domingo, 22 de novembro de 2020

Espírito de sabedoria


 "Repousará sobre ele o Espírito do Senhor o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor. Deleitar-se-á no temor do Senhor; não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos, mas julgará com justiça os pobres e decidirá com equidade a favor dos mansos da terra ; ferirá a terra com a vara de sua boca e com o sopro dos seus lábios matará o perverso." Isaías 11:1 a 3

Na profecia de Isaías, é retratado o Messias, que traz sobre si o Espírito da verdadeira sabedoria e entendimento - a sabedoria de Deus que é aliada ao temor ao Senhor. O exemplo de Jesus mostra a verdadeira justiça, não avaliando as pessoas pela aparência ou pelo que se ouve a respeito delas. O Senhor trata com justiça os pobres e julga perfeitamente. Ele é a favor da mansidão e contra a maldade.

O homem pode seguir o entendimento geral de uma sociedade, vendo pelos olhos desta, julgando e agindo de acordo com essa forma de ver. Isso o levará a erros no olhar o seu próximo e avaliar as situações.

A sabedoria de Deus olha com justiça para os oprimidos da terra e ama a mansidão. O juízo divino se abaterá sobre os perversos e exaltará os mansos. 

O entendimento secular pode levar a erros, a consequências negativas para a vida neste mundo e à ausência de paz.

O entendimento divino aproxima de Deus, traz paz e salvação.

Olhando acontecimentos tristes, como o que manchou este fim de semana por aqui no país, vemos a forma humana de julgar, a cega opressão das classes desprivilegiadas e dos discriminados, o ódio sem raciocínio, a ausência de amor.

Que a educação de nossas crianças seja para a redenção, que leve à sabedoria e à justiça, que o preconceito e injustiça e maldade não se disseminem.

Que o mundo cristão, que comemora o Natal do Menino, siga o exemplo de Jesus. 

3 comentários:

  1. Faz sempre bem ler essas palavras! Linda semana! Bjs,chica

    ResponderExcluir
  2. Palavras de vida e de amor. O mundo inteiro precisa da Graça Redentora, Celina!
    Linda postagem...
    Meu abraço neste final de tarde...

    ResponderExcluir