domingo, 9 de junho de 2019

Uma história de amor

"Assim, tomou Boaz a Rute, e ela passou a ser sua mulher (...)"

Neste trimestre, estamos estudando sobre a família, creio que devido ao mês da família - que é maio.
Em junho, no dia 12, comemoramos aqui o dia dos namorados. Lembrei a propósito de uma linda história de amor, que se encontra na Bíblia.
É também uma história de recomeço, porque a protagonista havia ficado viúva. É também uma história de uma mulher estrangeira recebida noutro país, porque Rute era moabita e havia ido a Israel junto com sua sogra Noemi, a quem prometeu acompanhar e ajudar. 
As duas mulheres chegaram na terra e, como era costume, Rute foi ajuntar espigas no campo, pois a lei era que as espigas que caíssem ficariam para os pobres. Por acaso, chegou ao campo de um parente - Boás. Este a favoreceu, sugerindo aos empregados que deixassem cair mais espigas.
Rute contou o fato a sua sogra e esta lembrou de outra lei em Israel - o parente mais próximo deveria casar com a viúva para resgatar o nome da família, gerando descendentes. Noemi, desejando a felicidade de Rute, orientou-a a continuar indo ao campo de Boás e revelar a história após uma festa que haveria.
Rute achou o lugar onde Boás estava dormindo e ficou a seus pés, esperando que acordasse. Nesse momento, revelou a ele quem era. Ele revelou que havia outro resgatador mais próximo e foi falar com ele. Contou que, se quisesse adquirir as terras de Noemi - que haviam sido de seu marido - para que ficassem na família, teria também de casar com Rute. Então aquele homem desistiu do seu direito em favor de Boás.
Boás amou Rute e casou com ela e assim Noemi também voltou a ter dias felizes, com o nascimento de um neto - Obede. Obede é o pai de Jessé, pai de Davi, o maior rei de Israel.
Rute foi bisavó de Davi, e Noemi sua tataravó. Assim, Rute é também uma das antepassadas de Jesus.
Deus guiou a vida de Rute e a de Noemi e lhes concedeu dias felizes, na sua volta e recomeço.

 

3 comentários:

  1. Uma publicação brilhante :))

    Peço desculpa pelo atraso mas estive uns dias de folga ;))

    Hoje:-Deambulando pela natureza, sem chão

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda - Feira.

    ResponderExcluir
  2. Que linda história, gostei de saber vou reler na biblia Celina.

    Noite de paz e radiante amanhecer de domingo!
    Bjss

    ResponderExcluir