sábado, 15 de maio de 2021

Uma arca para a família

 


"Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, sendo temente a Deus, preparou uma arca para o salvamento da sua família; e por esta fé condenou o mundo, e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé." Hebreus 11

O arco-íris, segundo a Bíblia, é sinal da sua aliança com Noé, pela qual ele, sua mulher, seus três filhos e esposas foram salvos do dilúvio e voltaram a povoar a terra, com a promessa de que nunca mais ela seria destruída pelas águas.

Seria bom que hoje nós nos sentíssemos como numa arca dentro da família, salvos das tempestades do mundo. 

Hoje muitos de nós trabalhamos ou estudamos em casa. Gosto dessa rotina. Ali fico perto de minhas violetas de estimação e de meu gatinho e, claro, com meu marido e meu neto Lucas.  Mas logo, com o favor de Deus, voltaremos a estar em nossos locais de trabalho - eu na escola em que trabalho. Bom seria, então, que todos nos alegrássemos ao retornar para casa. Sei que muitos retardam a volta para casa porque não se sentem bem ali e então fazem paradas em outros locais antes de retornar.

Gosto, mesmo, de me sentir em casa junto com meus familiares e tenho a consciência de que o lar pode ser uma arca de refúgio e proteção contra os males do mundo.

Hoje, Dia Internacional da Família, desejo a todos muita harmonia, compreensão e amor nas famílias.

segunda-feira, 3 de maio de 2021

Lendo os evangelhos

"Ela dará à luz um filho e lhe darás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles." Mateus 1:21

Todos os dias, pela manhã, leio junto com meu marido um capítulo da Bíblia e também escutamos o comentário desse capítulo num vídeo que é postado todos os dias num programa de minha igreja chamado Reavivados por Sua Palavra. 

Na última semana, iniciamos a leitura do Novo Testamento. Assim, neste início de maio, estamos lendo sobre o início da vida de Jesus, quando nasceu como um pequeno bebê e esteve nos braços de Maria e José. Este é o mês das mães e o mês da família e é muito oportuno lembrar como Maria dedicou-se aos cuidados do Menino Deus e também como José cuidou de sua família e, inspirado por um anjo, levou-a para o Egito, assim resguardando Jesus do decreto de Herodes. Maria estudou as Escrituras com Jesus, mostrando o que haviam predito os profetas e a história dos hebreus descrita por Moisés. Mais tarde José mostrou seu ofício ao Menino, que deve ter apreciado o exemplo de trabalho do pai.

Hoje ainda os cuidados e o exemplo da mãe e do pai são marcantes para o desenvolvimento emocional das crianças, para sua formação intelectual, e mesmo para sua futura vida familiar.

Maria e José mostraram comprometimento, muita fé, obediência à orientação de Deus, amor, harmonia e dedicação ao filho, o Menino Jesus.

Desejo que nossos lares sejam assim: cheios de fé, obediência, amor, harmonia e cuidados dedicados. Feliz mês da família!