promete isso na Sua Palavra - caminhos de paz. Entretanto por vezes permite que obstáculos atravessem nossa jornada.
Conviver com as "pedras" é para os fortes. E sabemos: "Tudo posso naquele que me fortalece."
Somos fortes quando estamos com Deus.
Por isso, desejo a todos nós um ano com Deus! Pois havendo uma renovação de nosso interior, de nossos pensamentos, de nosso íntimo com Ele, experimentaremos Sua vontade, que é de paz, ânimo e alegria no Senhor!
Feliz 2015!






domingo, 15 de dezembro de 2013

Alegria para todo o povo


"O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será  para todo o povo." Lucas 2: 10

A Bíblia registra que os pastores que guardavam seus rebanhos na noite do nascimento de Jesus foram visitados por um anjo que lhes deu uma grande notícia - a de que o Menino nascera em Belém.
Aqueles pastores ficaram sinceramente alegres pois em seu coração humilde e sincero guardavam a esperança da vinda do Messias Libertador, que havia sido prometido desde os tempos antigos.
Deixaram o que estavam fazendo e se dirigiram à cidade, onde acharam Jesus, no lugar indicado pelo mensageiro celestial.
Tudo isso lhes trouxe grande alegria. Foi um milagre na vida deles. Imagine você receber um milagre dos céus! E muitas vezes recebemos presentes de Deus que são milagres em nossa vida. 
Os pastores contaram sua alegria para muitos. Não nos calemos e transmitamos a outros a alegria que recebemos através da Palavra de Deus e de Jesus em nossa vida. Transmitamos ao mundo a alegria do Natal!

sábado, 7 de dezembro de 2013

A luz resplandece nas trevas

"A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela." João 1:5

O apóstolo João, iniciando o livro do evangelho de Cristo, diz que Ele era a a vida e a luz dos homens e então aparece o versículo acima.
Muitas vezes, durante a vida terrestre de Cristo, o inimigo de Deus lhe ameaçou a vida, desde a ocasião em que o rei Herodes, buscando matar Jesus, ordenou a matança dos inocentes, antes da qual José foi avisado e, com Maria e o Menino, se refugiou no Egito.
Sempre a luz vence as trevas e  Cristo cumpriu sua missão e hoje o Seu evangelho é conhecido em todo o mundo.
Se você quiser ter a vitória, fique ao lado da luz, fique ao lado de Cristo. A luz vence as trevas.

domingo, 1 de dezembro de 2013

Nos falou através de Seu Filho

" (...) nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo." Hebreus 1:2

Mês de dezembro, mês de Natal, lembramos da vinda de Jesus Cristo a este mundo.
Neste versículo, Jesus é mostrado como o dono de todas as coisas, e Criador, encarnado em um humilde bebê; Jesus o Criador do Universo, se despindo de todas a glória, beleza e poder, para nos falar de Deus.
Vejamos neste mês de Natal o amor de Deus revelado através de Seu Filho, que ainda nos fala, através de Sua Palavra. 
Jesus é  cuidado, é bondade, é misericódia, verdade, luz, justiça, poder. Mas acima de tudo Jesus é amor.
Neste mês de dezembro, vamos ouvir o que Jesus nos fala sobre Deus triúno.
Os sinos do Natal estão tocando, trazendo Sua mensagem.

domingo, 24 de novembro de 2013

A glória de Deus

"A glória do Senhor se manifestará, e toda a carne a verá(...)" (Isaías 40:3)
Aproxima-se a época do Natal e esta é uma profecia de Isaías sobre a vinda de Cristo a esta terra em Belém da Judeia.
Conforme Hebreus 1, Cristo é o resplendor da glória. 
Aguardamos o Natal para comemorar o nascimento de Cristo, entretanto Cristo já veio como bebê, viveu fazendo o bem, foi crucificado pelos pecados e subiu aos céus.
O versículo anterior a este de Isaías refere-se a preparar o caminho para a vinda de Jesus, o que foi feito literalmente por João Batista, o precursor:
"Todo vale será aterrado e nivelados, todos os montes e outeiros; o que é tortuoso será retificado, e os lugares escabrosos, aplanados." Isaías 40:2. Jesus veio a esta terra depois que João Batista pregou e efetuou essa obra de preparar os corações.
O pregador de ontem na minha igreja aplicou o versículo a nossa vida: Cristo vai estar conosco, em nossa vida, quando  prepararmos nossa vida para Ele, isto é, quando decidirmos aterrar os vales, nivelar os montes, endireitar os caminhos. Significa que a decisão de ordenar nossa vida é nossa. 
Se tomarmos a decisão, o Espírito de Deus estará conosco e um exército de anjos para lutar a nosso lado!


