segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Vida e saúde

"Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo." Provérbios 4:22
As palavras e os ensinamentos de Deus, que encontramos na Bíblia, (Prov. 4:20) devem ser objeto da nossa atenção, porque nos trazem vida e saúde.
É o que ensina o capítulo 4 de Provérbios.
Ouvi alguns conselhos sobre saúde neste fim de semana. O palestrante mencionou que a assepsia nos hospitais e maternidades não era um protocolo corrente antes do início do século XX. Não se tinha então muita clareza sobre a ação das bactérias nocivas e sobre a transmissão de doenças pelo contato. O resultado é que havia numerosas mortes entre os recém-nascidos e parturientes. 
Comparando a situação de duas maternidades na mesma rua, uma com muitas mortes e outras com a mortalidade normal à época, concluiu-se que a causa do aumento da mortalidade era a realização de outros procedimentos pelos profissionais, até mesmo necropsias, imediatamente antes dos partos, sem desinfecção das mãos entre os dois procedimentos. 
Passaram a utilizar a desinfecção de mãos antes dos partos e a mortalidade diminuiu. Esse procedimento de desinfecção após contato com alguma impureza é numerosamente mencionado na Bíblia. 
Devido aos conselhos preciosos encontrados na Palavra de Deus, diz o provérbio que as palavras da Bíblia são vida e saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário