sábado, 24 de agosto de 2013

Uma brisa mansa e tranquila

"(...)depois do terremoto, um fogo, mas o Senhor não estava no fogo;e, depois do fogo, um cicio tranquilo e suave." (I Reis 19:12)

Deus buscava o profeta Elias, que, após uma intensa batalha espiritual com os profetas de Baal, fugira para um lugar deserto após se sentir ameaçado pela ímpia rainha Jezabel. Animado e alimentado por um anjo, Elias chegou até o monte Horebe, conforme a Bíblia "o monte de Deus".
Ali ficou numa caverna até que a voz de Deus o chamou. Deveria sair e se colocar perante o Senhor. 
Em seguida, ouviu-se um forte vento que despedaçava as rochas, depois do vento um terremoto (chegamos no versículo 12, citado) e depois ainda um fogo. Mas o Senhor não estava nem no vento forte, nem no terremoto, nem no fogo. O profeta sentiu a presença de Deus numa brisa tranquila e suave.
Nosso Deus é um Deus forte mas ele é o único que pode nos trazer paz e tranquilidade, como uma brisa.
Por isso, podemos estar tranquilos em meio à tempestade. Nosso Deus pode afastá-la e falar conosco numa brisa suave.



segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Vida e saúde

"Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo." Provérbios 4:22
As palavras e os ensinamentos de Deus, que encontramos na Bíblia, (Prov. 4:20) devem ser objeto da nossa atenção, porque nos trazem vida e saúde.
É o que ensina o capítulo 4 de Provérbios.
Ouvi alguns conselhos sobre saúde neste fim de semana. O palestrante mencionou que a assepsia nos hospitais e maternidades não era um protocolo corrente antes do início do século XX. Não se tinha então muita clareza sobre a ação das bactérias nocivas e sobre a transmissão de doenças pelo contato. O resultado é que havia numerosas mortes entre os recém-nascidos e parturientes. 
Comparando a situação de duas maternidades na mesma rua, uma com muitas mortes e outras com a mortalidade normal à época, concluiu-se que a causa do aumento da mortalidade era a realização de outros procedimentos pelos profissionais, até mesmo necropsias, imediatamente antes dos partos, sem desinfecção das mãos entre os dois procedimentos. 
Passaram a utilizar a desinfecção de mãos antes dos partos e a mortalidade diminuiu. Esse procedimento de desinfecção após contato com alguma impureza é numerosamente mencionado na Bíblia. 
Devido aos conselhos preciosos encontrados na Palavra de Deus, diz o provérbio que as palavras da Bíblia são vida e saúde.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Pai nosso

"Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;" Mateus 6:9

É maravilhoso cada dia podermos acordar e nos dirigir ao Pai do céu, falar com Ele como falamos com nosso pai. O Pai do céu nos ouve e compreende ainda melhor do que um pai humano. 
Além disso, Ele tem poder para atender nossa súplica. 
Em nosso Pai celestial podemos descansar e estar tranquilos. Ele retira toda a nossa ansiedade, tem cuidado de nós e nos dá o Pão nosso de cada dia e tudo o mais que precisamos.
Ele atende, pais, mães e filhos humanos. É Pai também de todas as famílias.
Pode curá-las e suprir a falta material, emocional, espiritual.

sábado, 3 de agosto de 2013

Meditar nas obras do Senhor

"Grandes são as obras do Senhor; nelas meditam todos os que a apreciam." Salmos 111:2
Uma de minhas atividades favoritas é fazer uma caminhada e nada melhor do que uma caminhada junto à natureza.
Seja numa trilha para uma cachoeira ou uma série delas, seja em volta de um lago tranquilo ou sobre a areia à beira do mar, olhando as flores do campo, elevando os olhos para as montanhas em volta, contemplando o pôr-do-sol ou as primeiras cores das nuvens ao amanhecer, ao olhar a natureza podemos nos lembrar de Deus.
Ele é o grande Criador e podemos imaginar cada um destes cenários como um presente para nós. 
Caminhar e olhar belos cenários faz bem à nossa saúde, ser gratos a Deus por tudo que nos dá faz bem a nosso espírito. Sejamos gratos ao Senhor!