sábado, 15 de abril de 2017

Páscoa


"No mês primeiro, aos catorze do mês, no crepúsculo da tarde, é a Páscoa do Senhor." Levítico 23:5

Ouvi hoje uma palestra sobre a Páscoa, como tradição religiosa hebraica, que passou à cultura cristã.
A Páscoa, originalmente, é a primeira das sete festas religiosas do antigo povo de Israel.
Era celebrada no primeiro mês do calendário hebraico, que corresponde ao nosso mês de abril, no dia
14, lembrando a saída de Israel do Egito, após quatrocentos anos de escravidão, quando, segundo a Bíblia, Deus mandou o anjo da morte passar nas portas cujos umbrais não fossem pintados com o sangue de um cordeiro sacrificado pela família, já apontando para Cristo, o Libertador do pecado, nosso Salvador.
No caminho para Canaã, Deus instituiu um sistema de festas simbólicas para o povo, sendo a primeira a Páscoa.
Devemos meditar em alguns acontecimentos que ocorreram na Páscoa do ano em que Cristo foi sacrificado. Ele morreu exatamente na hora em que o cordeiro deveria ser sacrificado, houve um terremoto e a cortina do templo partiu-se de alto a baixo. Isso significava que o verdadeiro sacrifício havia-se cumprido.
Há outro fato importante:a próxima festa era imediatamente após a Páscoa, no dia seguinte ao sábado, quando um molho de cereal, que deveria ser retirado antes da colheita, era movido pelo sacerdote no templo, significando que as primícias pertencem ao Senhor. No ano em que Cristo morreu, essa festa aconteceu na manhã do domingo em que Cristo ressuscitou, lembrando que Cristo representa as primícias dos justos que serão ressuscitados no grande dia da volta de Jesus.
A Páscoa representa assim, salvação e  esperança na ressurreição. Deus nos oferece por intermédio de Cristo a Vida Eterna, este o grande significado da Páscoa.

Desejo a todos os leitores que, refletindo no que a Palavra nos diz, tenham uma alegre e abençoada Páscoa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário