sábado, 26 de agosto de 2017

O campo da promessa

"Eis que Hananel, filho de teu tio Salum, virá a ti, dizendo: Compra o meu campo que está em Anatote (...)" Jeremias 32:7

Jeremias foi um profeta de Deus, da tribo de Benjamim, filho do sacerdote Hilquias, e viveu em tempos atribulados. Naqueles dias, o povo de Judá e também seus irmãos de Israel, ao norte, estavam sendo levados em cativeiro para Babilônia. A cidade de Jerusalém já estava sendo atacada. Jeremias trouxera a mensagem de Deus mencionando que este era um juízo contra o povo que estava desobedecendo a Deus, entregue à idolatria e cometendo outros pecados contra seus irmãos. O rei, contra quem também o profeta profetizara, mandou prender Jeremias justamente porque ele profetizava em nome de Deus com essa advertência. 
Deus então disse ao profeta que um parente iria propor negócio num campo na região chamada Anatote. Realmente esse primo apareceu e propôs a venda do terreno. Como havia sido profetizada essa oferta, Jeremias comprou o campo e Deus fez uma promessa: "ainda se comprarão casas, campos e vinhas nesta terra." As probabilidades eram contra a realidade dessa promessa mas Jeremias acreditou e comprou o campo. 
Passado o tempo de setenta anos previsto para o povo ficar em cativeiro fora de sua terra, voltaram alguns judeus e reedificaram Jerusalém e seu templo. 
Procurei na Bíblia o que havia acontecido com o campo. Há um registro no livro histórico de Neemias. A Bíblia menciona as pessoas da tribo de Benjamim que retornaram. Dos sacerdotes, veio um  Seraías, filho de Hilquias, junto com muitos outros. Não sei se era irmão de Jeremias, mas com certeza era de sua tribo e de sua família. Após a reconstrução, a tribo de Benjamim estabeleceu-se em diversas aldeias rurais, inclusive Anatote. Esses registros estão em Neemias 11:11 e 11:31,32. Provavelmente o campo voltou a ser cultivado pela família de Jeremias.
As promessas de Deus são reais e o Senhor pode restabelecer,  sarar o seu povo e também pode nos restaurar.
Procuremos, através da oração e da leitura de sua Palavra, este Deus de promessas se  invoquemos o Seu poder em nossa vida.

3 comentários:

  1. Gostei de ler o seu texto, Celina. As promessas de Deus são fiéis e pontuais! Sim, invoquemos o Seu poder! Gosto do versículo de Jó 42.2.
    Um abraço grande

    ResponderExcluir
  2. Olá Celina
    Linda mensagem, o nosso Deus é Maravilhoso. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Amém Celina!
    Temos sempre que confiar nas promessas de Deus, pois Ele sempre cumpriu. Sempre restaurou o Seu povo, sempre curou aos que de coração e sinceridade O buscam.
    Beijos.

    ResponderExcluir