terça-feira, 24 de novembro de 2020

Príncipe da paz


 Um menino nos nasceu, um Filho se nos deu e o seu nome será Maravilhoso, Conselheiro, Pai da Eternidade, Deus forte, Príncipe da paz." 
Isaías 9:6

Todos gostamos de visitar os lares onde há sorrisos, gentileza,  recepção agradável, bondade. São lugares em que nos sentimos bem, sentimos paz.

Isaías menciona Jesus como Príncipe da Paz. 

O mesmo profeta profetiza sobre o povo de Deus: "O meu povo morará em moradas de paz, em moradas bem seguras, em lugares quietos de descanso." Isaías 32:18

Por certo ele se refere à volta do povo de Judá do cativeiro para seu próprio país e, numa aplicação profética, ao reino de Cristo com seu povo na terra renovada, após a volta de Cristo e o milênio. 

Faz bem sonhar com essa Nova Terra em que teremos conosco o Príncipe da Paz, em que todos estarão tranquilos em sua habitação, em que poderemos conviver com os animais que hoje são selvagens como convivemos com os pequenos gatinhos e cãezinhos. Será também um lugar em que não haverá enfermidade, pois a árvore da vida, regada pelo rio que vem do trono do Rei Divino, produz um fruto que é para a cura das nações. (Apocalipse 22:2)

Não estamos ainda no reino da Glória, onde poderemos ver o Príncipe da Paz e saborear do fruto da árvore da vida, mas podemos aqui, sendo discípulos de Jesus, seguindo seus ensinos, viver no reino da Graça e receber a bênção  de sentir Sua paz.

domingo, 22 de novembro de 2020

Espírito de sabedoria


 "Repousará sobre ele o Espírito do Senhor o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor. Deleitar-se-á no temor do Senhor; não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos, mas julgará com justiça os pobres e decidirá com equidade a favor dos mansos da terra ; ferirá a terra com a vara de sua boca e com o sopro dos seus lábios matará o perverso." Isaías 11:1 a 3

Na profecia de Isaías, é retratado o Messias, que traz sobre si o Espírito da verdadeira sabedoria e entendimento - a sabedoria de Deus que é aliada ao temor ao Senhor. O exemplo de Jesus mostra a verdadeira justiça, não avaliando as pessoas pela aparência ou pelo que se ouve a respeito delas. O Senhor trata com justiça os pobres e julga perfeitamente. Ele é a favor da mansidão e contra a maldade.

O homem pode seguir o entendimento geral de uma sociedade, vendo pelos olhos desta, julgando e agindo de acordo com essa forma de ver. Isso o levará a erros no olhar o seu próximo e avaliar as situações.

A sabedoria de Deus olha com justiça para os oprimidos da terra e ama a mansidão. O juízo divino se abaterá sobre os perversos e exaltará os mansos. 

O entendimento secular pode levar a erros, a consequências negativas para a vida neste mundo e à ausência de paz.

O entendimento divino aproxima de Deus, traz paz e salvação.

Olhando acontecimentos tristes, como o que manchou este fim de semana por aqui no país, vemos a forma humana de julgar, a cega opressão das classes desprivilegiadas e dos discriminados, o ódio sem raciocínio, a ausência de amor.

Que a educação de nossas crianças seja para a redenção, que leve à sabedoria e à justiça, que o preconceito e injustiça e maldade não se disseminem.

Que o mundo cristão, que comemora o Natal do Menino, siga o exemplo de Jesus.