Primavera



Primavera e renovação


Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Jó 14:7

A primavera, que hoje se inicia, é a estação da renovação.
Uma vez, quando morava na área rural, precisei cortar um eucalipto que estava muito alto, bem junto a minha casa. Entretanto surpreendi-me, porque, passado algum tempo, o eucalipto cresceu e logo  estava novamente bem alto. Não tornei a cortá-lo, porque não chegou a atingir uma altura que ameaçasse a segurança enquanto lá eu estava.

Tudo se renova na primavera, e nessa época (final de nosso mês de março ou início de  nosso abril no hemisfério norte) era comemorada a primeira das festas anuais dos hebreus,  a Páscoa, que também é uma data que lembra renovação. Os hebreus lembravam a saída de um período de escravidão no Egito para a liberdade da terra prometida.
A crença na renovação de nossa vida, assim como a certeza da renovação da natureza, no ciclo anual, traz-nos muita alegria,  e podemos confiar no Senhor da esperança: Ele renovará nossa vida, se nEle depusermos nossa fé, assim como renovará a terra, num futuro, após Sua segunda vinda, e conosco habitará para todo sempre.

                                              Estação da chuva








Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor. a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serodia que rega a terra. Oséias 6:3


Aqui no DF não temos quatro estações definidas. Há dois períodos claros no ano: a época da seca e a época da chuva. Agora, em setembro, estamos no final da seca. A umidade está muito baixa, o calor é grande, as atividades esportivas nas escolas estão reduzidas.

Nesta semana, estamos esperando o início das chuvas que chega no final de setembro, neste período em que chega também  a primavera no hemisfério sul.
Hoje, todos os noticiários mencionaram que há previsões de chuva e as pessoas estão ansiosas por isso.
O versículo de Oseias nos fala em prosseguir no conhecimento do Senhor. Assim como a chuva é certa nesta época do ano em nossa região, a vinda de Cristo é certa e devemos estar preparados. 
Também devemos rogar a presença de Cristo agora em nossas vidas. Como a chuva ameniza o clima, a graça de Cristo traz-nos paz, confiança, alegria. Que a graça do Senhor reine hoje em nós!

                                          Tempos determinados




Até a cegonha no céu conhece os seus tempos determinados. e a rola, e o grou e a andorinha observam o tempo da sua arribação. mas o meu povo não conhece o juízo do Senhor. Jeremias 8:7

Embora nem sempre possamos observar em nossa cidade, as andorinhas costumam voar antes do inverno para um lugar mais quente, retornando na primavera.

Outras aves e animais também se deslocam em bandos em estações determinadas para um lugar mais próprio para sua sobrevivência.
O versículo de Jeremias lembra que há tempos determinados também para a humanidade. 
Há um tempo próprio para o juízo do Senhor. Esse juízo chegou para Israel, e essa é a aplicação do versículo na época em que foi escrito. Devido à idolatria, o povo de Israel foi levado cativo para a Assíria.
Há uma aplicação para nosso tempo. Quando Cristo subiu ao céu, prometeu a seus discípulos que voltaria outra vez. De acordo com a promessa, aguardamos o dia em que os anjos do Senhor farão a colheita na terra daqueles que O aguardam. Devemos nos lembrar desse tempo e nos preparar para que não fiquemos para trás para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário