quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Lágrimas

"Pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima." Apocalipse 7:17

Na última semana, transcorreu o Dia da Consciência Negra, dia 20 de novembro. A propósito do dia, lemos na sala de aula o conto Olhos d'Água da escritora contemporânea brasileira, e negra, Conceição Evaristo. 
A narradora conta no texto que uma noite acordou se perguntando de que cor seriam os olhos de sua mãe. Ela não se lembrava. Então essa questão ficou tão inquietante que foi até sua terra natal e reviu sua mãe. Viu que seus olhos eram olhos d'água. No final do conto, a narradora nota que sua filha também perscruta os olhos da mãe, a própria narradora, e vê que eles são igualmente úmidos.
Os alunos ilustraram o texto com desenhos, que foram expostos num mural e quase todos desenharam olhos com lágrimas.
Esses olhos d'água não pertencem apenas à etnia negra, mas todos os seres humanos carregam em si o pranto causado pelo pecado, que trouxe tristeza e dor.
Lembro disso a propósito da tragédia de ontem, em que morreram, num desastre aéreo, quase todos os jogadores e dirigentes de um clube brasileiro, que se dirigia a uma partida numa final de campeonato arduamente disputado.
A Bíblia traz esta promessa do texto: no céu, não haverá sombra de tristeza e Deus enxugará dos olhos dos humanos toda a lágrima. Esperamos ansiosamente o cumprimento desta profecia.


3 comentários:

  1. Oi Celina
    muito triste esta tragedia que o Espírito Santo conforte os familiares deste que partiram.

    ResponderExcluir
  2. Trite, mesmo.mais pra serve a Deus ha uma esperança .consolo sem igual e poderá rever no grande dia os entqueridos que se foram.

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga!
    Um dia toda dor e pranto terão fim.
    Glória a Deus por isso!!!
    Enquanto esse dia não chega, seguimos com esperança e dando apoio aos que necessitam e recebendo também apoio quando precisamos.
    Que Deus console os corações!

    ResponderExcluir