segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

A pequena Belém

"E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade." Miqueias 5:2
 
Sigo um programa de leitura da Bíblia. Hoje de manhã o capítulo lido foi  do profeta Miqueias, capítulo 5. 
A mensagem, providencialmente,  é  ligada ao dia de hoje. Menciona a pequena cidade onde nasceu Jesus.
Ouvi neste fim de semana o pastor apresentando uma mensagem sobre o Natal. Explicou que, na época do nascimento de Jesus, não havia hotéis como hoje. Havia pequenas hospedarias, que tinham funções múltiplas e nem todas respeitáveis. Por isso Jesus recomendou no seu ministério que os discípulos procurassem a hospitalidade dos amigos e não as hospedarias.
As pessoas costumavam hospedar-se nas casas dos familiares e amigos. Nas casas, havia um terceiro andar, espécie de terraço coberto, onde os visitantes podiam dormir. Como José e Maria tinham ido se alistar na cidade de onde se originava a família, ali havia parentes próximos. Como Maria estava grávida, não tinham ido no nono mês da gestação mas algum tempo antes. Por que não se hospedaram no terraço destinado aos hóspedes? Nas casas havia também no térreo o lugar onde ficavam os pequenos animais, como ovelhas e vacas. Há possibilidade de que ali tivessem hospedado uma mulher solteira, noiva de José, cuja gravidez não era para as pessoas muito clara. Assim, Jesus foi rejeitado mesmo antes de nascer.
O Bebê, nascido numa pequena cidade, no lugar em que ficavam os animais, envolto em panos, era  o Rei que veio para nos trazer a paz com Deus e cujo reino será eterno. 
Hoje é dia de lembrar de humildade, de amor, de salvação e de esperança. É o Natal de Jesus! Vamos nos alegrar com a mensagem do Nascimento do Menino na pequena Belém.

2 comentários:

  1. Boa tarde. Admirando a beleza maravilhosa da sua publicação, passando também, para desejar um ANO NOVO de 2018, muito feliz, extensivo a família e amigos..
    .
    hoje: * Embriaga-me nas tuas Emoções *
    .
    Continuação de boa festas.
    .

    ResponderExcluir
  2. Olá Celina
    Linda postagem, passando aqui para te desejar um feliz Ano Novo, Deus te abençoe sempre, abraços.

    ResponderExcluir