Família

                                                      Um lar
"Não é bom que o homem esteja só." Gênesis 2: 18

Foi Deus que diagnosticou: o homem não deve viver sozinho. Então deu-lhe um presente com o qual ele se maravilhou: uma companheira - Eva.
O primeiro jardim, o primeiro par, a primeira família - tudo perfeito.
De lá para cá, nosso mundo deixou de ser perfeito e também homem e mulher e as famílias.
Mas o homem continua sendo feito para viver em família. Podem ser famílias formadas apenas por pai e filhos ou por mãe e filhos, ou apenas jovens irmãos vivendo juntos, mas são famílias que serão abençoadas com a presença de Deus, como Ele estava presente no primeiro lar, ali no jardim perfeito do Éden.
Famílias vivendo na presença de Deus crescem e abençoam o mundo.




                                        Família para o solitário

"Deus faz que o solitário more em família; tira os cativos para a prosperidade, só os rebeldes habitam em terra seca." Salmos 68:6

Esse versículo era cantado, isto é, estas linhas fazem parte de um hino de louvor. Há associação de dois motivos para bênção, contrastados com uma maldição se contrapondo. O hino louva a Deus porque faz com que não estejamos sós e sim em famílias. Nada como ter alguém com quem compartilhar a vida e nos alegrarmos nos momentos felizes, ou ter alguém exatamente a nosso lado para nos ajudar nos momentos difíceis.
Também há louvor pela libertação dos cativos: podemos estar envolvidos por vários problemas, e com Deus podemos nos libertar de todos e virmos a ter a prosperidade material, emocional, espiritual.
Em contraste, aqueles que preferem não seguir os caminhos do Senhor, habitam em terra seca, onde não caem as chuvas de bênçãos, onde não vivem felizes em família e onde não há colheita farta de alegria e paz.
                                          

                                         A verdadeira sabedoria

"O solitário busca o seu próprio interesse e insurge-se contra a verdadeira sabedoria." Provérbios 18:1

Quando Deus criou o homem, criou um casal - Adão e Eva, para que o homem não estivesse só. 
Solitário, conforme o versículo, é aquele que não procura o bem do outro - do esposo, da esposa, do pai, da mãe, da família, do grupo de trabalho, do grupo de amizades, da sua comunidade religiosa, mas apenas o seu próprio bem.
Este homem não é sábio, conforme a Palavra de Deus.
A sabedoria, no contexto deste verso, consiste em amar o outro e buscar o seu bem. Isso é cristianismo. 

                                      Restaurar relacionamentos

"Não devias tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo, como também eu me compadeci de ti?" Mateus 18:33

O versículo está na parábola do credor incompassivo, em que Jesus conta a história de alguém a quem uma grande dívida foi perdoada pelo seu senhor, livrando-se ele e a família de serem vendidos como escravos.
Esse devedor perdoado, mais tarde, encontra um outro servo do senhor que perdoara a dívida e que, por sua vez, devia a ele, servo, uma quantia bem menor. Esta dívida não é perdoada e o servo é mandado pelo perdoado para 
a prisão para saldar a dívida.
Sabendo o senhor do que ocorrera, manda chamar o primeiro servo e o 
entrega também para castigo.
A parábola lembra tudo que Deus nos perdoou e nos aponta o dever de perdoarmos também nosso próximo. 
A Bíblia mostra que nosso relacionamento com Deus nos leva a restaurar os relacionamentos com o próximo.






                                      Graça na relação pais e filhos

"Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo." Efésios 5:21

Não posso deixar de compartilhar a reflexão do pastor William G. Johnson que li hoje pela manhã. Ele se refere à forma de criar e educar as crianças, que geralmente tem como princípio a recompensa e a punição.
Se as crianças veem nos pais a representação de Deus, verão sempre Deus como aquele que dá a cada um aquilo que merece. Aí não está presente a graça, que Deus nos estende. Ele não deixa de nos amar quando erramos e, de outro lado,  nossa obediência a Deus deve ser por amor. Assim deve ser a educação dos filhos pelos pais e a obediência dos filhos aos pais. Cristo deve ser o grande líder na família, a quem todos se submetem.
Diz Johnson em "Meditações Diárias, Jesus - a preciosa graça"( CPB, São Paulo, 2012): "A graça introduz uma abordagem nova e radical à família. Não precisamos mais ficar preocupados em mostrar quem é o chefe. Em vez de autoridade, a essência é o serviço. O objetivo é servir, não mandar; ajudar, não comandar; assegurar, não dominar. Somos seguidores dAquele que disse aos Seus discípulos: 'Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos'. (Mt 20:26-28)"
É um pensamento inovador a respeito da família, e com certeza o lar em que todos se submeterem a Cristo e não a um dominador humano será um lar  feliz.

                                                      Dia dos avós

                                    



"Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti." II Timóteo 1:5


Ontem foi 26 de julho, Dia dos avós. Com seis dos meus oito netos aqui em casa, lembrei-me do versículo bíblico acima.
Este versículo faz parte da carta que o apóstolo Paulo escreveu a Timóteo, evangelista e colaborador que com ele viajou e trabalhou.
O versículo menciona nominalmente a avó e a mãe de Timóteo, que por certo estudaram a Palavra de Deus e a ensinaram ao neto e filho, quando criança.
Nos dias de hoje, cada vez mais avós cuidam dos netos, pois as mães, também cada vez mais, se encontram trabalhando em jornadas fora de casa.

Desde a infância mora comigo meu neto adolescente e posso vê-lo comentando os versículos bíblicos quando proponho isso a ele.

Por certo a missão dos avós, assim, como a dos pais, inclui priorizar o ensino dos conselhos de Deus para o ser humano, através de Sua Palavra. 

Dia dos avós! Parabenizo a todos os leitores que são avós e sei que estarão felizes quando lembrarem que levaram ao longo da vida seus filhos e netos a provarem da paz, alegria e esperança que há na Bíblia.


                                             Coroa para os idosos




"A coroa dos velhos são os filhos dos filhos e a coroa dos filhos são seus pais." Provérbios 17:6

Já houve tempo em que pais idosos e filhos e suas famílias residiam na mesma casa. Hoje isso não é mais costume, mas essa verdade continua. 
Todo o avó e avó se alegra e se orgulha de sua família e de seus netos, em particular.
Há hoje muitos avós que criam os netos por vários motivos e outros que tem netos mais distantes, morando com os pais.
Hoje é Dia dos avós.
Desejo a todos que se alegrem nessa dia e parabenizo a todos. Orgulhem-se de serem avós, e particularmente orgulhem-se por terem uma família abençoada por Deus e continuem contando histórias da Palavra de Deus aos filhos de seus filhos. Eles se lembrarão delas quando forem adultos, pais e avós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário