sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Cuidados com os seus

"Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos de sua família, tem negado a fé e é pior que o descrente." I Tim 5:8

Amar a Deus e amar ao próximo, esse é o resumo dos mandamentos, e Deus nos colocou em famílias para aprendermos, no seu abrigo, a amar o próximo de forma especial. Outra versão diz "os de sua casa", estendendo esse amor especial aos que vivem conosco.
Pais e mães têm cuidado dos filhos e estes devem honrar pai e mãe e também ampará-los, quando necessário. Da mesma forma, o amor deve ser estendido a todos os membros da família  ou àqueles que vivem em família conosco.
Acho lindo quando uma criancinha é dedicada a Deus na igreja e o pastor chama toda a sua família, incluindo tios, avós, bisavós, mencionando que devem apoiá-la na educação cristã.
A educação de uma criança é um dos principais papéis das famílias, e nessa educação se inserem os princípios do amor e respeito que todos devem a seus semelhantes, em especial aos familiares.

domingo, 23 de outubro de 2011

Muito frio em outubro

"Enquanto durar a terra, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite." Gênesis 8:22

No ano passado, fui a Porto Alegre em outubro sem ter perguntado antes sobre a temperatura. Como era primavera, não levei agasalhos pesados. O resultado foi que passei muito frio e em decorrência tive um problema respiratório em seguida. Neste ano não fui neste mês a minha cidade natal, porém o frio me atingiu aqui em Brasília inesperadamente.
Aqui no Distrito Federal, são poucos os dias frios no ano, e geralmente ocorrem em julho, principalmente à noite. Não se usam sobretudos e pulôveres de lã na maior parte do tempo. Agora em outubro, o normal é chover mas a temperatura não baixa muito. Não é o que aconteceu este ano. As chuvas chegaram e em seguida o frio. Ontem, à procura de um vestuário adequado para assistir a um concerto (Vivaldi) na sede da minha igreja em Brasília, "desencavei" um casaco usado no auge do inverno no casamento de minha irmã lá no Rio Grande do Sul há vários anos. Assim, me senti aquecida enquanto assistia ao "Glória", de Vivaldi, cantado em Latim pelo coral do qual já participei na igreja central de Brasília.
Mas frio e calor, inverno e verão não devem nos espantar. Fazem parte de uma promessa dada após o dilúvio. As estações transcorrerão normalmente, será possível semear e colher, será possível também trabalhar com a claridade do dia e descansar à noite enquanto a terra durar. Assim, embora esteja bastante frio para a época, podemos ter certeza de que a primavera continuará após este período, virá depois aqui no hemisfério sul o verão, com calor e as estações continuarão a suceder-se.
Um dia a terra será renovada, após a volta de Cristo, e então o clima será perpetuamente ameno. Que possamos desfrutar das delícias da Nova Terra nesses gloriosos dias futuros!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Construtores de pontes

"Pois Ele e a nossa paz o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade.Efesios. 2:14

Hoje pela manha li (pastor J M Barbosa Silva, Momentos de graca)que os homens constroem mais muros que pontes. A palavra sacerdote, que encontramos aplicada a Jesus e depois a nos eh a mesma que pontifex em latim, que significa "aquele que faz pontes".
Um muro famoso eh a Muralha da China, que eh vista da lua.Outro famoso eh o muro de Berlim, que separou pessoas do mesmo pais por um periodo
Ha pontes famosas, mas com certeza ha muito mais muros.
Cristo veio para que as pessoas passassem a viver em paz com Deus e
entre elas proprias. Eh isto que Ele diz quando proclama quando diz que os mandamentos se resumem em amar a Deus e ao proximo.
Cristo construiu pontes. Nos cristaos, como seus seguidores,estamos aqui tambem para unirmos pessoas a Cristo e para sermos instrumentos de paz.

Perdoem a grafia, estou postando de um mini computador, cujo teclado nao tem todos os sinais.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

De volta ao trabalho

Então o rei, estando a rainha assentada junto dele, me disse: Quanto durará a tua ausência? Quando voltarás? Aprouve ao rei enviar-me, e marquei certo prazo." Neemias 2:6Neemias pediu ao rei Artaxerxes, da Pérsia, o qual ele servia, um tempo para viajar a Jerusalém e trabalhar na reedificação da cidade. O rei perguntou de quanto tempo ele precisaria e Neemias marcou uma época para voltar a suas atividades.
Muitas vezes temos de nos afastar de nossos afazeres, e isso é sadio. Às vezes temos de resolver algum problema, como Neemias.
Às vezes, apenas nos afastamos para férias ou para um tempo de descanso, e como é agradável esse tipo de afastamento!
Entretanto, as atividades de labor diário fazem parte de nossa vida. Quer trabalho, quer estudo (que é o trabalho dos jovens e de alguns adultos) são também uma bênção.
Assim, agradeçamos a Deus pelas segundas-feiras, pela volta das férias, pelo retorno à boa e abençoada rotina, por termos um trabalho.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Chuva

"Ele é o que cobre o céu de nuvens, o que prepara a chuva para a terra, e o que faz produzir erva sobre os montes."Salmos 147:8

Em muitos versículos da Bíblia a chuva é associada a bênçãos de Deus. Hoje, quando estamos recebendo chuva em Brasília, após vários meses sem que ela caísse, nós também a recebemos como presente de Deus.

Logo a grama e todas as árvores estarão verdes,  os rios e riachos se encherão de água e os agricultores iniciarão a plantação de cereais na região.
Que esperemos, confiemos e recebamos  com alegria as bênçãos que Deus prepara para nossas vidas.  

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Por causa do Meu nome

"Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome." Mateus 24:9

Da igreja primitiva até os nossos dias a predição de Cristo se cumpre . Os homens não toleram que alguém pense de forma diferente, mesmo quando a diferença se  refere a crer na Palavra e aceitar a Jesus como Filho de Deus.
Entretanto o Evangelho permanece e triunfa. E outra profecia de Jesus vai se cumprir:" o evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim." (Mat. 24:14)


sábado, 1 de outubro de 2011

Não andem ansiosos


"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus." Filipenses 4:6

A lição bíblica que os adolescentes de minha igreja estão estudando neste mês fala da posição da Bíblia quando à realidade. Assim, são apresentados conselhos preciosos da Palavra de Deus para nós.
Sabemos que Deus está se comunicando conosco quando lemos Sua Palavra.
O que Ele está dizendo através desse versículo é diferente para cada um que o ler, porque cada um está ansioso por um motivo, mas uma coisa é a mesma para todos nós: devemos agradecer a Deus pelas bênçãos e apresentar a Ele nossos pedidos.
Sempre há um motivo para agradecer e, com certeza, sempre temos algum pedido ou dúvida a apresentar.
Aproveitemos a oportunidade de falar com nosso Pai do Céu e expor-lhe nossos anseios.