sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Bom nome



"Vale mais ter o bom nome que muitas riquezas;  e o ser estimado é melhor que riquezas e ouro." Provérbios 22:1


Há uma programação jovem na minha igreja que se repete mensalmente e se chama Count Down, nome que lembra a contagem regressiva para a eternidade. Numa dessas programações, o título era Count Down - Las Vegas, lembrando uma cidade aonde as pessoas vão em busca de riquezas através do jogo.
Naquela ocasião, um dos oradores lembrou um versículo bíblico que diz que o amor às riquezas é a origem de todos os males. Realmente quantos problemas podemos evitar se nos desapegarmos dos bens materiais e da cobiça por adquirir dinheiro além do necessário para nós.
Conheço uma pessoa que tem poucos bens mas tem uma casa que era constantemente assaltada. Ela achou uma solução. Tirou todos os móveis de casa e manteve apenas um colchão para dormir e algumas cobertas, já que trabalhava todos os dias fora de casa e só retornava para descansar. Após esta solução extrema, que não aconselho, porque o ideal é que tenhamos a segurança suficiente nas cidades, os assaltos cessaram. Essa é apenas uma ilustração, mas com certeza há muitas ações erradas motivadas pelo amor ao dinheiro e o apego aos bens materiais. E o desapego pode produzir a tranquilidade que as riquezas não dão.
Lembremos sempre que vale mais a paz, a tranquilidade, o descanso sem preocupação e que as consequências de um ato dificilmente são evitadas.

Por tudo isso, diz outro verso:

"Quão melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro." Provérbios 16:16

 

2 comentários:

  1. Oi querida Celina

    O grande problema do ser humano é que ele quer mais do que precisa.
    E é por isso q muitas das nossas oração não são atendidas, pq pedimos mal, porque pedimos muitas vezes coisas que nem precisamos ou q pode nos atrapalhar.

    A maior riqueza e Deus e por essa riqueza q devemos viver.

    Bom fds pra vc

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga!
    Lendo seu texto lembrei de algo que falei essa semana pra uma amiga: "Devemos ter as coisas, como se não as tivesse."
    Não podemos nos apegar aos bens materiais, pois esse mundo está condenado. Podemos ter as coisas, mas não sermos apegados a elas. Nosso alvo tem que ser o Céu! a salvação dos nossos queridos familiares e amigos.
    Beijos.

    ResponderExcluir