quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O arco dos fortes é quebrado

"O arco dos fortes é quebrado, porém os débeis, cingidos de força." I Samuel 2:4
Essas palavras faziam parte da letra de um hino de louvor composto por Ana, após o nascimento de Samuel.
Àquela época, era costume o casamento com mais de uma mulher, mesmo no povo de Israel, o que trazia problemas enormes à família, como observamos na família de Jacó e de Abraão, por exemplo.
Outra característica da sociedade de então era a valorização das mulheres pelo número de filhos que tinham. Ana era ridicularizada pela outra mulher de Elcana, porque esta, que se chamava Penina, tinha filhos, e Ana não os tinha.
Ana se referiu à dádiva de um filho para ela como a quebra da força de quem a humilhava e a valorização dela, a humilhada Ana.
Como sabemos, Deus conhece nossos pensamentos e pode medir nossos sentimentos. Ele pode mudar sentimentos de baixa autoestima em alegria e satisfação pessoal. Ele pode mostrar aos que se julgam fortes e detentores da razão e da verdade que a força e a justiça pertencem ao Senhor, que valoriza todos da mesma maneira.
Assim é que os que são muito pequenos podem vencer os gigantes que aparecem. Assim é que a fraqueza se torna em fortaleza. E que assim seja para a glória de Deus.

2 comentários:

  1. Celina querida! Que saudades!
    Gosto muito da história de Ana a ainda mais essa passagem pois retrata do cântico de Ana quando recebeu o seu tão esperado e sonhado Samuel. Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Amém Celina!
    Que meditação linda você escreveu sobre esse versículo.
    Realmente: "Ele pode mudar sentimentos de baixa autoestima em alegria e satisfação pessoal. Ele pode mostrar aos que se julgam fortes e detentores da razão e da verdade que a força e a justiça pertencem ao Senhor, que valoriza todos da mesma maneira."
    Um beijo querida amiga.

    ResponderExcluir