sábado, 24 de setembro de 2016

Cristãos secretos


"Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus." Mateus 10:32

 Ouvi hoje do pregador desta manhã que há cristãos secretos, que não se revelam como seguidores de Jesus.
Na Bíblia encontramos a história de Jonas, que foi parar em um navio, com marinheiros não cristãos, mas que temiam ao Deus dos céus e do mar, e que ficaram paralisados ao verem um seguidor de Deus que se colocara numa situação de fuga de Deus, terminando por envolver-se e envolvê-los numa tempestade.
A história de Pedro, no seu início, foi uma narrativa de negação a Jesus, quando disse, durante o sofrimento e crufixão do Mestre, que não O conhecia.
Mas há também na Bíblia histórias de cristãos confessos, como José do Egito, Moisés, Jó, que adorou a Deus em meio ao sofrimento.
Os cristãos que fogem de Deus e que ocultam sua condição de cristãos não estão confessando a Jesus e incorrem no perigo de não serem confirmados cristãos por Cristo perante o trono de Deus. Mas os que se revelam verdadeiros seguidores de Jesus por certo serão apresentados por Ele perante o Pai.


domingo, 18 de setembro de 2016

Paz perfeita

"O Senhor dará uma paz perfeita a todos que confiam nele, aos que concentram seus pensamentos nele. Confiem para sempre no Senhor, porque no Senhor Deus vocês encontrarão força que nunca se acaba." Isaías 26:3,4

Tenho aqui em casa uma caixinha com muitas promessas bíblicas, que costumamos ler antes de orar  num culto familiar. Hoje lemos exatamente esta promessa, que se encontra no livro de Isaías.
Há alguns motivos para ficarmos perturbados e perdermos por momentos. Seja qual for o motivo da preocupação, vamos manter a confiança em Deus. Ele pode nos dar força e ânimo para enfrentar os problemas que aparecem no caminho.
Essa força é eterna, como diz o versículo, pode sempre nos acompanhar. 
Há paz perfeita para aqueles que confiam em Deus e mantêm seu pensamento nele, conversando com o Pai Celestial através da oração.


sábado, 3 de setembro de 2016

Aparecem as flores

"Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra." Cânticos 2:12

 
 É início do mês de setembro e logo iniciar-se-á a primavera. É uma época muito alegre porque a estação lembra flores, é o final do inverno que em algumas regiões do país é bastante rigoroso, e a estação lembra uma renovação, associada à volta das flores.
Nosso Deus, quando criou a terra, conforme o relato bíblico em Gênesis, criou o sol para iluminar os dias e criou também, como sabemos hoje, o movimento da terra em torno do sol, que é a causa das estações do ano.
Assim, esse ciclo das estações é também um presente de Deus para nós. Não temos hoje um Éden com flores eternas, mas temos o retorno das flores na primavera nos lugares com inverno rigoroso.
Aqui em Brasília temos estações pouco definida, havendo mesmo praticamente só duas estações bem delimitadas - a seca e a chuvosa. Estamos agora na estação seca, embora tenha havido algumas chuvas em agosto (outra bênção, porque havia água apenas para o abastecimento da cidade até dezembro no reservatório).  Assim, como nosso inverno não é muito frio, temos flores também nessa época. 
Em nossa casa, não sei se porque estamos em setembro, um vasinho com violetas, que já encontrei aqui e que estava para florescer quando cheguei no imóvel e naquela época sofreu algum abalo, pois os botões secaram, agora está com vários botões e uma florzinha abrindo. Descobri agora que as violetas são brancas, porque é a primeira flor que abre. Fiquei alegre com isso.
Da mesma forma nosso Deus se alegra conosco quando florescem coisas boas em nossa vida. É a época de louvarmos, assim como os pássaros cantam nas manhãs de primavera.