sábado, 16 de novembro de 2013

A bondade e a justiça

"Cantarei a bondade e a justiça; a ti, Senhor, cantarei." Salmos 101:1

Ouvi uma história, contada por um pastor, sobre a bondade e a justiça.
Ele recordava que, quando criança, havia uma hora determinada para voltar para casa e a mãe sempre o advertia: "se você chegar depois da hora, haverá um castigo". Na época, o menino tinha uns 9 anos e um dia chegou depois da hora determinada. A mãe disse, então, que teria de cumprir o castigo.
Levando colchão, cobertas e travesseiro, a mãe subiu então para o sótão junto com o filho e o acomodou para dormir lá. 
O menino tentou dormir mas, depois de uma hora, com medo do escuro e do lugar estranho e solitário, começou a chorar. A mãe ouviu mas não se comoveu. Entretanto o pai subiu ao sótão com suas próprias cobertas e disse ao menino que ficaria em seu lugar no castigo, enquanto ele voltava para sua caminha no andar de baixo.
Nesta história, justiça é representada pela mãe e bondade pelo pai, mas nós sabemos que nosso Pai celestial é ao mesmo tempo bondade e justiça. Temos o direito de recorrer a Ele, mesmo quando erramos. O preço já foi pago na cruz. Que grande privilégio temos em receber hoje a misericórdia de nosso Deus! 


sábado, 9 de novembro de 2013

Com o contrito e abatido

"Porque assim diz o Alto, o sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos." Isaías 57:15

O contrito é aquele que se volta para Deus sem cessar, sentindo-se pecador, não tendo certeza do perdão, aflito. 
Deus manda esta mensagem: o Senhor está presente com esse cristão aflito, para dar-lhe nova vida e ânimo.
Deus oferece perdão e salvação e paz ao que se achega a Ele e pede em nome de Jesus. 
A confissão dos pecados a Deus em oração, o sincero pedido de perdão, junto com o arrependimento trazem nova paz à consciência do convertido.
Deus estende a todos Sua grande misericórdia. Há paz e alegria na presença de nosso Deus,  justo e compassivo.


sábado, 2 de novembro de 2013

A nós e a nossos filhos

"As coisas encobertas pertencem ao Senhor, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos para sempre (...)" Deuteronômio 29:29


O orador desta manhã em minha igreja comentou na introdução do sermão que, na sua infância, não havia televisão na casa dele e que ele então se dedicava muitas horas por dia à leitura.
Entre suas leituras, estavam as histórias que a Palavra de Deus nos traz para exemplo e orientação.
Idêntica experiência tive quando era criança e li muitos livros e, principalmente, aprendi muitas histórias do Antigo e do Novo Testamento que recordo até hoje. Ainda hoje encontro histórias novas da Bíblia e aprendo muito com elas.
Talvez nossas crianças não tenham hoje esta oportunidade, porque têm muito tempo ocupado pelo uso de aparelhos eletrônicos, mas devemos tomar alguns minutos ou horas na semana para passar-lhes estas mensagens preciosas. Cada história da escritura tem muitas lições para nós, vamos procurá-las e transmiti-las a nossos jovens.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Planos de Deus

"Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança." Jeremias 29:11

Estou compartilhando o versículo que li no dia de ontem num livro de reflexões para mulheres cristãs - "Meditação da mulher - Renova-me".
A autora do texto, Sharon M. Thomas, refere que, como professora aposentada, trabalha como substituta em algumas escolas. Ao chegar à escola onde deve desenvolver suas atividades, procura os planos de aula deixados pelos colegas que se afastaram.
Em algumas ocasiões, ela encontra os planos e as aulas seguem normalmente. Em algumas outras ocasiões, os planos não são achados, e
as aulas podem ficar caóticas, porque às vezes os alunos sugerem conteúdos e atividades que não são adequados para seu bom desenvolvimento escolar. 
A autora conclui: "Não podemos fazer planos melhores do que os de Deus. Precisamos apenas de sabedoria para aceitar e seguir esses planos. Ou, como diz a paráfrase do texto na versão A Mensagem: Sei o que estou fazendo. Já planejei tudo, e o plano agora é cuidar de vocês." 
Seguindo os conselhos da Palavra de Deus e estando em comunhão com Ele através da oração e estudo da Bíblia, estaremos permitindo que os planos de Deus sejam realidade em nossa vida.


domingo, 20 de outubro de 2013

Até aqui nos ajudou o Senhor


"Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor." I Samuel 7:12

O capítulo 7 de Samuel conta a luta vitoriosa dos hebreus, descendentes de Jacó contra os filisteus. Embora os filisteu fossem mais numerosos, Deus esteve à frente da batalha e a vitória foi ganha pelo Senhor para o Seu povo.
Em atitude de gratidão, Samuel fixou uma pedra no local onde começou a batalha vitoriosa e a chamou Ebenézer, que quer dizer "pedra de ajuda" ou "gratidão", significando o reconhecimento pela guia e cuidado de Deus para com seu povo.
Em nossas vitórias na vida em todos os campos - profissional, financeiro, na saúde, na família - vamos dizer "Ebenézer", lembrando que essas vitórias quem nos dá é o nosso Deus!


sábado, 12 de outubro de 2013

Em todas as Escrituras


"E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras." Lucas 24:27

O orador desta manhã em minha igreja iniciou uma série de sermões denominados Sombras da glória. Nesses sermões, que terão seguimento no próximo mês, apresentará Jesus e sua presença em toda a Bíblia. 
Hoje apresentou várias personagens Bíblicas que prefiguram o Messias, como José, Jacó, Isaque. 
No texto, o próprio Jesus mostra a dois discípulos, que encontra após a ressurreição, no caminho de Emaús, um vilarejo próximo a Jerusalém, o que é dito dele nas Escrituras, começando pelo pentateuco, os cinco livros de Moisés, e continuando com as profecias dos profetas maiores e menores.
Sem dúvida, Jesus é o centro das Escrituras.

domingo, 6 de outubro de 2013

Por que dizes?

"Por que, pois, dizes, ó Jacó, e falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao Senhor, e o meu direito passa despercebido ao meu Deus?" Isaías 40:27

Este foi o texto lido ontem antes da oração intercessória na minha igreja, no culto jovem, durante programação do Coral Jovem da igreja central de Brasília.
Duas coisas me chamam a atenção: o vocativo Jacó e Israel e o complemento - o que Israel diz.
O salmista pergunta por que o povo de Deus - não o povo sem Deus - duvida do conhecimento de Deus e de Seu cuidado e de sua atenção para com a nossa vida. Sobretudo nós como povo de Deus temos de acreditar em Suas promessas de cuidado e guia. Também temos de crer em Sua Justiça, pois Ele é a perfeita Justiça.
As promessas de Deus em Sua Palavra são claras: Deus nos guia para o melhor caminho. É claro que temos sempre o direito de escolher entre dois caminhos, mas cabe-nos orar para que Ele nos faça saber a direção certa.
Também o Senhor, que é Justo, fará a Sua Justiça em nós. Podemos aguardar, pois Ele é Justo Juiz e seus julgamentos são perfeitos e retos. 

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Promoção de aniversário - resultado



O óleo e o perfume alegram o coração; assim o faz a doçura do amigo pelo conselho cordial. Provérbios 27:9

Queridos leitores, bom dia.
Terminou o mês do aniversário do blog e aqui está o resultado da promoção.
Participaram, com agradáveis comentários, as leitoras e amigas:

Cida Kuntze, autora de Compartilhando - comentou em As estações e Aniversário do blog;
Clécia Silva, autora de Firmada no Senhor - comentou em As estações, 
através do Google +;
Irene, autora de Despertando vidas - comentou em Aniversário do blog e Escolher;
Irismar Oliveira, autora de Textos do meu coração - comentou em Restaurar relacionamentos e As estações;
Lauri, autora de Pitacos da mãe - comentou em Aniversário do blog;
Sor. Cecília Codina, autora de Estoy a tu lado - comentou em As estações;
Vania Luz, autora de Preta, Preta, Pretinha - comentou em Aniversário do blog.

O comentário de Clécia Silva, que considerei, constou no artigo Aniversário 
do blog, porém através do Google +.
Aqui está o resultado do sorteio.



Entrarei em contato com a ganhadora através de email.
Um abraço a todas!

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Uma vida tranquila



"Este é o segredo de uma vida tranquila e sem temor diante de Deus: faça um propósito em seu coração de obedecer a Deus, ore sinceramente a Ele e deixe de lado todos os seus pecados e injustiças. Então você poderá aparecer diante de Deus de cabeça erguida!" Jó 11:13-15

