Aniversário

Anos de vida


"Porque por mim se multiplicam os teus dias, e anos de vida se te acrescentarão." Provérbios 9:11
No capítulo 9 de Provérbios, o tema é a verdadeiro sabedoria, que se fundamenta no temor do Senhor ("O temor do Senhor é o princípio da Sabedoria", versículo 10)
A sabedoria acrescenta vida porque a vida perto de Deus é mais abençoada e feliz; assim tem mais qualidade de vida aquele que sacia a sede na fonte da Água da Vida.
Também na Palavra há conselhos para que a vida seja mais saudável e, com isso, se prolongue em dias.
Que tenhamos uma vida feliz e em paz,  uma vida sábia, segundo os conselhos do Senhor.

Dias sobre dias



"Dias sobre dias acrescentas ao rei; duram os seus anos gerações após gerações. Permaneça para sempre diante de Deus; concede-lhe que a bondade e a fidelidade o preservem. Permaneça para sempre diante de Deus; concede-lhe que a bondade e a misericórdia o preservem." Salmos 61:7 e 8

Procurando um versículo para ler no culto familiar no dia do aniversário de meu esposo, encontrei este, escrito pelo rei Davi. Parece ser um cântico de ação de graças e ao mesmo tempo uma súplica do rei. O versículo 7 declara o reconhecimento pela vida longa. Deus é o autor da vida e ao Senhor devemos cada manhã agradecer pelos dias que nos concede.

No versículo 8 o salmista pede que permaneça para sempre diante de Deus - entenda-se não só na vida aqui na terra e que a bondade e a misericórdia de Deus o preservem. A mesma súplica repetimos no dia daquele aniversário: que nosso Pai celestial conceda ao aniversariante e a todos nós permanecermos para sempre diante de Deus.


Os olhos de Deus



"Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda." Salmos 139:16

O texto se refere ao olhar carinhoso de Deus sobre nós. Ele nos observa desde nossa formação, quando ainda não havíamos nascido.
Nossa vida é preciosa para Deus.
Nosso destino podemos escolher mas a Deus pertence passado, presente e futuro e Ele pode observar nossa vida sem limite de tempo.
Nesse versículo vejo o amor de Deus por nossa vida, que é considerada preciosa mesmo antes de nascermos. Vejo também que seu olhar se detém sobre cada um de nós e observa nossa vida.
Por certo Deus se alegra quando vê nossas boas escolhas e se entristece com nossos maus caminhos. O certo é que o olhar de Deus está nos acompanhando.
Que maravilhosa certeza sabermos que o Senhor considera especial cada um de nós a ponto de conhecer detalhes de nossa vida que não conhecemos, por estarem no passado remoto ou ainda no futuro. 
Que nossas escolhas tracem um futuro feliz para cada um de nós!


Saciá-lo-ei de longevidade



"Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome. (...) Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação." Salmos 91:14 e 16

A pessoa mais longeva que conheço é minha mãe. Meus irmãos e eu nos reunimos no último domingo para nos confraternizarmos com mamãe e alguns visitantes, inclusive o pastor Filipe, um dos pastores de nossa igreja em Porto Alegre, agradecermos a Deus e nos alegrarmos pelos 100 anos dela, que completava naquele dia.

Ela atravessou todo o século XX, desde o começo da primeira guerra mundial, passou por vários períodos recentes da história do Brasil nos séculos XX e XXI.
Como todos devem ter uma rotina, ela também tem a dela ainda hoje e faz parte dessa rotina estudar a Palavra de Deus. Atualmente ela não lê mais sozinha a Bíblia, mas minha irmã ou uma acompanhante a leem e sempre algum versículo é lido por minha mãe pessoalmente, com a ajuda de um exemplar em letras garrafais.
O livramento mais lembrado na vida dela, aplicando as palavras do versículo acima, "pô-lo-ei a salvo, porque conhece meu nome", foi quando, aos 94 anos, caiu no quarto dela, que fica no fundo da casa, em que estava sozinha, sofreu uma fratura gravíssima e, mesmo assim, conseguiu movimentar-se de alguma forma, depois de orar, até a sala, uns vinte metros distante, abrir a portinhola de vidro da porta de entrada e chamar um vizinho, que chamou a ambulância. Na continuação, foi curada de uma infecção muito séria que adquiriu depois de hospitalizada, ainda nessa ocasião, ficando algum tempo em coma na UTI.
As promessas de Deus cumprem-se na vida de seus filhos. Podemos buscá-las.




18 comentários:

  1. Deus e fiel rapaz a fidelidade dele dura para sempre Aleluias.

    ResponderExcluir
  2. Palavras maravilhosa é a Palavra de Deus

    ResponderExcluir
  3. O passado não temos, o presente é incerto e o nosso futuro pertence à Deus quando entregamos nossa vida à Ele. Amém pela longevidade de sua mamãe.

    ResponderExcluir
  4. O passado não temos, o presente é incerto e o nosso futuro pertence à Deus quando entregamos nossa vida à Ele. Amém pela longevidade de sua mamãe.

    ResponderExcluir
  5. O passado não temos, o presente é incerto e o nosso futuro pertence à Deus quando entregamos nossa vida à Ele. Amém pela longevidade de sua mamãe.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Cumpre a escritura em nossa vida quando andamos na presença do senhor. nos da longevidade, salva e leva para o céu

    ResponderExcluir
  8. Cumpre a escritura em nossa vida quando andamos na presença do senhor. nos da longevidade, salva e leva para o céu

    ResponderExcluir
  9. o aprendizado nunca e tarde sabedoria so vem de Deus

    ResponderExcluir
  10. o aprendizado nunca e tarde sabedoria so vem de Deus

    ResponderExcluir