sábado, 7 de outubro de 2017

Lendo a mensagem de Deus

"Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne; para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os executem; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus." Ezequiel 11:19 e 20
 
Ouvi hoje uma ênfase do orador sobre a necessidade de ler pessoalmente a Palavra de Deus. 
Muitas pessoas leem versículos esparsos que as pessoas postam na internet ou poemas que são interpretações pessoais da Bíblia. 
A Palavra, entretanto, fala conosco leitores de uma forma mais completa, verdadeira e pessoal quando nós mesmos pesquisamos e refletimos diretamente a partir da leitura da Bíblia.
Estamos lendo o livro de Ezequiel, que fala de advertências a Jerusalém nos seus últimos dias antes do exílio. Em cada capítulo há advertências pesadas, mas há também sinais do amor e do perdão de Deus. 
Se apenas lermos as postagens que eu ou outra pessoa colocamos na internet, corremos o perigo de não absorver por completo a mensagem de Deus.
O versículo acima faz parte do capítulo 11 e nos remete à imagem dos remidos junto de seu Deus vivendo o reino dos céus, na presença do Senhor em perfeita paz e justiça. É necessário ler o capítulo todo para ler as advertências pesadas contra a desobediência a Deus, a violência contra o próximo, e contra a idolatria, que é a adoração destinada a pessoa ou objeto que não a Deus, ou à valorização exagerada de algo acima de Deus. 
O mesmo acontece no capítulo 16, que fala de uma aliança eterna com o povo de Deus, mas adverte severamente contra o desvio dos caminhos de Deus, comparando à adúltera ou meretriz o povo que se afasta da obediência. Ou ainda teremos uma ideia errônea se lermos apenas o texto que descreve o plantio e nascimento miraculoso de uma árvore com muitos ramos e frutos, um cedro excelente, cuja sombra conforta animais e aves, significando o que Deus faz ao justo, no capítulo 17, e esquecermos o restante do capitulo que menciona a árvore que será retirada de sua terra e secará, representando o povo desobediente de Israel.
Portanto, vamos ler pessoalmente a Palavra e então estudar o contexto geral dos livros, dos capítulos e dos versículos e absorver o que Deus diz a cada um de nós. Sim, Deus conversa conosco quando lemos a Bíblia. Ele tem advertências e lindas promessas para nós. Somente lendo atentamente a Palavra a cada dia vamos compreender esta verdade. 

 

Um comentário:

  1. A Palavra é tudo.
    Ela é alimento para nossa alma. Nela encontramos consolo para momentos de tristeza direção para nos guiar.Deus fala conosco através da Palavra. Amo a palavra de Deus.

    ResponderExcluir