sábado, 23 de julho de 2016

Tudo vem de ti

"Mas quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos contribuir tão generosamente como fizemos? Tudo vem de ti, e nós apenas te demos o que vem das tuas mãos." I Crônicas 29:14

No texto  para reflexão que li na última semana, a autora comentava sobre medalhas. Imaginava alguém que, na juventude, ganhou uma linda medalha numa competição esportiva e ficou tão feliz que a colocou numa moldura e a fixou na parede. Essa pessoa, depois de algum tempo, casa-se, tem filhos e uma das crianças pergunta um dia o significado da medalha. A pessoa diz então que já se passou muito tempo e não lembra mais do feito, mas que ama vê-la todos os dias.
Uma medalha vale pelo significado, é claro.
A comparação feita foi com nosso olhar para aquilo que recebemos - nossos talentos, nossos bens, nossos resultados acadêmicos ... Muitas vezes, ao olharmos os presentes que recebemos dos céus não lembramos do Senhor, que nos  enviou esses dons. Atribuímos cada vitória a nós próprios e nossas capacidades. 
"Ficamos tão concentrados nas coisas boas que acontecem em nossa vida que corremos o risco de deixar de lado o Senhor que nos deu todas elas."
Lembrar do Autor e Doador das bênçãos deve ser nosso cuidado a cada dia.


Fonte: Nascimento, Cecília E. Inspiração Juvenil - De olho no prêmio, CPB, Tatuí,  SP, 2016.


 

sábado, 16 de julho de 2016

Descanso


"O que nascer de si mesmo da tua sega não colherás; e as uvas da tua separação não vindimarás; ano de descanso será para a terra." Levítico 25:5

A terra, para os hebreus antigos, deveria ter um ano de descanso a cada sete anos, ficando sem cultivo e sem colheita por um ano. Está realmente provado que os seres vivos e também a terra necessitam de descanso. 
Já imaginaram se não parássemos nunca? 
Além dos dez mandamentos, a Bíblia traz muitas outras. Vemos ao examiná-las que não são apenas particularidades culturais dos hebreus mas orientação de Deus para uma vida melhor.
Além do ano de descanso para a terra, havia o ano do jubileu, de 50 em 50 anos, em que as propriedades que houvessem sido vendidas retornavam ao antigo proprietário, as dívidas eram perdoadas e os escravos tornavam-se livres.
Essa era uma oportunidade de distribuição de renda, para que os bens não se concentrassem em uma pequena parte da população.
Ao ler a Bíblia, encontramos muitos princípios para convivência sadia, vida sadia, respeito ao meio ambiente. Leiamos a Palavra! 

   
 

domingo, 10 de julho de 2016

Graças




"Louvarei o nome de Deus com um cântico, e engrandecê-lo-ei com ação de graças." Salmos 69:30 

 Um aniversário é motivo para darmos muitas graças a Deus pelo dom da vida.
Nosso Criador nos guia através dos anos, livrando-nos dos perigos e nos premiando com bênçãos incontáveis.
Sejamos gratos ao Senhor a cada manhã e, especialmente, na manhã de nosso aniversário!


Este vídeo lembra Gratidão, através de um hino de louvor. 

sábado, 2 de julho de 2016

Testemunho

"Porque não vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo segundo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da sua majestade, pois ele recebeu, da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo." II Pedro 1: 16 e 17

Consta nos Evangelhos a narrativa da ocasião em que Cristo levou três discípulos ao monte para orar, momento em que eles testemunharam uma antecipação do Céu, contemplando a visão gloriosa de Jesus e  ouvindo a declaração de Sua condição de Filho de Deus, declarada pela voz do Pai. Ali viram também os antigos profetas Moisés e Elias, representando aqueles que serão ressuscitados na volta do Senhor e aqueles que serão trasladados. 
Pedro foi um dos discípulos escolhidos para presenciar esta visão  e ficou tão extasiado que sugeriu, de forma inadequada, a construção de três tendas para ali ficarem Jesus, Moisés e Elias, talvez pensando em eternizar aquele momento.
Mais tarde, mais próximo da morte como mártir - que havia também sido profetizada por Jesus, Pedro mostra aos cristãos daquele primeiro século e também aos cristãos de todos os séculos a crença na segunda vinda de Jesus e declara-se testemunha ocular daquilo de que fala.
Na realidade, o apóstolo havia entendido que o acontecimento miraculoso da transfiguração era uma antecipação da glória de Jesus que veremos por ocasião da Sua vinda em poder, conforme a Promessa.