Todos queremos ter uma vida tranquila diante de Deus. Os versículos são claros. Precisamos obedecer aos conselhos de Deus para nós e então poderemos estar de cabeça erguida.
Não recordava destas belas promessas do livro de Jó, na Bíblia. Uma amiga postou estes versículos na internet e fiz download da ilustração. Este livro conta a história de um homem temente a Deus que, não obstante, sofreu muito, pois Deus permitiu que ele fosse acometido de uma doença terrível, porque o inimigo pôs em dúvida sua verdadeira devoção ao Senhor.
Não obstante os problemas do mundo- doenças, vícios, tentações -,  
podemos pedir ao Senhor que envie Seu Santo Espírito em nossa vida para que tenhamos a força para querer e executar Seu propósito em nós. Está a nosso alcance o  perdão pelos pecados cometidos, através da graça de Nosso 
Senhor Jesus Cristo. O Senhor nos dará forças para prosseguir no Caminho certo.
E então poderemos repousar em paz.

domingo, 22 de setembro de 2013

As chuvas

"Então eu vos darei as chuvas a seu tempo; e a terra dará a sua colheita, e a árvore do campo dará o seu fruto;" Levítico 26:4

Aqui em nossa região, região centro-oeste do Brasil,  não há quatro estações 
definidas. Temos duas estações bem claras: a seca e a chuvosa.
A época seca se prolonga de abril a setembro e a chuvosa de outubro até março. No final de setembro, junto com a primavera, chegam as primeiras chuvas. Algumas vezes, no período seco chove, mas é muito pouco. Entretanto as chuvas são certas, os agricultores sabem exatamente a época própria para plantar e não falta água para o consumo
Sabemos de algumas regiões do país em que há longos períodos sem chuvas e onde o gado morre sem água para beber e mesmo as pessoas têm de
andar extensos trechos para conseguirem água para o consumo próprio.
A chuva é uma bênção e o versículo associa a bênção à obediência. Por certo, se obedecermos aos conselhos da Palavra de Deus, teremos chuvas de bênçãos em nossa vida. 

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Aniversário do blog


"Porque por mim se multiplicam os teus dias, e anos de vida se te acrescentarão." Provérbios 9:11

Este blog está completando 2 anos!
Tenho observado que muitas pessoas se interessam pelo que Deus nos diz através de 
sua Palavra, porque já tivemos mais de 100 mil visitas aqui, mas até agora conheci poucos leitores através de comentários e emails.
Escreva um comentário durante este mês em qualquer postagem e indique seu email!
Você estará me ajudando a comemorar o aniversário, terei prazer em conhecer algumas das pessoas que me visitam e leem aqui os versículos da Palavra de Deus e você também estará concorrendo a um livro de reflexões para jovens, mulheres ou adultos, a sua escolha.

A autora,
Celina



sábado, 14 de setembro de 2013

Restaurar relacionamentos

"Não devias tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo, como também eu me compadeci de ti?" Mateus 18:33

O versículo está na parábola do credor incompassivo, em que Jesus conta a história de alguém a quem uma grande dívida foi perdoada pelo seu senhor, livrando-se ele e a família de serem vendidos como escravos.
Esse devedor perdoado, mais tarde, encontra um outro servo do senhor que perdoara a dívida e que, por sua vez, devia a ele, servo, uma quantia bem menor. Esta dívida não é perdoada e o servo é mandado pelo perdoado para 
a prisão para saldar a dívida.
Sabendo o senhor do que ocorrera, manda chamar o primeiro servo e o 
entrega também para castigo.
A parábola lembra tudo que Deus nos perdoou e nos aponta o dever de perdoarmos também nosso próximo. 
A Bíblia mostra que nosso relacionamento com Deus nos leva a restaurar os relacionamentos com o próximo.



domingo, 8 de setembro de 2013

As estações

Até a cegonha no céu conhece os seus tempos determinados; e a rola, e o grou e a andorinha observam o tempo da sua arribação; mas o meu povo não conhece o juízo do Senhor. Jeremias 8:7

Embora nem sempre possamos observar em nossa cidade, as andorinhas costumam voar antes do inverno para um lugar mais quente, retornando na primavera.
Outras aves e animais também se deslocam em bandos em estações determinadas para um lugar mais próprio para sua sobrevivência.
O versículo de Jeremias lembra que há tempos determinados também para a humanidade. 
Há um tempo próprio para o juízo do Senhor. Esse juízo chegou para Israel, e essa é a aplicação do versículo na época em que foi escrito. Devido à idolatria, o povo de Israel foi levado cativo para a Assíria.
Há uma aplicação para nosso tempo. Quando Cristo subiu ao céu, prometeu a seus discípulos que voltaria outra vez. De acordo com a promessa, aguardamos o dia em que os anjos do Senhor farão a colheita na terra daqueles que O aguardam. Devemos nos lembrar desse tempo e nos preparar para que não fiquemos para trás.

domingo, 1 de setembro de 2013

Escolher

"Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus 
a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida para que vivas, tu e a tua descendência" (Deuteronômio 30:19)

