"Descalça as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é santo." Josué 5:15
A congregação leu em pé ao início do sermão, à solicitação do pastor, os versos 13 a 15 do capítulo 5 de Josué; ali se narra o episódio em que Josué, líder do povo de Israel, na época da conquista de Canaã, vê a aproximação de um homem com uma espada na mão. Perguntando-lhe quem seria, a resposta foi "Sou príncipe do exército do Senhor." Josué, então, reconhecendo Cristo, adorou.
O sermão ressaltou inicialmente a pergunta de Josué: "És tu dos nossos ou dos nossos adversários?" A resposta divina foi: "Não; sou príncipe do exército do Senhor (...)"
É interessante conhecer que nosso Deus está acima dos exércitos humanos. Ele está a nosso lado e é nosso Senhor. Devemos confiar nEle como o Deus que está acima de nós e acima do inimigo, acima do mal. Ele é o comandante supremo do universo, grande Criador, no comando de miríades de anjos que pode enviar em nosso favor. Se nossos olhos fossem abertos, como aconteceu com Geazi, o servo do profeta Eliseu, poderíamos ver estas hostes celestiais a nosso lado. Por isso, podemos estar tranquilos e confiar ao Senhor nossa vida.
Por isso, O adoramos como nosso grande Deus, Senhor e Criador! Ele pode dirigir milagres em nossa vida!
"Fez soprar no céu o vento do Oriente e pelo seu poder conduziu o vento do Sul." Salmos 78:26
No Salmo 78, o autor, Asafe, mostra poeticamente a história do povo de Israel e como Deus os guiou para torná-los uma nação. Nessa jornada, Deus utilizou os elementos de forma prodigiosa para levá-los em segurança, abrindo o mar e segurando as águas, usando uma nuvem luminosa à noite e uma nuvem de sombra durante o dia, para defendê-los do sol do deserto, fazendo brotar água da rocha. Num determinado momento, o vento trouxe aves para o alimento.
Achei esse versículo ao procurar um que lembrasse a condução dos elementos pelo Senhor. Neste fim de semana, o furacão Irma, que já destruíra várias cidades, dirigiu-se à Flórida e as estradas se encheram de pessoas saindo de seus lares para proteger-se em outra região.
Li agora de manhã que muitas famílias abrigaram em suas casas pessoas que não conheciam e que estavam fugindo do furacão. Um dos anfitriões declarou ao repórter que eram cristãos e que sentiram que deviam acolher alguém necessitado. Por certo foi o Espírito de Deus que inspirou essas pessoas a agirem para amenizar a situação de perigo e desabrigo.
O Espírito Santo muitas vezes é mencionado como um vento ou sopro. Neste caso, o sopro do Espírito trouxe o amor de Deus, mostrando que Ele está entre nós e no coração de seu povo:
"Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado." Romanos 5:5
"As flores aparecem nos campos. É tempo de cantar; ouve-se nos campos o canto das rolinhas." Cânticos 2:12
Chegando o mês da chegada da primavera, não há como não lembrarmos das flores.
Recebi ontem algumas imagens de flores do jardim da casa da família em Porto Alegre, onde morava minha mãe e agora mora minha irmã, e também admirei flores por perto do prédio em que moro em Brasília.
No versículo, encontrado em Cântico dos Cânticos, o autor e poeta Salomão, inspirado por Deus, fala de amor e convida sua amada a vir encontrar-se com ele.
O cenário que ele descreve é maravilhoso, com frutas amadurecendo, videiras florescendo, pássaros cantando.
Toda a natureza é prova da grandeza do Criador. Ela fala também do Seu amor, ao preparar um lindo lugar para morarmos aqui. Embora a terra seja destruída e prejudicada por alguns agentes, ainda há locais lindos para serem admirados, que lembram mesmo a beleza do primeiro jardim - o Éden.
Esse mesmo amor de Deus nos promete um dia restaurar na terra o jardim original e aqui habitar conosco. Ele também nos convida com amor a estar com Ele hoje e na terra restaurada.
Vamos reservar tempo para ouvi-lo através de Sua Palavra e através da natureza que criou. Cantemos também louvores! É tempo de cantar!