Pular para o conteúdo principal

O campo da promessa

"Eis que Hananel, filho de teu tio Salum, virá a ti, dizendo: Compra o meu campo que está em Anatote (...)" Jeremias 32:7

Jeremias foi um profeta de Deus, da tribo de Benjamim, filho do sacerdote Hilquias, e viveu em tempos atribulados. Naqueles dias, o povo de Judá e também seus irmãos de Israel, ao norte, estavam sendo levados em cativeiro para Babilônia. A cidade de Jerusalém já estava sendo atacada. Jeremias trouxera a mensagem de Deus mencionando que este era um juízo contra o povo que estava desobedecendo a Deus, entregue à idolatria e cometendo outros pecados contra seus irmãos. O rei, contra quem também o profeta profetizara, mandou prender Jeremias justamente porque ele profetizava em nome de Deus com essa advertência. 
Deus então disse ao profeta que um parente iria propor negócio num campo na região chamada Anatote. Realmente esse primo apareceu e propôs a venda do terreno. Como havia sido profetizada essa oferta, Jeremias comprou o campo e Deus fez uma promessa: "ainda se comprarão casas, campos e vinhas nesta terra." As probabilidades eram contra a realidade dessa promessa mas Jeremias acreditou e comprou o campo. 
Passado o tempo de setenta anos previsto para o povo ficar em cativeiro fora de sua terra, voltaram alguns judeus e reedificaram Jerusalém e seu templo. 
Procurei na Bíblia o que havia acontecido com o campo. Há um registro no livro histórico de Neemias. A Bíblia menciona as pessoas da tribo de Benjamim que retornaram. Dos sacerdotes, veio um  Seraías, filho de Hilquias, junto com muitos outros. Não sei se era irmão de Jeremias, mas com certeza era de sua tribo e de sua família. Após a reconstrução, a tribo de Benjamim estabeleceu-se em diversas aldeias rurais, inclusive Anatote. Esses registros estão em Neemias 11:11 e 11:31,32. Provavelmente o campo voltou a ser cultivado pela família de Jeremias.
As promessas de Deus são reais e o Senhor pode restabelecer,  sarar o seu povo e também pode nos restaurar.
Procuremos, através da oração e da leitura de sua Palavra, este Deus de promessas se  invoquemos o Seu poder em nossa vida.

Comentários

  1. Gostei de ler o seu texto, Celina. As promessas de Deus são fiéis e pontuais! Sim, invoquemos o Seu poder! Gosto do versículo de Jó 42.2.
    Um abraço grande

    ResponderExcluir
  2. Olá Celina
    Linda mensagem, o nosso Deus é Maravilhoso. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Amém Celina!
    Temos sempre que confiar nas promessas de Deus, pois Ele sempre cumpriu. Sempre restaurou o Seu povo, sempre curou aos que de coração e sinceridade O buscam.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uns confiam em carros

"Uns confiam em carros e outros em cavalos mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus." (Sal. 20:7) Na Antiguidade, era importante o uso na guerra de carros puxados por cavalos e a Bíblia faz menção de batalhas em que os reis guerreavam em carros assim. Entretanto muitas vezes o povo de Deus não era aquele mais aparelhado para a guerra, seja pelo equipamento, seja pela número de soldados, mas vencia mesmo assim, porque Deus dava a vitória de alguma forma. Hoje ainda carros e cavalos são importantes para uso em esportes ou para trabalho e transporte e muitos empregam valores altos na obtenção desses e de outros bens.  O versículo mencionado nos diz, entretanto, que não devemos confiar no que temos, porque não são nossos bens que nos dão a vitória. Nossa confiança deve  firmar-se no Senhor,  pois temos êxito quando Ele nos abençoa. Além disso,  vitórias que bens materiais podem proporcionar não são as maiores. Estas e...

Porque Ele vive

"Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis." João 14:19 "Porque Ele vive, posso crer no amanhã; porque Ele vive temor não há." Desejo a todos uma Feliz Páscoa. Que Jesus esteja sempre presente em nossas vidas! Nossas crianças precisam ter desde cedo contato com a Palavra. Veja e adquira esta  Bíblia interativa para crianças: http://bit.ly/ensinandoabibliaparacriancas

O Senhor me abençoe e alargue minhas fronteiras

"Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido." I Crônicas 4:10 Durante a visita que minha irmã me fez neste fim de semana, vi em suas mãos um pequeno livro chamado "A oração de Jabez - Alcançando as bênçãos de Deus", do autor Bruce Wilkinson (Editora Mundo Cristão, São Paulo, 2003). Fui levada a pedir que me emprestasse o livro antes de prosseguir viagem para o congresso a que se dirigia e o li na noite de sábado para domingo. Jabez tem na Bíblia uma pequena biografia de apenas um versículo, contando que quando nasceu causou dor a sua mãe e ela lhe deu esse nome que significa exatamente Sofrimento. Essa história está no versículo 9, do capítulo 4 de I Crônicas, onde se trata dos descendentes de Judá. O versículo inicia dizendo, porém, que  Jabez foi mais ilustre do que seus irm...