As palavras foram pronunciadas por Moisés, no final de sua vida, num 
último discurso ao povo de Israel, que estava prestes a entrar em Canaã. 
Diz o versículo seguinte que escolher a vida significa ver "amando o Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz". 
Moisés viveu cento e vinte anos e guiou o povo de Deus do Egito a Canaã. Não lhe foi permitido entrar na terra prometida, porque cometeu um erro, desobedecendo a Deus e ferindo, em sua ira contra o povo, a rocha, para 
que desse água, quando deveria apenas falar a ela, pois a rocha 
representava o próprio Cristo.
Embora não tenha entrado na Canaã terrestre, Moisés está no céu. Junto 
com o profeta Elias, que foi arrebatado vivo, como narra a Bíblia, apareceu 
durante a transfiguração de Cristo, quando a glória divina de Jesus foi mostrada aos discípulos Pedro, Tiago e João no monte.   (Lucas 9:28 a 31) Moisés representa aqueles que serão ressuscitados e transformados para subirem à glória celeste com Cristo, de acordo com o apóstolo Paulo na epístola aos Tessalonicenses (I Tes. 4:14 a 16).
Estamos, como o povo de Israel, peregrinando rumo a Canaã, agora a 
Canaã celestial. Que escolhamos a vida, para entrar na eternidade com 
Cristo.

sábado, 24 de agosto de 2013

Uma brisa mansa e tranquila

"(...)depois do terremoto, um fogo, mas o Senhor não estava no fogo;e, depois do fogo, um cicio tranquilo e suave." (I Reis 19:12)

Deus buscava o profeta Elias, que, após uma intensa batalha espiritual com os profetas de Baal, fugira para um lugar deserto após se sentir ameaçado pela ímpia rainha Jezabel. Animado e alimentado por um anjo, Elias chegou até o monte Horebe, conforme a Bíblia "o monte de Deus".
Ali ficou numa caverna até que a voz de Deus o chamou. Deveria sair e se colocar perante o Senhor. 
Em seguida, ouviu-se um forte vento que despedaçava as rochas, depois do vento um terremoto (chegamos no versículo 12, citado) e depois ainda um fogo. Mas o Senhor não estava nem no vento forte, nem no terremoto, nem no fogo. O profeta sentiu a presença de Deus numa brisa tranquila e suave.
Nosso Deus é um Deus forte mas ele é o único que pode nos trazer paz e tranquilidade, como uma brisa.
Por isso, podemos estar tranquilos em meio à tempestade. Nosso Deus pode afastá-la e falar conosco numa brisa suave.



segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Vida e saúde

"Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo." Provérbios 4:22
As palavras e os ensinamentos de Deus, que encontramos na Bíblia, (Prov. 4:20) devem ser objeto da nossa atenção, porque nos trazem vida e saúde.
É o que ensina o capítulo 4 de Provérbios.
Ouvi alguns conselhos sobre saúde neste fim de semana. O palestrante mencionou que a assepsia nos hospitais e maternidades não era um protocolo corrente antes do início do século XX. Não se tinha então muita clareza sobre a ação das bactérias nocivas e sobre a transmissão de doenças pelo contato. O resultado é que havia numerosas mortes entre os recém-nascidos e parturientes. 
Comparando a situação de duas maternidades na mesma rua, uma com muitas mortes e outras com a mortalidade normal à época, concluiu-se que a causa do aumento da mortalidade era a realização de outros procedimentos pelos profissionais, até mesmo necropsias, imediatamente antes dos partos, sem desinfecção das mãos entre os dois procedimentos. 
Passaram a utilizar a desinfecção de mãos antes dos partos e a mortalidade diminuiu. Esse procedimento de desinfecção após contato com alguma impureza é numerosamente mencionado na Bíblia. 
Devido aos conselhos preciosos encontrados na Palavra de Deus, diz o provérbio que as palavras da Bíblia são vida e saúde.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Pai nosso

"Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;" Mateus 6:9

É maravilhoso cada dia podermos acordar e nos dirigir ao Pai do céu, falar com Ele como falamos com nosso pai. O Pai do céu nos ouve e compreende ainda melhor do que um pai humano. 
Além disso, Ele tem poder para atender nossa súplica. 
Em nosso Pai celestial podemos descansar e estar tranquilos. Ele retira toda a nossa ansiedade, tem cuidado de nós e nos dá o Pão nosso de cada dia e tudo o mais que precisamos.
Ele atende, pais, mães e filhos humanos. É Pai também de todas as famílias.
Pode curá-las e suprir a falta material, emocional, espiritual.

sábado, 3 de agosto de 2013

Meditar nas obras do Senhor

"Grandes são as obras do Senhor; nelas meditam todos os que a apreciam." Salmos 111:2
Uma de minhas atividades favoritas é fazer uma caminhada e nada melhor do que uma caminhada junto à natureza.
Seja numa trilha para uma cachoeira ou uma série delas, seja em volta de um lago tranquilo ou sobre a areia à beira do mar, olhando as flores do campo, elevando os olhos para as montanhas em volta, contemplando o pôr-do-sol ou as primeiras cores das nuvens ao amanhecer, ao olhar a natureza podemos nos lembrar de Deus.
Ele é o grande Criador e podemos imaginar cada um destes cenários como um presente para nós. 
Caminhar e olhar belos cenários faz bem à nossa saúde, ser gratos a Deus por tudo que nos dá faz bem a nosso espírito. Sejamos gratos ao Senhor! 

segunda-feira, 29 de julho de 2013

A luz do mundo

"Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte." Mateus 5:14
Na Bíblia, as trevas são associadas a uma condição negativa, originada com o pecado. Assim, a Palavra diz que o mundo está em trevas e que os discípulos de Cristo são a "luz do mundo". A luz dos discípulos reflete a luz de Cristo. Ele nos ilumina e nós refletimos essa luz, que deve trazer esperança e paz  ao mundo.
Por certo nossa pequena luz não pode ser escondida. Se levantarmos a luz com nosso testemunho sobre o que Cristo faz em nossas vidas, ela servirá de guia a outras pessoas.
A Palavra de Deus traz muitas mensagens de paz, conforto, esperança e conselhos abençoados. Seremos luzes quando mostrarmos essas mensagens que podem iluminar o mundo. Quando todos receberem a mensagem, o mundo sairá das trevas, e Cristo poderá voltar, conforme a promessa.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Dia dos avós




"A coroa dos velhos são os filhos dos filhos e a coroa dos filhos são seus pais." Provérbios 17:6

Já houve tempo em que pais idosos e filhos e suas famílias residiam na mesma casa. Hoje isso não é mais costume, mas essa verdade continua. 
Todo o avó e avó se alegra e se orgulha de sua família e de seus netos, em particular.
Há hoje muitos avós que criam os netos por vários motivos e outros que tem netos mais distantes, morando com os pais.
Hoje é Dia dos avós.
Desejo a todos que se alegrem nessa dia e parabenizo a todos. Orgulhem-se de serem avós, e particularmente orgulhem-se por terem uma família abençoada por Deus e continuem contando histórias da Palavra de Deus aos filhos de seus filhos. Eles se lembrarão delas quando forem adultos, pais e avós.


sexta-feira, 19 de julho de 2013

Meditação para todo dia

"Quanto amo a tua lei! É a tua meditação, todo o dia" Salmos 119:97
São 66 livros inspirados pelo mesmo grande escritor. Na Bíblia, temos histórias que mostram bons e maus exemplos. Temos preceitos de justiça, de convivência com o próximo e em família e ensinamentos para nossa saúde.
Temos promessas que já se cumpriram, outras que se cumprem em nossa vida e que se cumprirão no futuro.
Por certo, a cada dia que abrirmos e examinarmos esse Livro Sagrado teremos uma aprendizagem diferente em nossa vida. 
É o livro mais procurado e aquele que mais tem para nos dizer.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Quem encerrou o mar

"Ou quem encerrou o mar com portas quando irrompeu da madre (...)"Jó 38:8

Este versículo se encontra no livro de Jó e interpreta as palavras do próprio Deus quando perguntou a Jó, que se perguntava o porquê do sofrimento, se ele, Jó, se conhecia os segredos da criação, se sabia quem criou o mar e deu ordem para que não saísse do seu lugar, para que suas ondas se limitassem a um determinado alcance.
No mesmo capítulo, Deus pergunta a Jó sobre várias das maravilhas da criação, sobre o sol, a alva, a neve, a chuva, a saraiva. Jó chega à conclusão de que nada sabe, que Deus é o Grande Criador e no Senhor estão todas as respostas e que só nos resta confiar em Deus.
Ainda hoje, muitas vezes queremos explicar o que acontece no mundo, como o sofrimento e a morte. Se temos dúvidas que nos afligem, e para as quais não encontramos revelação, só nos resta confiar em Deus. Ele, que criou e governa o Universo, sabe todas as respostas. Vamos confiar no amor de Deus. 


sábado, 22 de junho de 2013

Saúde para o teu âmago

"Isso será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos." Provérbios 3:8

O versículo anterior instrui a não ser sábio a nossos próprios olhos e sim a temer o Senhor e afastar-nos do mal.
Por certo, devemos confiar mais no conselho de Deus do que em nossos próprios juízos. O conselho de Deus, onde achar? Por certo na Palavra de Deus, na Bíblia.
Ela nos dá conselhos como os de colocar em primeiro lugar os valores de Deus e o mais nos será acrescentado. Também nos dá conselhos práticos sobre a vida saudável, sobre alimentação e hábitos que fazem bem a nosso corpo.
Já leu sobre esses conselhos? Faça uma pesquisa. A internet apresenta a Bíblia online. Procure pesquisar num site que apresente a Bíblia online e veja o que a Bíblia diz sobre nossa saúde, como sobre o uso de gordura na alimentação e sobre o uso de bebidas fermentadas.
Deus é sábio e bom e tudo que nos aconselha é para nossa saúde física e espiritual.
Que nossa sabedoria nos leve à vida saudável e próspera!

sábado, 15 de junho de 2013

Digno o matrimônio

"Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula (...) Hebreus 13:4
O primeiro milagre de Jesus deu-se nas famosas bodas de Caná. Cristo esteve presente a um casamento logo no início de seu ministério. Na realidade a Bíblia enfatiza tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento que não é bom que o homem esteja só e que as pessoas devem viver em famílias.
Neste versículo é elogiada a pureza dentro do matrimônio, a fidelidade entre o casal, que traz confiança e respeito.
A segunda parte do versículo diz que " Deus julgará os impuros e adúlteros." (mesmo versículo)
Toda a Palavra de Deus elogia a pureza, a fidelidade, o amor entre um casal e menciona que é bom que as pessoas vivam unidas a outras para que um apoie o outro.
Acredito que os conselhos da Bíblia são para nossa felicidade. Assim, desejo que nossos lares sejam exemplos de amor e fidelidade, para que sejam honrados por Deus e felizes.

sábado, 8 de junho de 2013

Sementeira de paz

"Porque haverá sementeira de paz; a vide dará o seu fruto, a terra, a sua novidade, e os céus, o seu orvalho. e farei que o resto deste povo herde tudo isto." Zacarias 8:12

No momento em que o povo de Judá retorna para Jerusalém, Deus estende sobre esse povo promessa de paz e prosperidade. No passado, a idolatria fizera com que se afastassem da aliança com o Senhor e fossem levados para o cativeiro na Babilônia.
Foi-se o cativeiro, a Babilônia perdeu seu poder, e os reis persas, após dominarem os caldeus, permitiram que os judeus retornassem a sua terra.
Nesse tempo, o profeta Zacarias apresenta ao povo a promessa de uma terra próspera e de muita paz para o povo.
A profecia aplica-se aos dias de hoje, em dois sentidos: Deus nos traz a paz quando nos tornamos cidadãos do Reino dos Céus, mesmo vivendo neste mundo; Deus promete que um dia levará os justos para  a Jerusalém celestial, pois disse Cristo que voltaria e nos levaria para estar com Ele, na Casa do Pai, onde há muitas moradas.

sábado, 1 de junho de 2013

Boas-novas

"Eis sobre os montes os pés do que anuncia boas-novas, do que anuncia a paz!" Naum 1:15
O profeta Naum, considerado um dos profetas menores, devido ao pequeno texto da mensagem que escreveu, anuncia que o Senhor é justo e livrará seu povo dos assírios.
O livro enfatiza o caráter de Deus: é um Deus justo, mas tardio em irar-se. É um Deus bom e podemos nEle confiar.
Nós somos o povo de Deus hoje e podemos confiar no Senhor. Ele é fiel e justo e nos livrará do inimigo e do mal à nossa volta.
Descansemos; estamos sob a paz de Deus!


Poderá apreciar conhecer 
Porto Alegre, RS, Brasil em
www.portoalegretour.com.br

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Ainda que a figueira não floresça

"Ainda que a figueira não floresça,
nem haja fruto na vide;
o produto da oliveira minta,
e os campos não produzam mantimento;
e as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco,
e nos currais não haja gado,
todavia, eu me alegro no Senhor,
exulto no Deus da minha salvação."
Habacuque3: 17 e 18
Estudando os profetas menores, aqueles que apresentam textos de pouca extensão, chegamos ao livro de Habacuque.

