sábado, 2 de março de 2019

O profeta vacilante

"Olho para o futuro e vejo o povo de Israel. Um rei, como uma estrela brilhante, vai aparecer naquela nação; como um cometa ele virá de Israel." Números 24:17

Balaão era um profeta que acreditava em Deus. Entretanto, o rei dos moabitas, Balaque, com medo dos israelitas, que já haviam derrotado outros reis, mandou chamá-lo e fez uma proposta: queria que amaldiçoasse o povo de Israel. Ofereceu-lhe uma grande recompensa.
Balaão sabia que não poderia falar mais do que aquilo que Deus revelasse, porém foi ao encontro do rei, porque desejava a recompensa. Digamos que tentou ser um profeta corrupto. 
Porém, Deus não permitiu que proferisse qualquer palavra contra o povo escolhido. Por três vezes, tentou amaldiçoar o povo, que estava já próximo à terra de Canaã, a terra prometida, e de sua boca só saíram bênçãos.
Isso é o que diz o versículo: "Se o Senhor é por nós, quem será contra nós?"(Romanos 8:31)
Uma das profecias de Balaão é aplicada a Jesus. O rei que vem como uma estrela - a estrela que os magos procuravam em Belém - é o próprio Jesus, descendente de Davi.
O livro de Apocalipse, o último livro da Bíblia, conta a história do povo de Deus e profetiza sua vitória final, ao receber o céu e a nova terra renovada. A vitória é dada por Jesus. Embora o inimigo - o dragão, Satanás - tente atingir o povo de Deus, este povo avança rumo à vitória final.
A lembrança de que o inimigo não tem o poder de atingir os filhos de Deus nos fortalece e anima ao vermos o mal e as tentações que nos rodeiam.
Recebamos com alegria as promessas de Deus, sejamos vitoriosos!
 

Um comentário:

  1. Lindo texto! Das promessas de Deus não abro mão, Ele é bom e fiel... Conduz o Seu povo vitoriosamente... Aleluia!
    O meu abraço neste finzinho de sábado...

    ResponderExcluir