Este profeta, recebe a mensagem de que o povo de Judá será levado cativo para a Babilônia, e fala com Deus. No final do texto, levanta a Deus um hino de louvor embora na adversidade e sabendo que haverá dias amargos, o hino que lemos nos versículos acima.
O livro de Habacuque se assemelha ao livro de Jó, falando da tristeza se abatendo sobre as vidas e crendo na restauração final.
O profeta via que para Judá além da Babilônia haveria a restauração, pois voltariam do exílio para reconstruir Jerusalém.
Muitas vezes as tristezas deste mundo apresentam uma restauração durante o curso de nossa vida e podemos reconstruí-la após as tragédias. Deus, através de Sua graça, nos oferece alegria depois da tristeza.
Num plano de fé nas profecias, podemos ver que, além da dor, da doença, da morte e da separação neste mundo, está o Reino dos Céus, que é nossa esperança gloriosa, na volta do Senhor.



sábado, 11 de maio de 2013

Essa será louvada

"Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada." Provérbios 31:30
Diz o sábio autor Salomão, inspirado por Deus, que os filhos  a chamam ditosa e o marido louva essa mulher que é virtuosa. 
É um versículo para se lembrar no Dia das Mães. Os filhos e o marido louvam essa mãe por ser virtuosa e não por ser bonita ou graciosa.
Que qualidades os filhos admiram na mãe? Por certo os filhos julgam sua mãe bonita, mas eles a  amam porque sabe cuidá-los da melhor forma, porque os orienta bem, porque gostam das histórias que conta, porque prepara uma cama confortável para eles dormirem, porque os abraça e  lhes dá carinho, porque se sentem bem perto dela. 
Queridas mães, vocês são lindas para seus filhos e são muito especiais para Deus. Alimentem essas qualidades que fazem com que sua família seja feliz e a ame cada vez mais! 
Feliz Dia das mães!



segunda-feira, 6 de maio de 2013

O bem e não o mal

"Buscai o bem e não o mal, para que vivais; e assim o Senhor, o Deus dos exércitos, estará convosco, como dizeis." Amós 5:4
A advertência consta no livro do profeta Amós, dirigida ao povo de Israel, mas se aplica a todos.
A Bíblia tem grandes conselhos. Se os seguirmos, com certeza estaremos seguindo o bem e Deus, o Deus dos exércitos celestiais, estará conosco verdadeiramente. Nesta promessa há muito poder. 

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Poeira sobre o justo

"Suspiram pelo pó da terra sobre cabeça dos pobres e pervertem o caminho dos mansos (...)" Amós 2:7
A sequência de doze livros que se inicia no livro de Oseias é chamada de Profetas menores. Os autores desses livros foram mais sintéticos nas mensagens que escreveram. Seus textos são pequenos, bem menores que os dos chamados Profetas maiores - Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel.
Amós foi pastor de ovelhas e a Bíblia diz que suas profecias aconteceram dois anos antes de um terremoto.
Transmite profecias contra vários reinos e também contra Judá e Israel - os dois reinos em que se dividiram os hebreus.
Essas profecias justificam os juízos prometidos: as nações em volta de Israel seriam castigadas devido à violência, à traição entre irmãos, à falta de misericórdia, à cobiça, ao desrespeito.
O próprio Israel antigo é condenado no livro de Oseias devido à injustiça social e corrupção. É interessante uma leitura dos capítulos 1 e 2 de Oseias. Eles indicam as ações que Deus condena.
Esses antigos escritos nos mostram aquilo que ainda hoje devemos evitar, seja individualmente, seja como uma sociedade. Violência, desrespeito, corrupção e injustiça são ações que levam à ruína.

Poderá apreciar também,
sobre locais turísticos em Porto Alegre, RS, Brasil
www.portoalegretour.com.br

terça-feira, 23 de abril de 2013

Nada acrescentes

"Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso." Provérbios 30:6
Diz o versículo anterior, versículo 5, que "Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele." Então vem a advertência: nada acrescentes às suas palavras.
A Bíblia é o meio pelo qual Deus fala conosco. Nos vários livros, do Gênesis ao Apocalipse, está a mesma mensagem de amor a Deus e amor aos semelhantes. 
Essas mensagens são uniformes em todos os 66 livros que compõem a Bíblia, e aquele que buscar conhecer o que o Senhor diz encontrará sabedoria, conforto, justiça. 
Ninguém pode acrescentar alguma pequena letra ou retirá-la - das histórias verídicas, dos conselhos para a vida e saúde das pessoas e nações,das profecias - sem que  seja visto como mentiroso, pois todo o Livro Sagrado, os acontecimentos históricos, as próprias evidências científicas e arqueológicas e as vivências pessoais testificarão contra essa inverdade.
Acredito que Deus tem guardado seus conselhos intatos para nós ao longo dos séculos. Cabe-nos procurá-los e ouvi-los.